Cimento Tupi
- Principais riscos que a própria Companhia enxerga e assume

Principais riscos da Companhia

Participação no Mercado

A Companhia tem uma participação de 2,59% no mercado nacional de cimento e, portanto, tem pouca influência no preço do cimento praticado no mercado. Caso os concorrentes baixem o preço do cimento, a Companhia pode não ter condições de acompanhá-los e, por isso, poderá perder vendas.

Riscos Operacionais

As atividades da Companhia estão sujeitas a riscos operacionais, incluindo acidentes e falhas de equipamentos, assim como a riscos em sua rede de distribuição e logística, tais como greves e interrupções inesperadas, os quais poderão gerar resultados adversos à Companhia.

Concentração

A Companhia concentra suas atividades na região sudeste do Brasil. Se houver uma redução na atividade econômica da região, os resultados da Companhia poderão ser impactados adversamente.

Processo de Expansão

A Companhia está em processo de expansão de sua capacidade de produção de cimento. Atrasos na expansão das instalações da Companhia e/ou na construção de novas instalações podem afetar adversamente os resultados da Companhia.

A expansão envolve vários riscos, tais como de engenharia, de construção, regulatórios e outros desafios significativos que podem tanto representar atrasos como impedir o sucesso operacional do projeto e aumentar seus custos significativamente.

A condição financeira da Companhia e seus resultados operacionais podem ser adversamente afetados se: (i) as novas ou modificadas instalações da Companhia não operarem na capacidade projetada ou custarem mais para operar do que o esperado; (ii) a Companhia não for capaz de completar qualquer expansão projetada no prazo ou dentro do orçamento previsto; (iii) a Companhia não for capaz de vender sua produção adicional a preços atrativos.

Desenvolvimento Econômico

As atividades da Companhia estão sujeitas ao desempenho econômico do país. Um declínio no PIB poderá resultar em um rápido declínio no consumo de cimento, afetando adversamente à Companhia.

Seguros

A Companhia mantém apólice de seguro em montante que acredita ser adequado para cobrir danos às suas unidades fabris e estoques. Os negócios da Companhia são, de forma geral, sujeitos a inúmeros riscos e perigos, incluindo acidentes industriais, disputas trabalhistas, condições geológicas inesperadas, desabamento de minas, mudanças na regulação ambiental, incidentes climáticos e ambientais, entre outros fenômenos naturais. Estes acidentes podem representar prejuízos relativos à propriedades, transporte, meio-ambiente e equipamentos, bem como danos físicos pessoais e até morte. Acidentes podem inclusive atrasar ou interromper as atividades de produção da Companhia, causando tanto prejuízos monetários como danos à reputação.

Se a Companhia não for capaz de renovar suas apólices de seguro, sofrer perdas ou incorrer em outros passivos não cobertos pelo seguro ou que excedam o limite assegurado, ela pode estar sujeita a um inesperado e significante custo adicional.

Interesses do acionista controlador

Os interesses do acionista controlador da Companhia podem ser conflitantes com os interesses da Companhia e dos demais acionistas.

Conflito de interesses

A Companhia poderá ter interesse em captar recursos no mercado de capitais mediante a emissão pública de ações ou colocação de títulos conversíveis em ações, o que poderá acarretar a diluição da participação acionária de seus atuais acionistas, o que pode ocasionar o descontentamento dos mesmos e repercutir de maneira adversa sobre a Companhia.

Dividendos

A Companhia pode não pagar dividendos a seus acionistas caso os acionistas venham a deliberar em assembleia geral que tal pagamento é desaconselhável diante da situação financeira da Companhia, o que pode ocasionar o descontentamento de parte dos acionistas e repercutir de maneira adversa sobre a Companhia.

Fornecimento de Insumos

As operações da Companhia dependem do fornecimento de insumos, tais como energia elétrica, coque de petróleo, gesso e outros. A interrupção no fornecimento desses insumos, ou a alteração de seus preços, e/ou restrições governamentais, inclusive em decorrência de alterações cambiais, poderão afetar a produção e os resultados da Companhia.

Clientes

Concentração Geográfica

A Companhia possui suas unidades produtivas e suas atividades concentradas e voltadas para a região sudeste do Brasil. Caso os competidores existentes, ou mesmo novos competidores, decidam aumentar a sua participação no mercado da região sudeste, seja por meio de redução de preços, aquisições, entre outros, a Companhia poderá não possuir condições financeiras necessárias para reduzir seus preços, ou para fazer investimentos relevantes em novos mercados ou produtos de modo a manter sua participação relativa do mercado.

Se a economia na região sudeste desacelerar, os negócios, os resultados das operações, a condição financeira e as perspectivas da Companhia poderão ser adversamente afetados.

Novos Competidores

A entrada de novos competidores no mercado de cimento nacional pode afetar adversamente a posição no mercado da Companhia e causar impactos negativos em seus resultados financeiros.

Condições Econômicas

O setor de cimento é cíclico, e está vinculado ao setor de construção civil, que, por sua vez, está intimamente ligado às condições econômicas do país. As oscilações nas atividades de construção civil causam impacto na demanda de cimento, o que pode resultar em aumento ou redução do preço do produto.

Novas técnicas

A entrada de novos produtos e o desenvolvimento de novas técnicas no setor de construção civil podem afetar negativamente o setor de cimento e, consequentemente, os resultados da Companhia.

Condições Climáticas

As operações da Companhia podem ser afetadas por condições meteorológicas adversas. A atividade de construção, assim como a demanda pelos produtos da Companhia, diminui substancialmente durante os períodos de chuvas fortes ou prolongadas. Consequentemente, a demanda pelos produtos da Companhia é significativamente menor durante a estação chuvosa, que no sudeste do Brasil normalmente ocorre anualmente de janeiro à março. Níveis elevados de chuva podem reduzir significativamente o volume de vendas da Companhia. Tais condições meteorológicas adversas podem afetar negativamente os resultados das operações da Companhia.

Armazenamento e distribuição

O cimento é um produto perecível e a falha em tomar as devidas precauções, sobretudo para armazenar, transportar e distribuí-lo, pode representar perdas para a Companhia. Qualquer falha no armazenamento e/ou distribuição pode afetar os negócios da Companhia.

Licenças e regulamentações governamentais

As atividades de exploração mineral dependem de licenças e autorizações de órgãos governamentais. A não renovação de tais autorizações e licenças, assim como mudanças na legislação aplicável à matéria, pode afetar adversamente a Companhia.

A Companhia não pode garantir que modificações em relação à regulamentação mineraria não irá afetar adversamente as atividades de mineração ou exploração, bem como os resultados operacionais da Companhia.

Legislação ambiental

As atividades da Companhia estão sujeitas ao cumprimento de diversas exigências ambientais. O descumprimento da legislação ambiental poderá resultar em sanções criminais e administrativas, afetando adversamente a Companhia.

Qualquer violação à leis ou regulamentos ambientais e as consequentes multas, suspensões, reparações, entre outros, podem adversamente afetar os negócios, os resultados operacionais, a condição financeira e as perspectivas da Companhia.