Movida-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
O valor de venda dos veículos utilizados nas operações da Companhia é fundamental para o retorno esperado de seus contratos, sendo que seus resultados poderão ser afetados por falhas na determinação de preços de venda dos referidos veículos.
O financiamento da estratégia de crescimento e renovação da frota da Companhia requer capital intensivo de longo prazo.
A Companhia não mantém seguro contra certos riscos.
A Companhia depende de sistemas automatizados e informatizados.
Falhas na proteção de dados pessoais podem afetar a Companhia de forma adversa.
Estamos sujeitos a riscos relacionados a disputas judiciais e administrativas, as quais podem afetar de forma adversa nossos resultados
Aumentos significativos nos custos dos insumos necessários às atividades da Companhia podem afetar adversamente seus resultados operacionais.
Os negócios de aluguel de carros e, principalmente de gestão de frotas, possuem poucas ou nenhuma barreira de entrada. Novos competidores podem entrar no mercado a qualquer momento.
A Companhia está sujeita ao risco de não renovação de contratos de terceirização de frotas com seus principais clientes ou não celebração de novos contratos de terceirização de frotas.
Os resultados da Companhia podem ser afetados pelo aumento do custo de aquisição de carros novos.
O sucesso da Companhia depende de sua habilidade de atrair, treinar e reter profissionais capacitados.
A Companhia está sujeita a compromissos restritivos (covenants).
Dificuldades na gestão dos riscos de crédito e liquidez podem causar impactos adversos no desempenho financeiro e operacional e limitar o crescimento da Companhia.
Um dos membros do Conselho de Administração e acionista controlador indireto da Companhia é parte um processo criminal que pode afetar a Companhia negativamente.
A Companhia pode vir a obter capital adicional no futuro por meio da emissão de ações, o que poderá resultar em uma diluição da participação dos acionistas em seu capital social.
Parte dos imóveis que a Companhia ocupa está em processo de obtenção ou de renovação de alvarás, licenças municipais, ambientais e do corpo de bombeiros.
Não há como garantir o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas da Companhia no futuro.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de controles poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios.
As medida s adotadas pela Companhia podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção, fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores, empregados e fornecedores, o que pode gerar multas regulatórias e danos à reputação da Companhia.
A Companhia pode não ser bem-sucedida na execução de sua estratégia de aquisições.
A Companhia possui um acionista controlador direto cujos interesses podem ser conflitantes com os interesses de seus investidores.
O mercado brasileiro de fabricação de automóveis é marcado por uma forte concentração de montadoras de veículos.
As atividades da Companhia dependem de seu relacionamento com seus fornecedores.
A Companhia está exposta ao risco de crédito em suas atividades operacionais, o que pode afetar desfavoravelmente sua condição financeira e resultados operacionais.
A deterioração das condições econômicas e de mercado em outros países, principalmente nos emergentes ou nos Estados Unidos, pode afetar negativamente a economia brasileira e os negócios da Companhia.
A redução na demanda de veículos usados pode impactar adversamente os negócios da Companhia.
A forte concorrência nos segmentos de aluguel de carros e de gestão de frotas pode afetar os resultados operacionais da Companhia.
Mudanças na legislação fiscal podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos.
Parte de nossas lojas não está localizada em imóveis próprios. Caso não sejamos capazes de renovaras locações de nossas lojas ou caso renovemos em termos menos favoráveis, nossas operações poderão ser adversamente afetadas.
As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que a Companhia atualmente incorre para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas
A intervenção do governo brasileiro na economia nacional por meio de modificações significativas em suas políticas e normas monetárias, fiscais, creditícias e tarifárias podem afetar os negócios da Companhia.
A instabilidade política pode afetar adversamente os negócios e resultados da Companhia, além do preço de suas ações e sua reputação.
A inflação e as medidas do Governo Federal para combatê-la podem influenciar significativamente a incerteza econômica no Brasil, e podem afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia
o governo brasileiro exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia do país. Essa influência, bem como condições políticas e econômicas do Brasil, pode, indiretamente, afetar negativamente o negócio da Companhia, sua situação financeira e seus resultado s operacionais.
Qualquer queda adicional no rating de crédito da Companhia ou do Brasil pode afetar adversamente o acessoe/ ou o limite das linhas de financiamento para os investimentos da Companhia.
A relativa volatilidade e a falta de liquidez no mercado de capitais brasileiro e/ou das ações de emissão da Companhia poderão limitar a capacidade de venda das ações pelo preço e momento desejados.
Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira.
Diminuições no número de passageiros de empresas aéreas ou no fluxo de pessoas em aeroportos poderiam nos afetar de forma negativa.