Empresas

Hapvida-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Os negócios da Companhia dependem, em grande medida, da reputação de sua marca junto aos Beneficiários, pessoas jurídicas contratantes de planos de saúde, fornecedores e à comunidade médica das regiões em que atua.

A Companhia pode ser adversamente afetada por litígios relacionados à responsabilidade civil e/ ou penal decorrente de atos e omissões de seus colaboradores e prestadores, quando da execução de suas atividades laborais, por litígios relacionados aos resultados dos serviços de assistência médica e/ ou odontológica prestados, ou, ainda, por litígios relacionados à cobertura assistencial ofertada aos seus Beneficiários.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos nos negócios, condição financeira e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia e suas controladas são partes em Termos de Ajustamento de Conduta (“TACs”) e Ações Civis Públicas (“ACPs”) relevantes, e novas autuações administrativas e judiciais podem resultar em celebração, por parte da Companhia e suas controladas , de novos TACs, ou podem resultar em ACPs.

O processo de aquisição das Adquiridas e de empresas em processo de aquisição e / ou combinação de negócios pela  Companhia,  como a  GNDI ,  pode  trazer  riscos,  uma  vez  que  a  Companhia  possui  um  conhecimento limitado acerca de todas as suas contingências.

Publicidade negativa relativa ao setor de saúde suplementar de modo geral ou especificamente em relação à Companhia poderá afetar adversamente os seus resultados operacionais ou seu negócio.

A Companhia enfrenta concorrência significativa em um mercado fragmentado, tanto com os concorrentes atuais quanto com novos concorrentes que possam vir a explorar este setor, o que pode afetar adversamente a sua participação de mercado, situação financeira e resultados operacionais.

A Companhia pode não conseguir executar integralmente a sua estratégia de negócios, incluindo a sua estratégia de crescimento para as Adquiridas e de empresas em vias de serem adquiridas pela Companhia, como a GNDI.

A Companhia depende de corretores, administradoras de benefícios e representantes comerciais independentes para vender os serviços de planos de saúde médicos e odontológicos, os quais não vendem os serviços com exclusividade.

Os resultados das operações poderão ser adversamente afetados se a Companhia não conseguir estimar ou controlar precisamente os custos de assistência médica e odontológica, ou se não for capaz de repassar tais custos.

A Companhia não pode garantir que conseguirá adaptar seus negócios aos avanços tecnológicos observados em seu setor de atuação.

A Companhia depende de membros de sua alta administração, bem como de profissionais de saúde qualificados,  para  a  prestação  de  seus  serviços,   podendo  enfrentar  dificuldades   na  substituição  por profissionais igualmente qualificados.

A Companhia pode ser afetada pela imposição de leis e normas regulamentares proibindo ou restringindo as atividades de terceirização.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios.

Falhas ou ineficácias nos controles internos poderão ter um efeito adverso significativo nos negócios da Companhia.

Incidentes  de  segurança  cibernética  podem  resultar  em  uma  perda  substancial  de  negócios,  sanções regulatórias , responsabilização legal e/ ou danos à reputação da Companhia.

Falhas no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados poderão afetar a Companhia de forma adversa.

Falhas no funcionamento dos sistemas de tecnologia da informação da Companhia podem comprometer as suas operações e afetá-la adversamente.

A Companhia pode não ser capaz de realizar associações e/ ou aquisições no momento e em termos ou preços desejados. Adicionalmente, tais associações e/ ou aquisições podem não trazer os resultados que a Companhia espera e/ou a Companhia pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios, assim como a Companhia pode precisar de recursos adicionais no futuro.

As futuras aquisições e/ ou associações da Companhia poderão sofrer restrições ou poderão não ser aprovadas pelo CADE e / ou pela ANS.

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos acionistas.

Os titulares das ações de emissão da Companhia poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

As apólices de seguros mantidas pela Companhia podem não ser adequadas e/ ou suficientes em todas as circunstâncias ou contra todos os riscos.

Se a Companhia não for capaz de manter relacionamentos satisfatórios com hospitais, médicos e outros prestadores de serviços médicos, sua lucratividade poderá diminuir e poderá ser impedida de atuar em alguns mercados.

A Companhia poderá não conseguir obter ou renovar todas as autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação dos seus hospitais.

A Companhia pode não conseguir renovar os contratos de locação de suas unidades atuais ou celebrar os contratos de locação de novas unidades em termos favoráveis.

A Companhia pode não ser bem-sucedida em capturar as sinergias esperadas relativas às Adquiridas ou em processo de aquisição.

O subdimensionamento das provisões técnicas pode impactar o resultado da Companhia, bem como a não constituição adequada dos ativos garantidores pode tornar a Companhia inadimplente ao regime de capital regulatório vigente.

A possibilidade de descasamento da Política de Precificação da Companhia, com a parcela de seus recebíveis atreladas à reajustes impostos pela ANS, pode impactar negativamente sua situação financeira no médio e longo prazo.

