Oceana Offshore-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia possui relevante nível de endividamento e pode enfrentar dificuldades para o cumprimento dos seus compromissos financeiros, o que pode gerar efeitos adversos em seus negócios e condição financeira, bem como reduzir sua capacidade de captação de recursos para financiar seus investimentos e operações ou de se recuperar de mudanças econômicas.
A concorrência e a entrada de novos prestadores de serviços de apoio a plataformas de petróleo podem prejudicar o desenvolvimento das atividades da Companhia, bem como impactar a renovação de contratos existentes.
As operações da Companhia estão sujeitas a riscos operacionais e interrupções imprevistas, e acidentes marítimos podem afetar negativamente suas operações e reputação.
A Companhia pode não ser capaz de executar integralmente sua estratégia de negócios, inclusive em razão da indisponibilidade de capital para financiamento de seu plano de negócios.
Surtos de doenças transmissíveis em escala global, como a pandemia da doença causada pela COVID-19, têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira. A extensão da pandemia de COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis podendo resultarem um efeito adverso relevante nos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa da Companhia e, finalmente na capacidade da Companhia de continuar operando seus negócios.
Alguns contratos de empréstimo e financiamentos da Companhia estão sujeitos a cláusulas restritivas {covenants}, e a Companhia pode não ser capaz de atender tais obrigações, conforme assumidas em seus respectivos contratos de empréstimos e financiamentos
As embarcações da Companhia podem estar sujeitas à apreensão por meio de arresto marítimo.
Atrasos nos projetos de manutenção programada, reparos e conversões da frota bem como o aumento nos custos de implementação podem elevar os custos dos projetos e diminuir a rentabilidade da Companhia.
Os custos operacionais, tais como tripulação, e de manutenção da Companhia não apresentarão, necessariamente, variação proporcional às mudanças nas receitas operacionais, o que poderá afetar adversamente as margens operacionais da Companhia.
O valor de mercado das embarcações detidas pela Companhia, bem como daquelas que a Companhia vier a adquirir no futuro, poderá diminuir, o que poderá fazer com que esta incorra em prejuízos se decidir vendê-las após uma redução em seus valores de mercado.
A receita contratada futura da frota de embarcações da Companhia poderá não ser realizada.
A Companhia pode ser penalizada pelos Clientes, por conta da característica de seus contratos, pelo não atendimento das obrigações contidas nos contratos de afretamento e/ou prestação de serviços, especialmente em relação à indisponibilidade das embarcações, o que pode acarretar penalidades, e dependendo da gravidade a rescisão dos contratos.
A perda de pessoal importante e a incapacidade de retenção e treinamento podem reduzir a eficiência operacional e afetar negativamente os resultados operacionais da Companhia.
A Companhia e suas controladas estão sujeitas a riscos relacionados a normas trabalhistas específicas, cujo descumprimento poderá ter um impacto adverso relevante.
A Companhia pode não ser capaz de obter ou manter todas as licenças e autorizações exigidas para suas operações.
Uma falha na gestão de apólices de seguros, coberturas de riscos e gestão de sinistros {inclusive em razão de insuficiência de cobertura para eventuais sinistros e perdas, bem como de não abrangência de todos os riscos aos quais a Companhia e seus ativos estejam sujeitos} pode afetara continuidade dos negócios da Companhia
Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem afetar adversamente a Companhia
A Companhia depende de sistemas de informação para conduzir seus negócios e a falha em proteger esses sistemas contra violações de segurança poderão afetar adversamente os seus resultados.
O Código de Conduta Ética, a política anticorrupção e os controles internos da Companhia, bem como os contratos celebrados com os fornecedores podem falhar ou não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção e fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores, empregados e fornecedores, o que pode gerar para a Companhia sanções cíveis e administrativas, além de danos à reputação da Companhia, incluindo potencial responsabilização criminal para membros da sua administração, funcionários ou representantes.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
Incidentes de segurança cibernética incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia, podem resultar em danos à reputação e financeiros para a Companhia.
A incapacidade ou falha em protegera propriedade intelectual da Companhia ou a violação pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.
Parte dos imóveis operacionais ocupados pela Companhia são ocupados por meio de cessão sob o regime de aforamento.
Parte dos imóveis operacionais ocupados pelo grupo da Companhia, bem como parte substancial das embarcações do grupo da Companhia, estão onerados.
A Companhia poderá fazer aquisições significativas que, se não integradas com sucesso às suas operações, poderão afetar adversamente os seus resultados operacionais.
Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho poderá afetar os negócios da Companhia
A Companhia pode não pagar dividendos aos acionistas detentores de suas ações.
A Companhia pode vir a obter capital adicional no futuro por meio da emissão de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar numa diluição da participação dos seus acionistas no capital social da Companhia.
