Empresas

Karsten-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Covid -19 pode ter um efeito adverso  nos negócios  e,  dada  a incerteza  quanto à extensão e época de uma possível disseminação ou sua mitigação futura e à imposição ou relaxamento de medidas de proteção, não é possível estimar razoavelmente o impacto nos resultados futuros das operações, nos fluxos de caixa ou  na condição financeira futura da Companhia

A Companhia mantém acompanhamento periódico de suas operações, e vem tomando as medidas necessárias para minimizar o impacto do surto da COVID-19, a fim de preservar a integridade e saúde de seus colaboradores – tendo como prioridade absoluta, bem como a garantir a sustentabilidade da sua rede e de seu negócio. As seguintes principais medidas foram tomadas: (i) adoção de trabalho remoto (home office); (ii) adesão às medidas de assistência governamental como postergação de recolhimento de tributos e adesão ao programa emergencial de manutenção do emprego e renda nos termos da Medida Provisória nº 936 e 927.

Outsourcing: Uma parcela da produção comercializada pela  Companhia  é  fabricada  em instalações de propriedade de terceiros, no  Brasil e  no  exterior .  Na eventualidade  de a Companhia não ser capaz de manter o fornecimento desses produtos em bases constantes, a preços competitivos e/ou com a qualidade exigida, poderá haver diminuição de produtos ofertados no varejo, com a consequente perda de receita para a Companhia.

Importação de insumos: Parcela significativa de itens comercializados pela Companhia contém insumos importados e/ou é produzida no exterior. Qualquer evento decorrente de fato alheio à vontade da Companhia ou limitação desta de importar tais insumos e/ou produtos poderá restringi r a oferta de produtos; além disso, qualquer outro evento que torne t ais importações mais onerosas, seja em função de flutuações cambiais adversas, escassez de insumos ou ainda em aumentos de custo de logística poderá significar redução da lucratividade.

Mudanças governamentais quanto política cambial, a um substancial aumento nos juros praticados no mercado, incertezas do cenário político brasileiro, bem como, as medidas de controle inflacionário atualmente em vigor.

Alterações nas condições econômicas podem afetar negativamente a Companhia: alterações no cenário político sobre o ambiente econômico nacional (políticas monetária, fiscal e cambial ou crises institucionais), podem impactar variáveis que são fundamentais para a estratégia de crescimento e limitar a atuação da Companhia em determinados mercados, afetando a liquide z e a capacidade de pagamento de seus clientes e da própria companhia.

O desempenho do setor calçadista brasileiro e estrangeiro está atrelado ao poder aquisitivo da população (renda e emprego) e à confiança dos consumidores no  ambiente político/ econômico dos seus países. Ocorrendo variações negativas na renda, e/ou incertezas na política econômica e no ambiente político, é possível que ocorra redução dos gastos dos consumidores, afetando o desempenho do comércio e da indústria

Operamos em um ambiente regulado e estamos sujeitos à ampla regulamentação ambiental e de saúde, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como à supervisão pelos departamentos responsáveis pela implementação das políticas governamentais de meio ambiente e saúde, que regulam, dentre outras: (i) a emissão e descarga de material perigoso no solo, na atmosfera ou nos corpos hídricos; (ii) a geração, armazenamento, manuseio, uso e transporte de materiais; e (ii i} a saúde e segurança de nossos colaboradores. Devemos obter e manter licenças junto às autoridades governamentais com relação a determinados aspectos de nossas operações, e qualquer expansão de nossas operações dependerá de nossa capacidade em obter tais licenças e aprovações. Nos termos da regulamentação, devemos manter equipamentos de controle de poluição, assim como realizar mudanças operacionais para restringir o impacto, ou impacto em potencial, ao meio ambiente, à saúde e à segurança de nossos funcionários.

O Poder Público pode mover ações de natureza administrativa, civil e criminal contra a Companhia caso não cumpramos com as determinações legais. Essas ações podem incluir, dentre outras, a imposição de multas, a revogação de nossas licenças e até mesmo a imposição de sanções criminais. Também é possível que legislações ambientais nos forcem a alocar nossos investimentos em bens de capital para o cumprimento das determinações legais, e, consequentemente, desviar recursos destinados a outras finalidades, o que poderia afetar negativamente nossa situação financeira e resultados. Não podemos garantir que os custos com o cumprimento da legislação de segurança ambiental e de saúde, atual e futura, e que as obrigações, correntes e futuras, decorrentes do potencial poluidor de nossa atividade, não afetarão negativamente nossos resultados. Podemos também ser responsabilizados por custos substanciais de recuperação ambiental. Além disso, uma decisão governamental que denegue ou cause o atraso de nova emissão de licença ou de sua renovação, ou que revogue ou modifique licença já existente, pode afetar negativamente a continuidade de nossas operações na unidade de produção em questão.

Recursos Naturais. A água e algodão são elementos essenciais para a indústria têxtil, a escassez, alterações climáticas, restrições impostas por órgãos ambientais, poderão impactar a nossa operação

Insumos Químicos. A utilização insumos químicos no processo de beneficiamento é necessário para algumas etapas como: alvejamento, tingimento, acabamento e estamparia. O cuidado no transporte, manuseio e tratamento para descarte das substâncias químicas deve seguir a legislação vigente. Por se tratar de um processo com potencial poluidor, qualquer vazamento ou manipulação errada pode impactar o meio ambiente.