Empresas

Plascar-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A capacidade da Plascar de alcançar os seus objetivos de crescimento, de acordo com seu Plano de Negócios, depende, além da implementação de suas estratégias, do comportamento dos mercados onde a Companhia atua, para os quais é necessário considerar possíveis crises econômicas e financeiras.

Eventuais alterações na economia doméstica podem afetar, além do consumo, os preços das commodities, cujos reflexos são sentidos nos preços das matérias-primas utilizadas no processo industrial, o que refletirá nos custos de produção e, consequentemente, nos indicadores de desempenho da Companhia.

Destaca-se, ainda, que o governo federal exerce uma grande influência sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política podem causar um efeito adverso relevante nas atividades operacionais da Companhia e no mercado de ações.

O governo brasileiro intervém com frequência na economia e ocasionalmente produz mudanças significativas na política e na legislação.

A atividade operacional, situação comercial e financeira, bem como os resultados das operações da Companhia, podem ser prejudicados por mudanças nas políticas governamentais e na legislação, por fatores como: políticas fiscais, Inflação, taxas de juros, flutuações cambiais, políticas de crédito, expansão ou retração da economia brasileira, e até mesmo em outros países.

Medidas do governo brasileiro para manter a estabilidade econômica, bem como a especulação sobre eventuais atos futuros do governo podem gerar incertezas sobre a economia e uma maior volatilidade no mercado de capitais doméstico, podendo afetar diretamente os negócios da Companhia, seu resultado operacional, condição financeira, bem como o valor de mercado das ações de sua emissão.

Após ter sido decretada pandemia global pela OMS, em março/20, em razão do novo Coronavírus (Covd-19), o governo Federal decretou estado de calamidade, previsto para durar até 31  de dezembro de 2020. Em razão disso, pode ter aumentado o grau de incerteza para os agentes econômicos e tais incertezas podem gerar impactos significativos nas demonstrações financeiras da Companhia.

A Companhia informa, no entanto, que, já no início do mês de março/20, deu inicio à adoção de inúmeras medidas de proteção do seu caixa, além de rígidos protocolos de proteção e prevenção à saúde de seus colaboradores, diretos e indiretos, medidas e protocolos esses que foram  e ainda estão sendo adotados e, mais do que isso, incrementados à medida em que a pandemia avança, buscando, com isso, preservar a saúde financeira da Companhia, além de tentar evitar, ao máximo, demissões, e, acima de tudo, garantir o mais alto grau de proteção de sua força de trabalho para a retomada segura de suas atividades.

A Plascar conta com o aval do acionista majoritário para a tomada de todas as decisões estratégicas da Companhia e possui autonomia para administração local e com foco primordial sempre no melhor interesse dos seus acionistas e controladores. O acionista majoritário poderá realizar aquisições, parcerias, alienações de ativos que podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas da Companhia e pode causar um efeito adverso nos resultados e suas atividades.

O mercado de ações envolve riscos, consequentemente, o investimento  em ações. A indicação de que um risco pode ter ou terá um efeito adverso para a Companhia pode afetar diretamente seus negócios, condição financeira, liquidez, resultados, inclusive futuros negócios, influenciando o preço de mercado das ações. O investidor deverá considerar cuidadosamente os riscos envolvidos nas operações da Companhia antes de tomar a decisão de investir. Riscos adicionais atualmente desconhecidos pela Companhia ou aparentemente irrelevantes também podem causar um efeito adverso significativo para o desempenho da Companhia e investimento em ações.

Entendemos, ainda, que a volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários em alguns momentos podem acabar por limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações da Plascar pelo preço e ocasião que desejam. E como pode ocorrer com qualquer investidor e acionista de Companhias com ações negociadas em Bolsa, a Plascar pode optar pela captação de recursos adicionais por meio de ofertas de ações, o que pode vir a diluir a participação acionária dos investidores na Plascar.

A Plascar realiza transações de mútuo com suas controladas Plascar Ltda. e outras partes relacionadas. O não pagamento da contrapartida dessas transações  poderá afetar adversamente seus negócios e resultados.

A capacidade da Companhia de conduzir suas atividades, pagar suas dívidas ou honrar  suas garantias poderá ser afetada pelo desempenho operacional reduzido de suas controladas e coligadas.

O aumento do custo de matéria prima e insumos além do aceitável, por exemplo, pode afetar ao resultado da Companhia. A principal matéria prima empregada no processo produtivo é o plástico, sendo esta matéria prima commodity internacional, sujeita, portanto, a oscilações de preços internacionais. A falta de capacidade de seus fornecedores em fornecer os insumos, por um aumento de demanda dos clientes da Plascar, pode comprometer o atendimento aos pedidos de seus clientes e afetar negativamente os resultados da Companhia.

