Empresas

Ultrapar-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Ultrapar é uma holding e depende do resultado de suas subsidiárias.

Nosso nível de endividamento pode exigir o uso de parte significativa do fluxo de caixa da Companhia para cobrir a dívida.

Os processos de governança e compliance podem ser insuficientes para impedir penalidades regulatórias e prejuízos à reputação.

A família fundadora, membros antigos ou atuais de nossa alta administração e o Pátria, através de participação na Ultra S.A. e na Parth, detêm parte significativa das ações da Companhia e podem influenciar a gestão, a direção e as políticas da Ultrapar , incluindo o resultado de qualquer assunto submetido ao voto dos acionistas.

Nenhum acionista ou grupo de acionistas detém mais de 50% do capital social, o que pode aumentar a possibilidade de alianças entre acionista s e de outros eventos em consequência das mesmas.

Detentores de ações de emissão da Companhia podem não receber dividendos.

A venda de quantidades significativas de ações da Ultrapar pode fazer com que o valor de mercado das mesmas se reduza.

A produção, o armazenamento  e o transporte  de GLP, combustíveis  e produtos petroquímicos  são atividades inerentemente perigosas.

As apólices de seguros podem ser insuficientes para cobrir potenciais despesas sobre as quais a Companhia possa incorrer.

Como resultado de aquisições, a Ultrapar assumiu e poderá assumir no futuro certas obrigações relacionadas aos negócios adquiridos ou a serem adquiridos e os riscos associados às transações, incluindo os riscos regulatórios.

Falhas na tecnologia da informação, incluindo aquelas que afetam a privacidade e a segurança de dados pessoais, como resultado de ataques cibernéticos ou outras causas, podem afetar adversamente nossos negócios e o preço de mercado de nossas ações e ADSs.

A Petrobras é a principal fornecedora de GLP e combustíveis derivados de petróleo no Brasil. As distribuidoras de GLP e combustíveis derivados de petróleo , incluindo a Ultragaz e a lpiranga, possuem contrato formal com a Petrobras para o fornecimento de GLP e combustíveis derivados de petróleo. Qualquer atraso relevante ou interrupção no suprimento desses produtos afetará imediatamente a capacidade da Ultragaz de distribuir GLP ou da lpiranga de distribuir combustíveis derivados de petróleo aos seus clientes.

Os negócios podem ser afetados se as operações de meios de transporte e distribuição tiverem interrupções significativas.

Os negócios podem ser material e adversamente afetados pelo surto de doenças transmissíveis, como a pandemia do COVID-19 ou outras epidemias ou pandemias.

O eteno, uma das principais matérias-primas utilizadas nas operações petroquímicas, provém de fontes de fornecimento limitadas. Qualquer redução no fornecimento de eteno teria um impacto imediato na produção da Oxiteno e nos resultados de suas operações.

A concorrência intensa é inerente aos mercados de varejo e distribuição, incluindo os de GLP, de combustíveis, além do varejo farmacêutico, e pode afetar as margens operacionais da Companhia.

Práticas anticompetitivas no segmento de distribuição de combustíveis podem distorcer os preços de mercado.

O GLP e os combustíveis derivados de petróleo concorrem com fontes alternativas de energia. A competição com fontes alternativas de energia e o desenvolvimento de novas fontes no futuro poderão afetar adversamente o mercado de GLP e combustíveis derivados de petróleo.

Os preços do eteno e do óleo de palmiste, principais matérias-primas da Oxiteno, estão sujeitos a flutuações no mercado interna cional.

Novas reservas de gás natural, principalmente na América do Norte, podem reduzir o preço global do eteno derivado de gás natural, o que pode afetar a competitividade da Oxiteno com relação a produtos petroquímicas importados.

A indústria petroquímica brasileira é influenciada pelo desempenho da indústria petroquímica internacional e pela sua ciclicidade.

A diminuição dos impostos de importação sobre os produtos petroquímicos pode reduzir a competitividade perante os produtos importados.

A Companhia pode ser adversamente afetada por alterações em leis e regulamentos específicos em seus setores de atuação.

A suspensão, o cancelamento ou a não renovação de incentivos fiscais podem afetar adversamente nossos resultados.

A condição regulatória, política, econômica e social nos países em que tem operações ou projetos pode impactar negativamente os negócios e os preços das ações de emissão da Companhia no mercado.

Preocupações crescentes com alterações climáticas e outras questões ambientais podem levar à exigência de medidas regulatórias novas ou adicionais, que podem resultar em aumento de custos operacionais e de custos para cumprimento destas regulações, podendo afetar adversamente a Companhia.