Empresas

AES Brasil Energia-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A AES Brasil Energia S.A, anteriormente denominada AMETHYSTUSA 007.20 PARTICIPAÇÕES S.A., é uma companhia de capital aberto, com sede na Avenida Luiz Carlos Berrini, 1.376, 12° andar da Torre A· Sala Digitalização, Brooklin Paulista, São Paulo – SP, que tem por objetivo principal exercer o controle de sociedades que atuam majoritariamente nos setores de geração de energia elétrica.

Leia também:

A Companhia foi constituída em 20 de março de 2020 pelos acionistas Stigma Holdings Participações Ltda. e Kappa Holdings Participações Ltda., que em 14 de outubro de 2020, cederam e transferiram todas as ações da Companhia para a AES Tietê Energia S.A., por quem foi controlada diretamente até 31 de dezembro de 2020.

Em 29 de março de 2021, a Companhia se tornou controladora da AES Tietê por meio de incorporação reversa de ações, conforme detalhado na nota explicativa nº 2. A partir dessa data, a Companhia é diretamente controlada pela AES Holdings Brasil Ltda. e indiretamente pela The AES Corporation (“AES Corp”), sediada nos Estados Unidos da América.

Dados da controlada direta AES Tietê Energia

O início das operações da controlada direta AES Tietê Energia ocorreu em 1° de abril de 1999, após processo de cisão parcial da Companhia Energética de São Paulo – Cesp, e consequente privatização da Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê (atualmente AES Tietê Energia S.A.) por meio do Edital de Privatização nº SF /002/99. A controlada direta AES Tietê Energia está autorizada a operar como concessionária de uso do bem público na produção e comercialização de energia elétrica, na condição de Produtor Independente de Energia, e tem suas atividades regulamentadas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O contrato de concessão da controlada direta AES Tietê Energia, assinado em 20 de dezembro de 1999, tem prazo de duração de 30 anos vencendo em 2029, assim como a concessão da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mogi-Guaçu. Já as PCHs São José e São Joaquim possuem autorização para operarem até o ano de 2032. Adicionalmente, a controlada direta AES Tietê Energia possui as seguintes unidades produtoras de energia eólica e solar: Complexo Eólico Alto Sertão li, Complexo Solar Guaimbê e Complexo Solar Ouroeste, composto pela Planta Solar Boa Hora e Planta Solar Água Vermelha.