Empresas

Oceanpact-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A OceanPact Serviços Marítimos S.A. é uma sociedade anônima de capital aberto que foi constituída em 21 de setembro de 2007, tem sede no Rio de Janeiro/RJ, e possui cinco filiais. As empresas controladas e controladas em conjunto são sociedades de capital fechado e não possuem ações negociadas em bolsas de valores.

Leia também:

A oferta pública realizada em 12 de fevereiro de 2021 contou com distribuição primária e secundária de ações ordinárias, compreendendo a distribuição primária de 71.748.879 novas ações e distribuição secundária de 24.215.247 ações de titularidade dos acionistas vendedores, ao preço por ação de R$11,15 (em Reais), perfazendo o montante total de R$1.070.000.

A Companhia tem por objeto social o treinamento e consultoria em serviços marítimos, meio ambiente, energia e logística; serviços em campo na aquisição de dados, medições e monitoramento ambiental; criação e invenção de produtos e soluções nas áreas marítima e ambiental; especificação, execução e análise de levantamentos hidrográficos; aluguel de barcos, lanchas e outras embarcações, com ou sem tripulação; navegação e serviços de apoio marítimo e portuário; operação, manutenção e aluguel de equipamentos de combate a derramamento de óleo e emergências ambientais; proteção ambiental; afretamento de embarcações próprias ou de terceiros para operações de exploração de petróleo ou qualquer outra atividade marítima, com ou sem tripulação; e participação no capital de outras Companhias. Seus serviços são prestados essencialmente no Brasil, sendo que alguns serviços são prestados no exterior, como por exemplo aluguel de equipamentos, treinamentos e manutenção de equipamentos, afretamento de embarcações e apoio marítimo.

A OceanPact é uma das principais prestadoras de serviços em ambiente marinho do Brasil, oferecendo serviços para estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável do mar, do litoral e dos recursos marinhos, principalmente no setor de óleo e gás, e em diversos outros setores da economia, como portuário, navegação, mineração, energia e telecomunicações. Com grandes inventários de equipamentos de prevenção e combate a derramamentos no mar e de coleta de dados oceanográficos, a Companhia possui atualmente uma frota de 25 embarcações, capazes de atender as mais diversas demandas de seus clientes. Possui ainda uma importante base de resposta a emergência da América Latina, situada no Porto do Açu, norte do Rio de Janeiro. As operações da Companhia são divididas em dois segmentos denominados (i) Embarcações, e (ii) Serviços. A Companhia opera nesses dois segmentos nas suas três áreas de atuação, quais sejam:

(i)           Ambiental, que inclui serviços de proteção ambiental, levantamentos oceanográficos, licenciamentos e estudos ambientais, segurança operacional e remediação ambiental;

(ii)          Subsea, que inclui serviços de geofísica, geotecnia, inspeção, reparo e manutenção, suporte à construção e descomissionamento; e

(iii)         Logística e Engenharia, que inclui serviços de logística marítima, bases de apoio offshore, engenharia portuária e costeira, obras e dragagens e facilities e limpeza industrial.

A Companhia e algumas de suas investidas estão sujeitas à regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários -ANTAQ e cumpre com os requerimentos operacionais aplicáveis.