Escolha uma Página
Resumo: Breve histórico, principais fatores de risco e indicadores financeiros da Karsten
Histórico da Companhia

Em 1882, juntamente com os sócios, Roeder e Hadlich, Johann Karsten,
imigrante alemão, fundava uma tecelagem em Testo Salto, Blumenau/SC, que iniciou
suas atividades com 6 teares e uma fiação de 300 fusos, movida por uma roda d’água,
com a razão social de Roeder, Karsten e Hadlich.

Em 1885 e 1886, Roeder e Hadlich, respectivamente, retiraram-se da sociedade, ficando Johann Karsten à frente dos negócios até 1916, quando cederia lugar aos seus filhos Christian e João. Fundava-se assim a Karsten Irmãos. Buscando oferecer mais qualidade, a Empresa foi se aperfeiçoando cada vez mais. A roda d’água foi substituída por novas turbinas hidráulicas, modernos teares e máquinas foram adquiridos, facilitando o seu desenvolvimento.

Em 1933, a Empresa transformou-se em sociedade anônima, passando a chamar-se Companhia Karsten, cuja denominação manteve até 1941, quando assumiu a razão social de Companhia Têxtil Karsten até 17 de abril de 2000. Em AGO/AGE realizada em 17 de abril de 2000, foi alterada a razão social para Karsten S/A. Tendo Christian Karsten se afastado dos negócios em 1938, a empresa esteve sob o comando de João Karsten até 1976.

Em 1971, contava com apenas 21 acionistas. Em 30 de dezembro de 1971, recebeu do Banco Central do Brasil a condição de Companhia Aberta e atualmente conta com aproximadamente 1.000 acionistas. A abertura de capital proporcionou um forte impulso para o desenvolvimento da Companhia. Para assegurar sua posição já conquistada no mercado interno e para atender as exigências do mercado internacional, a Companhia modernizou e ampliou seu parque fabril, passando a colocar seus produtos no mercado externo.

Em 1996 foi constituída a Karsten Europa GmbH, localizada na Alemanha, possuindo depósito e centro de distribuição e a representação de vendas na região.

Também em 1996 foi constituída uma empresa nos Estados Unidos da América sob a denominação de Karsten America Corp., cujo objetivo foi o de obter e administrar a licença de marcas, patentes e know-how, bem como intermediar a venda e distribuição dos produtos manufaturados tanto pela Karsten S/A, como de terceiros, podendo para isso adquirir, participar ou criar empresa para executar os serviços de distribuição. Em 2006 as atividades foram vendidas para a empresa Terrisol Corp.

Em 1997 instalou a Karsten Argentina S/A, um escritório de vendas e depósito de tecidos na Argentina, entretanto, a Argentina viveu uma crise econômica nesse período, o que inviabilizou as atividades naquele país. Decidiu-se por não continuar o projeto.

Em 30 de setembro de 1998 foi incorporada a controlada Fiovale S/A Ind. e Comércio Fios Têxteis, objetivando aprimorar o desempenho e reduzir custos e despesas, tendo em vista o desenvolvimento de atividades complementares, obtendo-se ao final a integração operacional, sistema de produção, administrativo e planejamento fiscal, visando minimizar a carga tributária.

Em 23 de setembro de 2005 a diretoria reuniu-se e aprovou a constituição da empresa Karsten Nordeste Indústria Têxtil Ltda., tendo como objeto social a fabricação e o comércio de fios, tecidos e produtos têxteis em geral, compreendendo todos os ramos complementares, inclusive a importação e exportação, podendo ainda participar em outras de qualquer ramo, na qualidade de quotista ou acionista. A Controlada iniciou suas atividades com uma unidade de Fiação, sendo que, em virtude do remanejamento das operações internas da Karsten S/A., e conseqüentemente as mudanças no foco nas linhas de produção (Mix de Produtos), a Administração decidiu encerrar as atividades de fiação na unidade arrendada. Em junho de 2006 tiveram início as atividades de confecção da linha cama. Foram realizados investimentos em treinamento e maquinário, sendo o prédio objeto de arrendamento.

Em dezembro de 2007 foi aprovada a constituição da Karsten Comércio e Serviços de Distribuição Ltda., que iniciou suas atividades no 1º trimestre de 2008. A unidade tem por finalidade melhorar o fluxo de logística da controladora Karsten S/A e suas controladas, assim como comercializar produtos adquiridos para revenda.

