Mosaico-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Nossas receitas dependem substancialmente das contratações por lojas parceiras dos serviços que oferecemos, que poderiam diminuir em razão do aumento de concorrência, de condições de mercado, redução na demanda por esses serviços e produtos ou em razão de outros fatores como indisponibilidade de nossa infraestrutura ou aplicações. Além disso, podemos não ser capazes de atrair novas lojas parceiras, manter nossas atuais lojas parceiras, ou ainda expandir nossos produtos e serviços para nossas lojas parceiras atuais.
Podemos ser responsabilizados pelo inadimplemento e comercialização de produtos inadequados por parte de lojas parceiras cadastradas em nossa plataforma, podendo causar danos à nossa imagem, marcas e aos nossos resultados financeiros.
Comamos com mecanismos e algoritmos de pesquisa para gerar tráfego para nossos sites que podem ter um impacto negativo em nossos negócios, desempenho financeiro e perspectivas.
A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundi al da Saúde devido à propagação da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma como a pandemia afetará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente nossos negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, nossa capacidade de continuar a operar nossos negócios.
A competição nos mercados em que atuamos pode afetar nossa participação nestes mercados e estratégia de preços. Podemos não conseguir manter e aumentar o reconhecimento de nossas marcas, o que poderia limitar nossa capacidade de manter nosso desempenho financeiro atual ou alcançar um crescimento adicional.
Dependemos da nossa capacidade de desenvolver novos serviços, internamente, por meio de parceiros ou de aquisições, e da nossa capacidade de adaptação às rápidas mudanças tecnológicas.
Podemos enfrentar dificuldades para integrar os ativos ou as operações das empresas adquiridas as nossas operações.
Foi reconhecido o “ganho por compra vantajosa” na aquisição do Buscapé no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2019. Não podemos garantir que novas aquisições com tal reconhecimento ocorram no futuro, o que poderá nos afetar adversamente.
Podemos sofrer perdas de membros chave da nossa administração e gerência ou sermos incapazes de atrair ou manter pessoas qualificadas em nossa administração ou gerência.
Podemos não conseguir atrair novos talentos e/ou treinar e manter colaboradores qualificados para apoiar nossas operações.
Estamos sujeitos a falhas ou interrupções em nossos sistemas, redes de comunicação, hardwares , softwares, data centers, infraestrutura de rede, violações de segurança, ataques de hackers e outras situações similares que estejam sob ou além de nosso controle.
A incapacidade ou falha em proteger nossos direitos de propriedade intelectual, industrial ou autoral ou se nossos parceiros ou fornecedores utilizarem propriedade intelectual, industrial ou autoral de terceiros sem autorização poderá causar um impacto negativo em nossos negócios e reputação.
O uso de propriedade intelectual, industrial ou autoral de terceiros de forma irregular pode nos impedir de usar a tecnologia necessária para desenvolver ou fornecer nossos produtos ou serviços ou nos sujeitar a litígios de propriedade intelectual.
Estamos sujeitos a perdas não cobertas pelos seguros contratados e a dificuldades para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre nossos negócios.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para nós.
Podemos não pagar quaisquer dividendos.
As nossas instalações físicas e nossos sistemas de informação estão sujeitos a infortúnios em decorrência de falhas humanas, desastres catastróficos, eclosão de doenças contagiosas ou eventos similares
Nós temos escritórios administrativos instalados em propriedades alugadas e a nossa incapacidade de renovar nossos contratos de locação em termos comercialmente aceitáveis pode afetar adversamente nossos resultados operacionais.
Podemos precisar realizar um aumento de capital adicional no futuro para implementar nossa estratégia de negócios, o que poderá resultar em uma diluição da panicipação de nossos acionistas em nosso capital social em se tratando de ações ou valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações.
Os interesses de nossos atuais acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.
Podemos deixar de possuir um grupo de controle definido nos deixando suscetíveis a alianças ou conflitos emre acionistas, morosidade para aprovação de algumas matérias em Assembleias Gerais ou Reuniões do Conselho de Administração por inexistência de quórum ou impasses, e outros eventos decorrentes da ausência de acionista controlador ou grupo de controle.
Não há garantia de que nossos fornecedores e parceiros não venham a se utilizar de práticas irregulares.
Utilizamos softwares e tecnologias de terceiros que estão sujeitos a determinados licenças cuja falta pode nos afetar adversamente.
Reduções em gastos com tecnologia da informação podem limitar nossa capacidade de crescer e desenvolver o nosso negócio.
Nossos negócios dependem do acesso contínuo edesimpedido de nossos clientes à internet.
Podemos não ser capazes de repassar integralmente às lojas parceiras os aumentos de custos que incorremos.
Estamos sujeitos ao risco de crédito relacionado às nossas lojas parceiras, bem como a possíveis perdas decorrentes de inadimplência relevante a eles relacionada.
Podemos ser responsabilizados por perdas causadas por nossos serviços ou produtos aos consumidores, o que pode afetar adversamente nossos resultados.
Eventual elevação nos tributos incidentes sobre o setor de tecnologia no Brasil pode afetar adversamente nossos resultados.
O setor de varejo, intimamente ligado ao setor em que atuamos, é sensível a diminuições no poder de compra do consumidor, a ciclos econômicos desfavoráveis,como o enfrentado pelo Brasil nos últimos tempos e os resultados de nossa operação podem ser afetados adversamente pela sazonalidade das vendas do setor de varejo.
A expansão de nossos negócios depende do aumento da disponibilidade, qualidade e uso da internet no Brasil, bem como do crescimento do e-commerce no país.
Podemos enfrentar restrições e multas nos termos do Código Brasileiro de Proteção ao Consumidor no futuro.
Os imóveis que ocupamos ou podemos vir a ocupar estão sujeitos a licenças de funcionamento municipais e do corpo de bombeiros.
Estamos sujeitos a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteçãode Dados
e podemos ser afetados adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
Estamos sujeitos a penalidades por descumprimento das obrigações previstas no Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014).
A regulamentação da internet no Brasil ainda é recente e relativamente limitada.
Estamos expostos a riscos em relação ao cumprimento das leis e regulamentos anticorrupção, de prevenção à lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo, fraudes e demais arividades impr óprias ou ilegais, ou outros eventos adversos que podem impactar adversamente a nossa reputação.
Falhas nos nossos sistemas, políticas e procedimentos de gestão e controle de riscos poderão afetar adversamente nossos negócios.
Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira, por resultados desfavoráveis de contingências tributárias ou pela modificação, suspensão ou cancelamentode benefícios fiscais/regimes especiais.
Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira.
Desenvolvimentose mudanças na percepção dos inv estidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as nossas ações.
A instabilidade política e econômica no Brasil pode afetar adversamente nossos negócios, result ados de suas operaçõese o preço de negociação de nossas ações.
A inflação e as medidas do Governo Federal para combater a inflação podem comribuir signi ficativamente para a inceneza econômica no Brasil e podem ter um efeito adversosobre nós e sobre o preço de mercado das nossas ações ordinárias.
O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem ter um efeito material adverso sobre a Companhia.
A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre nós.
Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações ordinárias.
A volatilidade e a falta de liquidez inerente ao mercado brasileiro de valores mobiliários podem limitar significativamente a capacidade dos investidores venderem nossas ações ordinárias pelo preço e na ocasião que desejarem.