Empresas

Intercement Brasil-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia da COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde (“OMS”) em razão da disseminação do coronavírus, responsável pela COVID-19, a percepção de seus efeitos ou a forma pela qual a pandemia da COVID-19 continuará a impactar os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros que são altamente incertos e imprevisíveis e podem afetar adversamente seu negócio, sua condição financeira, seus resultados operacionais e fluxos de caixa.

A Companhia pode não conseguir obter, manter ou renovar as aprovações, licenças e autorizações governamentais necessárias para a condução de seus negócios, ou enfrentar atrasos materiais na sua obtenção/renovação.

Resultados desfavoráveis em litígios atuais ou futuros envolvendo a Companhia, suas controladas, seus administradores e/ou seus acionistas controladores podem resultar em perdas financeiras ou outras sanções, o que poderia reduzir a liquidez da Companhia, além interromper ou limitar materialmente suas operações, afetando negativamente seu desempenho, seus negócios, sua condição financeira e sua reputação.

A Companhia está sujeita a eventuais disputas trabalhistas que podem afetá-la de maneira adversa e relevante.

Não é possível garantir que acidentes de trabalho nas atividades da Companhia não acontecerão.

A ocorrência de acidentes, incidentes, invasões, garimpo ilegal ou atividades criminosas nas minas operadas pela Companhia ou durante o transporte dos minérios pode acarretar efeito relevante e adverso, além de danos à imagem da Companhia.

A Companhia pode ser afetada de forma adversa se qualquer um dos benefícios fiscais a ela concedidos for revogado ou se a Companhia não tiver sucesso em renovar ou prorrogar esses benefícios fiscais.

A Companhia está sujeita a certos processos administrativos com relação a supostas violações antitruste, bem como outros litígios pendentes que podem afetar de maneira adversa e relevante o desempenho e a condição financeira da Companhia.

Os processos de governança da Companhia, gestão de riscos, compliance e controles internos podem falhar na detecção de comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos materiais e adversos em seus negócios, reputação, situação financeira, resultados operacionais e cotação de mercado de suas ações ordinárias.

Os ativos da Companhia podem estar sujeitos a perda de valor recuperável (impairment) e ajustes de valor de inventário.

O endividamento da Companhia demanda que uma parte significativa de seu fluxo de caixa seja usada para cumprir as obrigações do serviço da dívida sobre esse endividamento.

Determinados contratos financeiros celebrados pela Companhia impõem uma série de restrições operacionais e financeiras, que podem limitar sua flexibilidade operacional e capacidade de obter financiamento em certas oportunidades de negócios.

Os custos mais altos de energia e combustível podem ter um efeito adverso nos resultados operacionais da Companhia.

O suprimento de energia elétrica da Companhia está sujeito a regulamentação específica e depende da celebração de contratos de compra e venda de energia elétrica.

A Companhia poderá ser adversamente afetada por qualquer interrupção significativa ou prolongada em suas fábricas.

A Companhia pode ser material e adversamente afetada se suas operações de transporte, armazenamento e distribuição forem interrompidas ou se revelarem mais onerosas do que o previsto.

As atividades desempenhadas pela Companhia podem ser perigosas e causar danos a pessoas ou propriedades em determinadas circunstâncias, bem como ao meio ambiente.

Problemas operacionais ou geotécnicos podem afetar negativa e significativamente os negócios e o desempenho financeiro da Companhia.

Atrasos na construção de novas instalações de cimento e na expansão das instalações existentes podem afetar adversamente a condição financeira da Companhia.

As estimativas da Companhia quanto ao volume e qualidade dos seus depósitos de minério podem estar imprecisas e a Companhia pode não ser capaz de repor essas reservas.

Os direitos minerários da Companhia podem ser contestados.

Parte dos direitos minerários de propriedade da Companhia se encontra onerada.

Parte dos imóveis de propriedade da Companhia se encontram com pendências de regularização perante o competente Registro de Imóveis.

Parte dos imóveis ocupados pela Companhia está sujeita a certos litígios pendentes que versam acerca de direitos reais e que podem afetar de maneira material e adversa o desempenho da Companhia.

Os imóveis de propriedade da Companhia podem ser desapropriados, o que poderá impactar adversamente seu resultado operacional.

Parte dos imóveis de propriedade da Companhia se encontra onerada.

Perdas não cobertas pelos seguros contratados podem resultar em prejuízos e na dificuldade para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre os negócios da Companhia.