Quanto aos fornecedores da Companhia, acreditamos que o principal risco para esse público seja o rompimento inesperado dos contratos comerciais de longo prazo celebrados entre a Companhia e seus principais clientes, que poderia levar a Companhia a precisar rever o volume de aquisição de insumos e matéria prima para atender a uma produção menor de  seus produtos. Essa mesma racional pode ser aplicada para fornecedores de serviços indiretos e não necessariamente ligados à produção, já que a diminuição de volumes de produção poderiam afetar a diversos setores da Companhia de forma indistinta.

Importante mencionar, também, que a principal matéria prima utilizada pela Companhia é o plástico, sendo esta uma commodity internacional, sujeita, portanto, à oscilações de preços. Situações em que tais oscilações de preço e respectivos repasses à Companhia se mostrarem inaceitáveis, ou mesmo situações em que houver um aumento da demanda da Companhia que não possa ser absorvida pelos fornecedores, pode comprometer o relacionamento comercial e, por consequência, afetar os resultados da Companhia de forma negativa.

A falta de capacidade financeira de seus clientes falta de demanda, pedidos firmes em decorrência da falta de capacidade dos clientes da Companhia de honrarem com obrigações previstas nos contratos, a dependência de seus principais clientes como parte significativa da receita está entre os principais riscos: i) Qualquer redução na capacidade financeira de seus clientes provenientes de crises no setor automotivo pode afetar de forma adversa os resultados da Companhia e pode comprometer o recebimento dos créditos devidos e atrasos nos prazos de recebimentos; ii) Pode ocorrer uma retração no mercado de veículos proveniente da política econômica e vários outros fatores, acarretando a diminuição de volumes e pressão das montadoras por diminuição de preços, gerando impacto significativo nos resultados da Companhia; iii) Cerca de 67% do faturamento e receita da Plascar é representado pelos clientes Fiat, Scania, MAN e Mobis Hyundai. Uma eventual redução no fornecimento para estes clientes pode afetar significativamente o resultado da Companhia.

Entendemos que o risco nestes casos está relacionado com a elevada carga tributária, falta de capital de giro, taxas de juros elevadas, taxa de câmbio e concorrência. O desempenho do setor de bens de capital é fortemente influenciado por oscilações no nível de atividade econômica .

Os equipamentos, instalações e operações da Plascar estão sujeitos a vários regulamentos, como, por exemplo, os ambientais, que podem se tornar mais rígidos e resultar em maiores obrigações e maiores investimentos de capital. As atividades da Plascar estão sujeitas a abrangente legislação relativa à proteção do meio ambiente. No Brasil, o cumprimento desta legislação é fiscalizado por órgãos e agências governamentais, que podem impor sanções administrativas por eventual inobservância da legislação. Tais sanções podem incluir, entre outras, a imposição de multas, a revogação de licenças e até mesmo a suspensão temporária ou definitiva das atividades.  A aprovação de leis e regulamentos mais rigorosos em relação à proteção do meio ambiente pode resultar na necessidade de destinar maiores investimentos de capital a este campo e, em consequência, alterar a destinação de recursos de investimentos planejados. Tais alterações podem ter efeito adverso relevante sobre a condição financeira da Plascar e sobre os resultados de suas operações.

Caso a Plascar não seja capaz de adaptar-se de forma satisfatória a eventuais mudanças regulatórias, seu resultado operacional e condição financeira poderão ser adversamente afetados.

Medidas de restrição aplicadas pelos países importadores podem comprometer a demanda das exportações. Atualmente a Companhia não atua no mercado externo.

Eventuais alterações nas economias dos países onde a Companhia comercializa seus produtos ou nos países onde desenvolve atividades industriais podem afetar além do consumo, os preços das commodities e refletir nos preços das matérias-primas utilizadas no processo de fabricação, o que refletirá   nos   custos   de   produção   e,  consequentemente,   nos   indicadores   de   desempenho   da Companhia.

Risco  de  incêndio  que  pode  trazer  como  consequência a poluição atmosférica e resíduos contaminados. Este risco é controlado através de sistema de combate a incêndio (Hidrantes, Chuveiros Automáticos, extintores portáteis), Brigada de Incêndio treinada para a prevenção e combate a incêndio, além de instalações elétricas a prova de explosão nos locais de armazenamento de líquidos inflamáveis e procedimentos de segurança.

Todos os resíduos gerados no processo produtivo são armazenados e destinados adequadamente conforme legislação pertinente, garantindo dessa forma a prevenção de poluição ambiental.