Centro de Tecnologia Canavieira-Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira S.A. tem por objetivo social a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de tecnologias para o setor sucroenergético. com destaque para o desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar, através de melhoramento genético e biotecnologia, além de novas tecnologias. A sede da Companhia está localizada na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo.
Leia também:
Desde 24 de agosto de 2016 a Companhia possui registro de companhia aberta na categoria “B” perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), e integra o segmento Bovespa Mais.
A Companhia possui duas grandes áreas de foco de pesquisa sendo uma delas a de Melhoramento Genético na qual detém um amplo banco de germoplasma de cana-de-açúcar e papel destacado nos campos do melhoramento convencional e da biotecnologia aplicados à cana sendo esses apenas um segmento seguindo o CPC 22 – Informações por segmento. Outro foco é na área de Novas Tecnologias, explorando tecnologias disruptivas buscando ganhos de produtividade, como por exemplo, as sementes artificiais.
A Companhia possui uma subsidiaria integral, denominada CTC Genomics LLC, em Saint Louis, Estados Unidos da América, (“CTC Genomics” ou “Controlada”), cujo objeto social é de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. A Companhia e sua controladas são denominadas em conjunto como “Grupo”, nessas informações intermediarias.
Em linha com a nossa estratégia de desenvolver tecnologias disruptivas que aumente a produtividade agrícola no setor sucroenergético, em 6 de agosto de 2018 obtivemos da CTNBio, a aprovação da primeira variedade geneticamente modificada CTC 20 Bt. Essa variedade representa um marco na indústria sucroenergética global. Por ser a primeira desenvolvida com tecnologia 100% brasileira pelo Grupo, a CTC 20 Bt é resistente à broca da cana (diatraea saccharalis), principal praga das lavouras brasileiras. Em 2018 tivemos a aprovação da segunda variedade geneticamente modificada, a CTC 9001 Bt. No terceiro trimestre de 2019, a CTNBio publicou a aprovação do uso comercial do terceiro evento de modificação genética em variedade de cana-de-açúcar, a “CTC 9003 Bt”. A nova variedade também tem como característica a resistência à broca da cana, principal praga que ameaça a cultura. Mais uma variedade elite transformada e adaptada a diferentes regiões foi aprovada para comercialização. Por fim, no terceiro trimestre de 2020, a CTNBio publicou a aprovação do uso comercial do quarto evento de modificação genética em variedade de cana-de-açúcar, a “CTC 7515BT”. A nova variedade é uma das variedades geneticamente modificadas desregulamentadas mais rapidamente para comercialização.