Empresas

Cesp-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A CESP – Companhia Energética de São Paulo é uma sociedade anônima de capital aberto com sede na cidade de São Paulo. A Companhia tem como acionista controladora a VTRM Energia Participações S.A.. Em conjunto com sua controlada CESP Comercializadora de Energia S.A., tem como atividades principais o planejamento,a construção e a operação de sistemas de geração e a comercialização de energia elétrica. Mantém outras atividades operacionais, de caráter complementar, tais como florestamento, reflorestamento e piscicultura, como meio de proteger os ambientes modificados pela construção de seus reservatórios e instalações

Leia também:

As ações da Companhia são negociadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”) e, desde 28 de julho de 2006, passaram a ser negociadas no Nível 1 de Governança Corporativa da B3. Como consequência, a Administração da Companhia vem continuamente aperfeiçoando a prestação de informações, de acordo com as melhores práticas de mercado.

A Companhia integra o Índice Brasil Amplo, Índice Brasil 100, Índice de Energia Elétrica, Índice de Ações com Governança Corporativa Trade, Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciado, Índice de Ações com Tag Along Diferenciado, e Índice de Utilidade Pública.

A Companhia, atualmente, possui duas usinas de geração hidrelétrica que operam no regime de preço, somando 1.627 MW de capacidade instalada e 935 MW médios de garantia física de energia.

Após assinatura do novo contrato de concessão da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) (“UHE Porto Primavera”}, que prolongou o prazo de concessão para 2049, a Companhia passou de concessionária de serviço público de geração de energia elétrica para concessionária de produção independente de energia elétrica, e continua a ter suas atividades reguladas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (“MME”}, operando suas usinas de forma integrada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (“ONS”).