Escolha uma Página

5 dicas para estudantes de administração e contabilidade

5 dicas para estudantes de administração e contabilidade

Em tempos de dinheiro curto, o segredo é encontrar formas baratas ou gratuitas de se desenvolver e continuar aprendendo para estar preparado para os desafios do mercado de trabalho. Por isso, veja abaixo 5 dicas para seu desenvolvimento pessoal

1 – Use bem a internet

Fazer uma graduação, curso técnico ou mesmo um curso livre de Excel ou inglês sempre tem um custo. Mas existem opções gratuitas para um auto desenvolvimento. Cursos de inglês gratuitos você pode ter através do Duolingo. Existem vários vídeos na internet que podem te ajudar a melhor seu conhecimento em Excel

2 – Livros gratuitos

Em termos de abundância de informação na internet, e em muitos casos, gratuita, é muito difícil você encontrar um livro gratuito que você possa utilizar como leitura e se aprofundar num determinado assunto. Essa é uma dica que as pessoas mais novas podem até estranhar, mas ainda existem bibliotecas, com um acervo de livros muito bom e, principalmente, gratuito. Sou de São Paulo, e a quantidade de bibliotecas públicas que existe, com acervo bom de livros é algo que deveríamos divulgar com mais frequencia.

3 – Observação

Lista de livros, cursos e vídeos na internet existem aos montes. Mas existe uma forma de aprendizado que pouquíssimas pessoas utilizam, e principalmente os empreendedores utilizam bastante. A observação do cotidiano. Uma ida à padaria, uma estada numa fila de banco pode mostrar ineficiências que podem ser oportunidades para o desenvolvimento de um produto ou mesmo para a prestação de serviço que não é demandado. Vá ao parque e veja que o sempre tem um “tio do carrinho” vendendo alguma coisa – um refrigerante, água, salgadinho. A criatividade dos profissionais de rua é algo a ser observado e esconde algumas lições que não são ensinadas nos livros ou na faculdade.

4 – Trabalho

Muito parecida com a Observação, mas com a diferença de que você pode aplicar no seu dia a dia. Observar como determinado profissional que trabalha junto a você se comporta. Para o bem ou para o mal. Comportamentos positivos são motivos para admirar e repetir: “vou estudar como essa pessoa, vou me dedicar como essa pessoa e vou pedir dicas ou lições com essa pessoa”. Comportamentos nocivos ou negativos também são fonte de aprendizado, principalmente aquele tipo de comportamento que você vê e pensa: “nunca quero ser assim ou agir dessa maneira”

5 – Família

Nossos pais são fonte infinita e gratuita de aprendizado. Infelizmente, como em todas as opções anteriores, para entender esses ensinamentos é necessária uma dose de humildade e enxergar as reais lições que estamos sendo confrontados. O esforço que seus pais fazem para lhe dar condições, os “nãos” e os motivos por trás dessas negativas. Os erros que eles não querem que cometamos. Se soubermos entendê-los, temos condições de sermos melhores e ao mesmo tempo de valorizar tudo o que eles tentam nos passar para que sejamos seres humanos melhores.

E aí? O que achou? Faz sentido? Deixe seu comentário.

Abraços

Eduardo Romão