Aliança da Bahia-Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
A Companhia de Participações Aliança da Bahia, oriunda da cisão parcial efetuada pela Companhia de Seguros Aliança da Bahia, em 14 de maio de 1997, tem por objetivo a participação em outras sociedades, na qualidade de sócia, cotista e/ou acionista e a administração de bens próprios. A sede está localizada na Rua Pinto Martins, nº 11, 3° andar, sal ar 304, Comércio – Salvador/BA, Brasil.
Leia também:
A Companhia é controladora das empresas mencionadas a seguir, sendo as seguintes atividades desenvolvidas por estas controladas:
A controlada Agropastoril Vila Real S.A., na qual a Companhia detém participação de 99,9%, tem por objetivo social a cria, recria, seleção, engorda, compra e venda de gado bovino e outras espécies, exercendo ainda atividades agrícolas e outras que, de forma direta ou indireta, com elas se relacionem. Adicionalmente, a Agropastoril se dedica ao cultivo do cacau e extração de piaçava.
A controlada Aliança da Bahia Engenharia e Serviços Administrativos Lida. (antiga Aliança da Bahia Construtora e Imobiliária Ltda.), na qual a Companhia detém participação de 100%, tem por objetivo social a prestação de serviços de engenharia, atividades de consultoria em gestão empresarial, construções de edifícios, construção de instalações esportivas e recreativas, atividades paisagísticas, incorporação de empreendimentos imobiliários, compra e venda de imóveis próprios, gestão e administração da propriedade imobiliária, aluguel de imóveis próprios, sociedades de participações e serviços combinados para apoio a edifícios. Desde a sua fundação, vem se dedicando à prestação de serviços na realização de obras de manutenção/ampliação nas empresas do grupo societário.
A controlada Aliança da Bahia Patrimonial Lida., na qual a Companhia detém participação de 100%, tem por objeto social a compra e venda de imóveis próprios, aluguéis de imóveis próprios, loteamento de imóveis próprios, gestão e administração da propriedade imobiliária, holdings de instituições não financeiras e incorporação de empreendimentos imobiliários. O patrimônio dessa controlada foi formado durante o exercício findo em 31 de dezembro de 2020 pela incorporação dos ativos e passivos oriundos da cisão parcial do Hospital Aliança, no montante de R$ 89.169 e aporte de bens transferidos da Controladora, no montante de R$ 149.351.
O Hospital Aliança era uma controlada da qual a Companhia possuía detinha 100% de participação até 30 de junho de 2020 e a partir de 01 de julho de 2020, a Companhia passou a deter 20% de participação decorrente da venda de controle, não sendo mais requerida a consolidação das demonstrações financeiras da investida. Este investimento continua sendo avaliado pelo método de equivalência patrimonial, em função da existência de influência significativa.