Empresas

Ventos do Sul Energia-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia pode não ser bem sucedida na execução de sua estratégia de negócios, o que poderá afetar negativamente os planos da Companhia para aumentar sua receita e rentabilidade.

O nível de endividamento da Companhia, bem como os termos dos respectivos contratos financeiros, poderão afetar a Companhia adversamente.

A Companhia não está segurada contra todos os riscos que envolvem suas atividades e as coberturas de seguro da Companhia podem ser inadequadas para cobrir todas as perdas e/ ou responsabilidades que podem ser incorridas em suas operações.

Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizar depósitos judiciais ou de se prestar ou oferecer garantias em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia, na sua condição financeira e nos seus resultados operacionais.

A Companhia não é proprietária dos imóveis nos quais são instalados seus parques eólicos.

A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas

A Companhia pode não ser capaz de gerar toda a energia a que se obrigou contratualmente, o que pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia

A Companhia possui responsabilidade objetiva por quaisquer danos causados a terceiros decorrentes da prestação inadequada de serviços elétricos.

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus ( COVI D- 19 ), a percepção de seus efeitos , ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e  imprevisíveis, podendo resultar em efeitos adversos relevantes nos negócios da Companhia, condição financeira , resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, a capacidade da Companhia de continuar operando os seus negócios.

Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às atividades da Companhia podem afetar adversamente seus resultados operacionais.

A Companhia depende de prestadores de  serviços terceirizados para atividades de operação e manutenção de suas centrais geradoras de energia elétrica e, caso esses serviços não sejam adequadamente executados, a Companhia  poderá sofrer um efeito adverso relevante.

A Companhia adquire equipamentos nacionais e importados, e contrata serviços terceirizados para a operação e manutenção dos seus empreendimentos. Caso os equipamentos não sejam entregues a contento ou os serviços não sejam executados de acordo com as especificações e padrões mínimos relativos a cada empreendimento, a Companhia poderá sofrer um impacto adverso em suas receitas e resultados operacionais.

Caso os prestadores de serviço contratados pela Companhia causem dano ambiental, a Companhia pode ser responsabilizada  na  esfera  civil, solidariamente, por sua reparação.

A Companhia possui relevante concentração de clientes.

A Companhia poderá não ser capaz de comercializar toda sua energia aos preços planejados

A Companhia está sujeita a uma abrangente legislação e regulamentação impostas pelo governo federal e pela ANEEL, e não tem como prever o efeito de eventuais alterações na legislação ou na regulamentação ora em vigor sobre seus negócios e resultados operacionais.

O Ministério de Minas e Energia possui discricionariedade para determinar os termos e condições aplicáveis às autorizações de uso de potenciais eólicos. Assim, é possível que a Companhia tenha que se sujeitar a aumentos  não previstos em seus custos.

A Companhia está sujeita a extensa regulamentação ambiental incorrendo em custos substanciais para cumprir regulamentações ambientais  e ela pode se expor a responsabilidades caso não cumpra tais regulamentações ou em decorrência de movimentação de materiais perigosos pela Companhia.

A Companhia poderá ser responsabilizada por perdas e danos causados a terceiros, inclusive danos ambientais.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o atual coronavírus (COVI D-19), pode levar a uma maior volatilidade  no mercado de  capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira , impactando o mercado de negociação os valores mobiliários de emissão da Companhia.

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso nos negócios da Companhia.

Riscos relacionados à inflação

Eventos e percepção de risco em outros países podem ter impacto negativo na economia brasileira e no preço de mercado dos títulos e valores mobiliários de emissores do Brasil, bem como a instabilidade cambial e as oscilações do  valor do Real frente ao valor do Dólar podem prejudicar a economia brasileira.