O surto de doenças transmissíveis no Brasil e / ou no mundo, a exemplo da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde {OMS} em razão da disseminação do novo coronavírus {COVID-19}, provocou e pode continuar provocando um efeito adverso em nossas operações. A extensão da pandemia da COVID-19, respostas e ações do governo federal e da ANS, a percepção de seus e feitos , ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira , resultados das operações e fluxos de caixa.

A Companhia pode não ser capaz de concluir a combinação de negócios com a GNDI num horizonte de tempo razoável ou de forma alguma, e os negócios da Companhia podem ser adversamente afetados por conta disso.

A Companhia pode não receber os benefícios esperados da Combinação de Negócios, bem como estar exposta

à riscos adicionais em razão de tal potencial associação, e pode assim ser afetada adversamente.

A incerteza quanto à Combinação de Negócios pode afetar adversamente o relacionamento da Companhia com  clientes  e  funcionários,  o  que pode  afetar  negativamente  seus  negócios,  independentemente  de a Combinação de Negócios ser concluída ou não.

A Combinação de Negócios pode resultar em encargos significativos ou outras obrigações que podem afetar adversamente os resultados financeiros da empresa combinada.

O Código de Ética e os controles internos da Companhia, bem como os contratos celebrados com os fornecedores, podem falhar ou não ser suficientes para evitar condutas ilícitas, violações de leis de combate à corrupção e fraudes, além de práticas irregulares por parte de seus administradores , empregados e outros colaboradores, o que pode gerar multas regulatórias, indenizações trabalhistas , condenações ambientais, criminais e danos à reputação da Companhia.

Os interesses dos atuais acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

A Companhia depende da distribuição de dividendos de suas controladas e pode ser afetada adversamente caso suas controladas tenham o seu desempenho prejudicado.

Os controles internos, Código de Ética e políticas da Companhia, bem como contratos celebrados por ela celebrados, podem falhar ou não ser suficientes para evitar condutas ilícitas, violações de leis de combate à corrupção e fraudes, de nossos fornecedores e outros terceiros, o que pode afetar adversamente a Companhia e, até mesmo, causar danos à reputação da Companhia.

A Companhia poderá não ser capaz de manter o relacionamento com clientes responsáveis por parcela relevante de sua receita operacional líquida.

A rentabilidade dos negócios da Companhia poderá ser prejudicada pelo agravamento das condições econômicas domésticas ou globais e pela percepção de riscos e incertezas relativas ao Brasil.

A Companhia não pode garantir que conseguirá adaptar seus negócios ao surgimento de novas doenças, epidemias, pandemias, vírus e bactérias.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do coronavirus (COVI D-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira , impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

A Companhia poderá sofrer sanções pela ANS em caso de descumprimento da regulamentação aplicável.

A Companhia poderá ser afetada pela imposição de novas leis e normas regulamentares, bem como alterações de leis e normas regulamentares atualmente vigentes, que podem ampliar a cobertura, impor novos ônus, custos e também dificultar, restringir ou até mesmo impedir o pleno exercício de suas atividades , podendo ter um efeito adverso relevante sobre os negócios da Companhia.

A Companhia mantém uma Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados (“PEONA”), que poderá afetar negativamente seus resultados contábeis na ocorrência de eventuais mudanças estruturais ou nas metodologias utilizadas para o cálculo da PEONA.

Eventual suspensão da comercialização de serviços da Companhia poderá causar um impacto adverso nas suas operações.

O setor brasileiro de serviços de saúde está sujeito a legislações e regulamentações específicas.

Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou por resultados desfavoráveis de contingências tributárias.

Alterações na legislação tributária e a modificação, suspensão ou cancelamento de benefícios fiscais podem afetar adversamente os resultados da Companhia.

Eventuais acidentes relacionados a descarte de resíduos e de esgoto podem resultar em multas e indenizações significativas à Companhia e afetar sua imagem e reputação.

A escassez de recursos naturais ocasionada por fatores climáticos ou antrópicos pode afetar as operações da Companhia, implicando na necessidade de adoção de medidas de contingência complementares.

A Companhia poderá ser responsabilizada por eventual dano ambiental, inclusive em razão de empresas terceirizadas contratadas para realizar o gerenciamento dos resíduos gerados em seus empreendimentos

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e países da União Europeia, podem afetar adversamente a economia brasileira , os negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.

A inflação e eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil para combatê-la , incluindo aumentos nas taxas de juros, poderão contribuir para a incerteza econômica no Brasil, podendo gerar um efeito adverso relevante a todo o mercado, inclusive acarretando eventuais consequências em relação à condição financeira, resultados operacionais e o preço de mercado das ações da Companhia.

Condições econômicas e políticas no Brasil, bem como a percepção dessas condições no mercado internacional, poderão afetar negativamente os resultados das operações da Companhia e sua condição financeira.

Instabilidade nas taxas de câmbio pode afetar adversamente a companhia.

Reduções na classificação do risco brasileiro atribuída por agências de risco poderão afetar negativamente o valor de mercado da companhia.

A instabilidade política pode afetar adversamente os negócios, os resultados e o preço das ações da Companhia.