Empresas

Dori Alimentos-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A Companhia foi fundada em 1967, na cidade de Marília (SP), por Doraci dos Santos Spila, como firma individual, sob a denominação de Fábrica de Doces, Balas e Confeitos GURI. Em 1982, a GURI foi sucedida pela Dori – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., constituída por sua fundadora e outros três sócios.

Leia também:

Em 1988, João Barion adquiriu o controle da Companhia. No ano seguinte, em 1989, a Companhia adquiriu a planta de Rolândia (PR), com o objetivo de intensificar sua produção.

Seguindo a estratégia de crescimento a partir de aquisições, a Companhia adquiriu, em 1996, a Bolete, divisão de candies da Fábrica de Biscoito Bela Vista/SP e, em1999, toda a divisão de candies da Danone.

No ano de 2004, a Inter American lnvestment Corporation (IIC), membra do Grupo Banco Mundial – que promove o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida das pessoas ao estimular o crescimento do setor privado nos países em desenvolvimento -, fez um investimento e tornou-se parceira da Companhia.

Em 2011, a Companhia vivenciou uma sucessão na presidência. Carlos Barion sucedeu seu pai, João Barion, depois de um processo de sucessão que levou cinco anos e incluiu consultoria para escolher o novo presidente. No mesmo ano, a Companhia criou o conselho independente e lançou novas linhas de produtos.

No ano de 2012, a Companhia (i) adquiriu a indústria Noblan Chocolates e Compound de Bauru/SP e (ii) passou a ser auditada pela Deloitte, uma das principais empresas de auditoria e consultoria. Logo após, em 2014, implementou o SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados), um sistema de Gestão Empresarial que traz as melhores práticas do mercado para empresas de diferentes seguimentos, com a intenção de melhorar a eficiência do controle e gerenciamento das informações e dados das companhias. Ao final de outubro de 2014, Carlos Barion deixou a presidência da Companhia e Pedro Lobo da Silva assumiu a função.

Em 2015, a Companhia passou por uma reestruturação administrativa e operacional visando à redução de custos estruturais e a ganhos de produtividade que contou com trabalho de cronoanálise dos processos produtivos em todas as unidades fabris. Em mesmo momento, estabeleceu uma nova estratégia comercial de adequação do posicionamento de preços e canais e recuperação de margem de contribuição, junto com a entrada de um novo diretor comercial, Paulo César Venturini. Em 2016 tem início a estratégia de go to market com fortes ações em trade marketing.

Já em 2018, a Companhia lançou novas categorias de regaliz e gelatina. No ano seguinte, 2019, ampliou a planta de snacks de amendoim.

Em 2020, a Companhia conquistou a segunda posição nacional na categoria de grandes empresas no “Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2020”, iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA), que indica os mais altos níveis de satisfação dos colaboradores.

Ainda em 2020, a Companhia fez a aquisição de mais uma unidade industrial na cidade de Marília (SP). Localizada na Avenida Yusaburo Sasazaki, 1600, no Distrito industrial Santo Barion, a unidade possui área total de 159,6 mil m2, dos quais 29,8 mil m2 são de área construída. Com esse passo, a Companhia passou a contar com quatro unidades fabris, sendo três em Marília, interior de São Paulo, e uma em Rolândia, no Paraná.

A nova unidade em um primeiro momento passa a ser um apoio importante ao supply chain, contribuindo para que a Companhia aumente ainda mais a sua participação na cadeia produtiva de amendoim, que tem o Estado de São Paulo como maior produtor nacional. A unidade deve garantir a sustentação do crescimento da Companhia nos próximos anos, voltados ao segmento de snacks de amendoim saudáveis.

Em 2021, a Companhia foi oficializada como integrante do Pacto Global e suas iniciativas voltadas ao meio ambiente incluem: (i) comercialização de mais de 200.000 toneladas de CO2 em 11 anos; e (ii) destinação sustentável dos resíduos industriais por meio de parceria com a Associação de Logística Reversa de Embalagens (ASLORE) e o Instituto Paranaense de Reciclagem (lnPar).

Atualmente, a Companhia é a maior fabricante brasileira de snacks doces e salgados, com mais de 2.600 colaboradores e aprendizes e oferece ao mercado de exportação uma grande variedade de produtos em suas linhas de gomas de amido, gomas de gelatina, jelly beans, chocolate granulado, pastilha de chocolate, amendoins crocante, salgado e doce, balas mastigáveis e duras, pirulitos mastigáveis e duros.

Além disso, a Companhia exporta atualmente para aproximadamente 40 países, entre 2019 e 2021, nos 5 continentes e seus principais mercados de atuação são Estados Unidos, Canadá, Chile, África do Sul e Uruguai.