Em 2008 deu sequência ao planejamento estratégico definido em 2006, a Companhia avançou no desenvolvimento de sua linha cama e crescimento das vendas de felpudo para as classes C e D, com a marca CASA IN. Também em 2008 a Companhia passou por uma atualização tecnológica, investindo R$ 27.835 mil na aquisição de equipamentos de tecelagem de última geração.

Em 2008 a empresa também sofreu com a crise mundial, mas apesar das incertezas nos mercados interno e externo, a Companhia se preparou para crescer em 2009 acima dos índices oficiais esperados para o mercado local.

Em 2010, a empresa lançou a Linha Institucional e em 30 de abril do mesmo ano, a Companhia concretizou a aquisição de 100% das quotas da Romaria Empreendimentos Ltda., sediada em São Paulo/SP, tradicional produtora de artigos de luxo de cama, mesa e banho, comercializados com a marca Trussardi.

Em 2012 a Karsten completou 130 anos tendo como destaque para o ano a incorporação da controlada Romaria Empreendimentos Ltda. à Karsten Nordeste Indústria Têxtil Ltda., objetivando aprimorar o desempenho e reduzir custos e despesas, obtendo-se ao final a integração operacional, sistema de produção, administrativo e planejamento fiscal, visando minimizar a carga tributária.

Em 2014 foi homologado um aumento de capital social, alterando com isso a composição acionária da Companhia. Com a entrada de novos acionistas um novo ciclo se inicia na história da Karsten, reforçando conceitos, renovando estratégias, em busca de sucesso e da longevidade da Companhia.

Em 2015 a Companhia inaugurou três lojas de fábrica uma na cidade de São José, na Grande Florianópolis, uma na cidade de Curitiba, no Paraná, e outra em Balneário Camboriú, Santa Catarina. No mesmo ano lançou a sua loja online “loja.karsten.com.br”, com o objetivo de levar a facilidade a seus clientes para adquirir os produtos da marca diretamente da fábrica, recebendo suas compras no conforto de seu lar. Ainda em 2015 a Companhia implantou um setor de televendas para prospectar e desenvolver o relacionamento com novos clientes. A Companhia completou o ano lançando as marcas Karsten Design e Wall Decor e relançando o negócio Trussardi.

Em 2016 a Companhia abriu mais três lojas próprias. Uma em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, uma na cidade de São Paulo, e uma na cidade de Campinas, ambas em São Paulo. Criou a tecnologia Soft Max, um acabamento que consiste em adicionar ar entre as fibras do algodão, garantindo toalhas com melhor absorção, mais volumosas e confortáveis. Em comemoração aos 135 anos, em 2017 a Companhia inaugurou o Centro de Memórias aonde abriga máquinas, fotos, vídeos e objetos testemunhos da industrialização têxtil catarinense e brasileira. Foi inaugurada a loja no shopping Porto Belo Outlet Premium em Porto Belo (SC). Neste ano a Companhia conquistou, o sexto lugar na pesquisa das Melhores Empresas para se trabalhar promovida pelo instituto Great Place to Work (GPTW) em Santa Catarina. No primeiro ano de participação, a Karsten já figurou na lista das melhores empresas, uma conquista de todos os profissionais da Companhia.

Em 2018 a Companhia lançou a Karsten Home, uma linha contemporânea com itens para cama, mesa, banho e itens de decoração. A linha Karsten Home também conta com as fragrâncias e acessórios. A Companhia inaugurou em 2018 mais uma loja em Curitiba/PR, uma em Florianópolis/SC. Pelo segundo ano consecutivo, a Karsten está entre as dez Melhores Empresas para se trabalhar em Santa Catarina, uma pesquisa realizada pelo instituto Great Place to Work (GPTW).

Principais Riscos Assumidos

Mudanças governamentais quanto política cambial, a um substancial aumento nos juros praticados no mercado, incertezas do cenário político brasileiro, bem como, as medidas de controle inflacionário atualmente em vigor.

É fundamental a manutenção dos atuais incentivos governamentais concedidos ao setor de atuação do emissor.

É de fundamental importância a manutenção das licenças ambientais para continuidade da operação.

Evolução Financeira