Cambuci
- Principais riscos que a própria Companhia enxerga e assume

Principais riscos da Companhia

Marcas e produtos

A Cambuci utiliza as marcas Penalty e Stadium para a comercialização de seus produtos no Brasil e no exterior. A empresa também possui diversas tecnologias desenvolvidas no seu centro de pesquisas e desenvolvimento. Todas as marcas e tecnologias da empresa estão protegidas por patentes registradas no Brasil e no exterior.

Clientes e Fornecedores

Embora a Cambuci esteja presente nas grandes redes de varejo do Brasil a empresa não possui alta concentração de clientes. Nenhum cliente da empresa possui vendas representando mais de 10% do total das vendas da empresa. A Cambuci possui ampla gama de fornecedores no Brasil e no exterior e não possui concentração de suas necessidades de produção ou comercialização em fornecedores específicos.

Operações Fabris

As operações fabris da Cambuci são realizadas em quatro fábricas no Brasil e no exterior. A fabricação de calçados é conduzida nas unidades do estado da Paraíba, nos municípios de Bayeux, Mari e Itabaiana. A produção de confecção e bolas é feita na Bahia nas cidades de Itabuna e Itajuípe. No exterior, a Cambuci possui uma unidade fabril no Paraguai, onde produzimos confecção. A Cambuci possui ainda dois centros distribuição no Brasil, sendo um na cidade de Bayeux e o outro na cidade de Itajuípe. O escritório comercial da marca Penalty está situado em São Paulo –SP, e o escritório administrativo e o centro de Pesquisa e Desenvolvimento estão situados em São Roque, estado de São Paulo.

A ocorrência de sinistros como incêndios e outros acidentes podem causar danos às instalações, às matérias-primas e aos estoques, interrompendo a produção e a distribuição de produtos. A falta de energia, de água e de combustíveis por parte das concessionárias de serviços públicos e das distribuidoras, bem como greves, piquetes e bloqueios logísticos, também podem comprometer a fabricação dos produtos.

Para todos os possíveis tipos de sinistros a Cambuci possui seguros contratados e planos de contingencia que minimizam os riscos mencionados. Entretanto, não é possível garantir que no futuro não ocorra nenhum sinistro que possa provocar a paralisação de alguma das fábricas.

Importação

Embora a Cambuci possua operações fabris próprias no Brasil, ela complementa o portfolio de produtos e também suas atividades de sourcing através da importação. Nos últimos anos o Brasil tem atuado forte na regulamentação de produtos importados e tomou medidas “antidumping” na indústria de Calçados. A regulamentação quanto as regras de importação em outros segmentos pode influenciar nos resultados da empresa.

Internacional

Estamos presentes na Argentina, Chile e Espanha, portanto, expostos aos riscos econômicos e regulatórios desses países. Na Argentina o principal risco está na liberação de licenças para importação de mercadorias. Em 2012 pretendemos expandir a nossa operação de produção interna na Argentina para mitigar esse risco.

Sistemas de Informação

A Cambuci terceiriza o seu datacenter através do modelo de co-location, alugando espaço para seus servidores em datacenter externo de Nivel 2. Para o seu software de gestão, a Cambuci adota softwares de mercado e possui contratos de suporte com SLAs de atendimento e suporte de forma a minimizar os impactos em suas. As suas filiais são ligadas através de uma rede de dados interligando voz e dados. A empresa conta com um plano de contingencia para seus servidores e redes de dados.