Linhas de Xingu Transmissora-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A concessão da Linhas de Xingu Transmissora de Energia S.A. pode ser extinta, o que causará um efeito adverso para a Companhia.
A Companhia pode ser adversamente afetada em decorrência das disposições restritivas de seus contratos de dívida, bem como de sua alavancagem e obrigações de serviço de dívida.
A Companhia pode ser adversamente afetada se não for bem-sucedida na execução de sua estratégia.
Os ativos da Companhia são impenhoráveis: de acordo com a legislação em vigor e com o Contrato de Concessão celebrado em 16 de outubro de 2008, os bens da Companhia essenciais para a prestação dos serviços públicos de transmissão de energia elétrica, que devem ser revertidos para o Poder Concedente ao final do prazo de tal Contrato de Concessão, não estão sujeitos à penhora e à execução judicial. Assim, na hipótese de inadimplemento pela Companhia das obrigações financeiras, parte dos bens que compõem o ativo da Companhia não poderá ser objeto de execução.
A Companhia pode vir a ter que captar recursos adicionais por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação dos acionistas à época, no seu capital social.
Os detentores das ações da Companhia poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio ou receber dividendos inferiores ao mínimo obrigatório.
A Companhia terceiriza parte de seus serviços, expondo-a a riscos relacionados à terceirização de serviços.
A ocorrência de danos ambientais envolvendo as atividades da Companhia pode sujeitá-la ao pagamento de substanciais custo s de recuperação ambiental e indenizações, que podem afetar negativamente a situação financeira da Companhia e o valor de mercado dos valores mobiliários emitidos pela Companhia.
O setor de atuação da Companhia é altamente regulado e concede ampla discricionariedade ao Poder Concedente.
Eventuais alterações na regulamentação do setor elétrico podem afetar de maneira adversa as empresas do setor de energia elétrica, inclusive os negócios e os resultados da Companhia.
As atividades de transmissão de energia elétrica estão sujeitas a diversas leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança operacional, as quais podem, inclusive, se tornar mais rigorosas no futuro e resultar em maiores investimentos ou, ainda, em penalidades por danos ao meio ambiente, o que poderá afetar adversamente os negócios.