Os negócios, práticas e políticas da Companhia estão sujeitos a riscos associados ao descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e podem ser adversamente afetados pela aplicação de sanções, como multas e indenizações.

A Companhia depende da tecnologia da informação e de seus sistemas e infraestrutura, bem como aqueles fornecidos por seus prestadores de serviços terceirizados, e está sujeita a riscos de segurança cibernética.

Os resultados da Companhia podem ser negativamente afetados caso a Companhia não seja capaz de proteger os seus direitos de propriedade intelectual.

A perda de membros de sua administração poderá ocasionar um efeito adverso relevante para a Companhia.

Os eventos adversos que afetam as afiliadas de nosso acionista controlador indireto, Mover Participações S.A. (“Mover”), inclusive com relação ao envolvimento de uma controlada indireta da Mover na investigação da Operação Lava Jato, podem ter um efeito material adverso sobre a reputação da Companhia e sobre o preço de negociação das ações ordinárias de sua emissão.

A Mover Participações S.A., acionista controlador indireto da Companhia, pode ter interesses que conflitam com os interesses dos seus demais acionistas.

A Companhia depende do fornecimento adequado de matéria-prima, energia térmica e elétrica para o desempenho de suas atividades.

A Companhia conta com um número limitado de fornecedores/fabricantes de equipamentos necessários às suas operações.

Podemos ser vinculados a procedimentos irregulares praticados por sociedades com as quais temos relação comercial de compra e venda de produtos.

A Companhia não pode garantir que seus clientes não se envolvam com práticas irregulares.

A Companhia depende do desenvolvimento da indústria da construção no Brasil e está exposta ao risco de mudanças adversas nesse mercado.

Tendências negativas na indústria de construção civil ou no mercado brasileiro de cimento em geral podem ter um efeito adverso significativo sobre sua condição financeira e resultados operacionais.

A Companhia enfrenta concorrência significativa, o que poderia diminuir sua participação de mercado e lucratividade nas regiões em que opera.

A introdução de substitutos do cimento nos mercados em que a Companhia atua e o desenvolvimento de novas técnicas de construção podem ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia pode ser afetada por eventual desaceleração do setor de construção civil motivada por questões climáticas e ambientais.

É possível que a Companhia não consiga recompor suas reservas, o que pode afetar negativamente suas perspectivas de mineração.

A viabilidade de novos projetos minerais pode mudar ao longo do tempo.

Desastres naturais e condições climáticas severas podem causar sérios danos às operações e projetos da Companhia nas regiões em que opera.

As atividades da Companhia e de suas controladas estão sujeitas à obtenção e à manutenção de autorizações, concessões, permissões e licenças. Alterações legislativas e de regulamentação podem afetar adversamente a Companhia e suas controladas.

A Companhia e suas controladas estão sujeitas a regulação governamental extensa e o descumprimento das normas aplicáveis pode sujeitá-las à aplicação de penalidades e, no limite, ao fechamento de suas instalações.

As atividades de mineração desenvolvidas por uma subsidiária da Companhia na faixa de fronteira estão sujeitas à obtenção e à manutenção do prévio assentimento do Conselho de Defesa Nacional – CDN.

Alterações na legislação tributária brasileira, conflitos em sua interpretação e a não renovação, modificação, limitação, suspensão ou revogação de determinados benefícios fiscais podem impactar adversamente a Companhia, aumentando os impostos que a Companhia é obrigada a pagar.

O cumprimento da regulamentação ambiental, de saúde e segurança pode resultar em custos significativos, e o descumprimento da legislação ambiental pode resultar em punições por danos ambientais, bem como sanções penais e administrativas, que podem afetar adversamente a Companhia.

Eventos de expropriação de terras e de ocupações por movimentos sociais podem impactar o uso das propriedades industriais da Companhia.

Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira.

A relativa volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações pelo preço e na ocasião que desejam.

Instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, o que poderá afetar os negócios e os resultados operacionais da Companhia, bem como o preço de negociação de ações de sua emissão.

Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço das ações de emissão da Companhia.

O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, pode afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço de mercado de suas ações.

Crises econômicas e políticas no Brasil podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia e suas controladas.

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia podem afetar adversamente a economia brasileira, negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e os resultados da Companhia.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, nos afetando adversamente e o preço de mercado de ações da Companhia.

Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia e nos preços de mercado das ações de sua emissão.