A Companhia é uma holding e depende da capacidade de suas controladas de distribuir recursos a ela para que possa cumprir suas obrigações financeiras e fazer pagamentos de dividendos. Além disso, os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas controladas, que não podem garantir que serão suficientes ou estarão disponíveis para distribuição.
A Companhia não pode garantir que conseguirá obter novos financiamentos com o BNDES no futuro.
Os atuais acionistas controladores têm o poder de controlar a Companhia e todas as suas subsidiárias, e seus interesses podem entrar em conflito com os interesses de outros acionistas.
Os atuais acionistas da Companhia podem ter interesses em conflito com os interesses de outros acionistas, inclusive com relação a transações com partes relacionadas.
O estatuto social da Companhia contém disposição que prevê a efetivação de oferta pública de aquisição de ações por atingimento de participação relevante o que pode dificultar ou
atrasar uma alteração no controle da Companhia e outras transações benéficas aos investidores, bem como a possibilidade de dispensa da obrigação de efetivar essa oferta , o que em determinadas situações pode ser contrário aos interesses de certos investidores.
Um aumento no preço do combustível, da eletricidade e repasse de variação cambial por parte dos fornecedores pode afetar negativamente as atividades e os resultados operacionais da Companhia.
Riscos operacionais decorrentes de operações de terceiros contratados pela CBO ou pelo cliente para atuar a bordo das embarcações decorrente do não fornecimento de material ou no não cumprimento do escopo contratado poderão impactar diretamente o índice de operacionalidade da Companhia.
A utilização de colaboradores terceirizados pode implicar a assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.
A prestação de serviços da Companhia é concentrada em um único cliente, que por sua vez está sujeito a fatores macroeconômicos, como a variação do preço do barril do petróleo, e políticos por ser uma empresa controlada pelo Governo Federal
A Companhia possui um número limitado de potenciais clientes.
A Petrobras celebra normalmente seus contratos por meio de licitações públicas rigorosas. A Companhia não pode garantir se ou quando a Petrobras, ou outros potenciais clientes, farão novas licitações ou concorrência, nem se terá sucesso em seus esforços para obter contratos futuros com a Petrobras ou outros potenciais clientes em termos favoráveis à Companhia.
A Companhia tem grande dependência do setor de petróleo e gás. As mudanças no nível de gastos com exploração e produção, nos preços de petróleo e gás, bem como percepções do setor sobre preços futuros de petróleo e gás poderiam reduzir substancialmente a demanda pelos serviços prestados pela Companhia.
Disputas na OPEP {Organização dos Países Produtores de Petróleo}, tal como a recente entre Arábia Saudita e Rússia colocando um fim de uma parceria entre os países que estava em vigor desde 2016, podem afetar significativamente o panorama da indústria de Óleo e Gás e, consequentemente as atividades da Companhia.
A Companhia está sujeita a diversas regulamentações governamentais, cuja eventual desconformidade pode afetar a Companhia de forma adversa . Adicionalmente , a Companhia também pode ser adversamente afetada por alterações regulatórias que impactem suas atividades ou estratégia de negócios.
Alterações na legislação tributária, incentivos fiscais, benefícios ou diferentes interpretações da legislação tributária podem afetar adversamente os resultados das operações da Companhia.
A dinâmica de contratos bem como os controles cambiais e restrições sobre remessas ao exterior podem afetar negativamente a capacidade de faturamento da Companhia, bem como distribuições de resultado de empresas do grupo econômico da Companhia.
A Companhia realiza atividades de recebimento, transporte e fornecimento de elevados volumes de produtos considerados poluentes.
A Companhia está sujeita a extensa legislação ambiental e se a Companhia ou suas controladas não observarem a regulamentação aplicável, os negócios da Companhia podem ser prejudicados.
A Companhia poderá ser responsabilizada por perdas e danos causados a terceiros, inclusive danos ambientais.
A Companhia e suas subsidiárias podem descumprir as condicionantes previstas nas licenças ambientais de seus empreendimentos.
O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China, União Europeia e Reino Unido podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.
A inflação e eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil para combatê-la, incluindo aumentos nas taxas de juros, poderão contribuir para a incerteza econômica no Brasil, podendo gerar um efeito adverso relevante a todo o mercado, inclusive acarretando eventuais consequências em relação à condição financeira, resultados operacionais e o preço de mercado das ações da Companhia.
A intervenção do governo brasileiro na economia nacional por meio de modificações significativas em suas políticas e normas monetárias, fiscais, creditícias e tarifárias podem afetar os negócios da Companhia.
Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente a obtenção de capital de terceiros.
Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia.
A Companhia está exposta às flutuações do câmbio que podem adversamente afetar sua condição financeira.
A instabilidade política pode afetar adversamente os negócios e resultados.