Empresas

Vivara-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia pode vir a enfrentar dificuldades em inaugurar e/ ou operar novas lojas ou quiosques e em reformar periodicamente lojas existentes, o que poderá afetar de maneira adversa a Companhia.

A Companhia pode não conseguir renovar os contratos de locação de suas lojas atuais ou celebrar os contratos de locação de novas lojas em termos aceitáveis, e pode estar sujeita a multas contratuais em caso de rescisão de contratos de locação relativos às lojas que a Companhia decidir fechar.

A Companhia pode não identificar ou não responder de forma rápida e bem -sucedida às mudanças nas tendências da moda e nas preferências dos clientes.

A Companhia pode enfrentar riscos relacionados à operação de seu processo de distribuição.

Grande parte das lojas da Companhia estão localizadas em shopping centers frequentados por seu público-alvo e a capacidade da Companhia de atrair clientes depende da capacidade de tais shopping centers de continuar a atrair tráfego, da manutenção dessas lojas em tais shopping centers, bem como da abertura de novas lojas em outros shopping centers frequentados por seu público-alvo.

As subsidiárias operacionais da Companhia podem ser afetadas de maneira relevante e adversa em caso de suspensão, modificação, cancelamento, revogação, não renovação ou não prorrogação dos incentivos fiscais atualmente concedidos pelas autoridades públicas competentes.

A incapacidade ou falha em proteger a propriedade intelectual da Companhia ou a violação, pela Companhia, à propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

A interrupção das atividades nas unidades de produção ou distribuição pode afetar adversamente seus negócios, situação financeira e resultados.

A dependência da Companhia de terceiros para a fabricação de produtos pode afetar adversamente seus negócios, situação financeira, reputação e resultados.

A disponibilidade de matéria prima, bem como flutuações cambiais e alterações regulamentares e tarifárias nos países dos quais a Companhia importa suas matérias­ primas poderão afetar adversamente seus negócios.

A Companhia está sujeita a perdas não cobertas pelos seguros contratados e a dificuldades para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre seus negócios.

A Companhia pode não ter sucesso com sua estratégia de crescimento por meio de aquisições de novos negócios ou marcas, as quais envolvem riscos.

Podemos não ser capazes de nos adaptar rapidamente às transformações digitais exigidas pelos clientes e pelo setor.

Problemas nos sistemas de tecnologia da informação/ ou a impossibilidade de atualizá-los constantemente/   poderão impactar adversamente as operações e o controle de estoque da Companhia.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de controles poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios.

Os processos de governança da Companhia, gestão de riscos e compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos materiais e adversos em seus negócios, situação financeira, resultados operacionais e cotação de mercado de suas ações ordinárias.

Falhas na proteção de dados pessoais podem afetar a Companhia de forma adversa.

A perda de membros da administração e de colaboradores-chave, o enfraquecimento da cultura corporativa e/ ou a incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado poderá ocasionar um efeito adverso relevante na Companhia.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos contra a Companhia, seus administradores e/ ou seus acionistas controladores podem causar efeitos adversos para a Companhia.

As vendas da Companhia e a contratação de colaboradores adicionais flutuam sazonalmente, e qualquer circunstância que afete a Companhia no último trimestre de qualquer exercício social poderia ter um efeito negativo desproporcional sobre a condição financeira e resultado operacional da Companhia.

A Companhia opera por meio de canais distintos (lojas físicas e virtuais) e a integração desses canais é cada vez mais importante para o sucesso do negócio.

A Companhia depende de uma infraestrutura logística, principalmente, aérea para manutenção do modelo de distribuição de seus produtos.

A Companhia pode precisar obter recursos mediante emissões adicionais de valores mobiliários no futuro, que pode diluir a participação de seus acionistas.

A Companhia não é proprietária de toda a área onde está localizada sua única fábrica.

As vendas da Companhia dependem em grande parte da eficácia de seus programas de propaganda e marketing.

O setor varejista é sensível a diminuições no poder de compra e de crédito do consumidor e a ciclos econômicos desfavoráveis.

O resultado da Companhia poderá ser afetado adversamente pela não obtenção ou renovação, em prazo adequado, das licenças municipais e do corpo de bombeiros, principalmente no caso de sua fábrica.

Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho da Companhia pode afetar as suas operações.

Os acionistas da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A Companhia continuará sendo controlada pelo atual bloco controlador, cujos interesses poderão divergir daqueles de outros acionistas.

A Companhia é uma sociedade holding e depende dos resultados de suas subsidiárias

Os negócios da Companhia dependem de um fornecimento estável e adequado de matérias-primas, que podem estar sujeitas a escassez no fornecimento ou atrasos na entrega.

As atividades da Companhia dependem do bom relacionamento e da reputação de seus fornecedores.

Uma falha no sistema de segurança da Companhia com relação à proteção de informações confidenciais de seus clientes poderá prejudicar a reputação e a marca da Companhia e afetar substancialmente os seus negócios e os resultados de suas operações.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e, consequentemente, a Companhia.

A variação dos preços das commodities utilizadas pela Companhia, na aquisição de seus insumos, pode impactar os resultados da Companhia.

A regulamentação da Internet e do comércio eletrônico pelo Governo Federal está em constante mutação e mudanças desfavoráveis poderão vir a prejudicar os negócios da Companhia.

Mudanças na legislação fiscal podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos, o que poderia reduzir a rentabilidade da Companhia.

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis., criminais e administrativas.

O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia.

Instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e os resultados de suas operações, bem como poderá afetar também o preço de negociação das ações da Companhia.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações da Companhia.

A relativa volatilidade do mercado de capitais brasileiro poderá restringir consideravelmente a capacidade dos investidores de vender as ações da Companhia pelo preço desejado e no momento desejado.