BomBril
- Principais riscos que a própria Companhia enxerga e assume

Principais riscos da Companhia

Com relação à Companhia

A Companhia e suas controladas mantêm operações com instrumentos financeiros, a administração desses instrumentos é efetuada por meio de estratégias operacionais e controles internos visando liquidez, rentabilidade e segurança. A contratação de instrumentos financeiros com o objetivo de proteção é feita por meio de uma análise da exposição aos riscos, a qual é aprovada pelo Conselho de Administração.

Contingências Fiscais, Cíveis e Trabalhistas.

A Companhia no curso normal de suas atividades está sujeita a processos judiciais de naturezas trabalhista, tributária, cível e ambiental. Deste modo, decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para nosso resultado. Desta forma, a Companhia apoiada na opinião de seus assessores legais avalia o risco de cada processo e as provisiona em seu balanço, quando o processo é avaliado como de perda provável.

Volatilidade Cambial

Os custos de algumas de nossas matérias-primas estão vinculados à flutuação cambial, dessa forma, a volatilidade nas moedas estrangeiras poderá impactar o resultado da companhia.

Instabilidade da Taxa Básica de Juros

O endividamento fiscal da Companhia é corrigido pela Selic, logo, a alta da mesma, implica em um aumento das despesas financeiras e um maior desembolso de caixa; além de poder inviabilizar captações de recursos destinadas à modernização do parque industrial ou expansões fabris.

A Companhia e suas controladas restringem a exposição a riscos de crédito associados a caixa e equivalentes de caixa, efetuando seus investimentos em instituições financeiras sólidas e com remuneração em títulos de curto prazo. A Companhia e suas controladas buscam diversificar a captação de recursos em termos de taxas prefixadas ou pós-fixadas.

Fornecedores da Companhia

Decorre da possibilidade de oscilação no preço das matérias-primas e demais insumos utilizados nos processos produtivos da Companhia. Para minimizar tais riscos, as Companhia monitora permanentemente as oscilações de preços dos insumos utilizados em seus processos produtivos, de forma a otimizar a equação do custo do produto vendido.

Clientes da Companhia

Com relação ás contas a receber, que estão sujeitas a riscos de crédito e que de forma geral não tem garantias, os procedimentos adotados para minimizar os riscos comerciais incluem a seletividade dos clientes, mediante uma análise de crédito, estabelecimentos de limites de venda e prazos curtos de vencimento dos títulos. As perdas estimadas com esses clientes são integralmente provisionadas.

Expectativas de redução ou aumento na exposição a riscos relevantes

Visto que o preço de algumas de nossas matérias-primas tem correlação com a flutuação de certas commodities e variação cambial, há possibilidade de ocorrer um impacto nos custos das mesmas.