Empresas

Maestro Locadora-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde devido à propagação da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma como a pandemia afetará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, a capacidade de continuar a operar seus negócios.

Nossos negócios demandam disponibilidade de linhas de crédito para implementar nossa estratégia de crescimento.

Risco de aumento do custo de aquisição dos veículos novos.

A perda de membros da Diretoria e/ ou do Conselho de Administração ou a nossa incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado pode ter efeito adverso material sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais da Companhia.

Podemos não ser bem-sucedidos na implementação de nossa cultura de negócio nas sociedades adquiridas,fato que poderá causar um efeito  adverso nas nossas atividades, situação  financeira e resultados operacionais.

Podemos assumir certas contingências não identificadas e/ou não identificáveis em decorrência de empresas por nós adquiridas.

Estamos sujeitos a riscos relacionados a disputas judiciais e administrativas, as quais podem afetar de forma adversa nossos resultados.

A Companhia não mantém seguro contra certos riscos.

Estamos sujeitos ao cumprimento de obrigações específicas nos nossos contratos financeiros e instrumentos de dívida, bem como a limitações na capacidade de contrair dívidas adicionais.

A diminuição na demanda de carros usados pode impactar adversamente os nossos negócios.

Interrupções, falhas  ou  violações  nos  nossos  sistemas  automatizados  e informatizados podem nos impactar adversamente.

Os nossos negócios, práticas e políticas estão sujeitos a leis de privacidade, proteção de dados pessoais e cibersegurança, além de outras regulamentações governamentais no setor de tecnologia da informação.

Nosso capital é detido por um grupo de acionistas que pode ter interesses conflitantes com os nossos.

Nossos acionistas podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio na totalidade do resultado apurado anualmente.

Nossos resultados podem ser afetados caso não consigamos manter nossos atuais percentuais de descontos na aquisição de veículos novos com as montadoras.

Mudanças nos termos e condições de venda de automóveis pelas montadoras poderão nos afetar adversamente.

Aumentos significativos na estrutura de custos do nosso negócio, podem nos afetar adversamente.

Somos altamente dependentes de nossos principais clientes, que representam uma parte significativa de nossa receita de aluguel. O rompimento da relação comercial com tais clientes ou a não renovação de contratos de terceirização de frotas existentes podem nos afetar adversamente.

Risco de crédito de clientes:  estamos sujeitos ao risco de crédito de clientes com potencial perda em caso de inadimplência para valores acima das expectativas precificadas em contratos de locação. Caso nossos clientes descumpram suas obrigações de forma a acarretar perdas acima das expectativas, nossa condição financeira e resultados operacionais poderão ser negativamente afetados. 

Uma queda no nível de atividade econômica no Brasil poderá reduzir a demanda por terceirização de frotas e vendas de carros usados.

Riscos relacionados às condições econômicas e políticas no Brasil poderão ter um efeito adverso em nossos negócios e no valor de mercado dos valores mobiliários emitidos por nós.

Os negócios de terceirização de frotas são altamente competitivos.

Caso o governo crie uma linha de crédito com taxa de juros subsidiadas para aquisição de caminhões, máquinas e equipamentos, a Companhia pode ter dificuldades em expandir seus negócios

Mudanças na legislação fiscal ou conflitos em sua interpretação podem resultar em aumentos em determinados tributos diretos e indiretos, o que poderia reduzir nossa margem bruta.

A variação do valor residual dos veículos pode impactar adversamente os nossos negócios.

Nosso código de ética e nossos controles internos, bem como os contratos celebrados com nossos fornecedores podem falhar ou não  ser  suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção e fraudes e práticas irregulares por parte nossos administradores, empregados e fornecedores, podendo ocasionar impactos materiais e adversos em nossos negócios, situação financeira, resultados operacionais e cotação de mercado de nossas  ações.

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que atualmente incorremos para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas

A volatilidade e a baixa liquidez no mercado de capitais brasileiro e/ ou das nossas ações poderão limitar a capacidade de venda das ações pelo preço e momento desejados.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer  influência  significativa sobre a economia do país. Essa influência , bem como a conjuntura econômica brasileira, podem causar um efeito adverso relevante nas atividades e nos resultados operacionais e mesmo no preço das ações de nossa emissão.

O setor de terceirização de frotas poderá ser afetado pela queda no nível de confiança e na atividade econômica do Brasil.

Riscos relativos à deterioração geral das condições econômicas e de mercado ou da percepção de riscos em outros países.

Os esforços governamentais para combater a inflação poderão prejudicar o crescimento da economia brasileira e as nossas atividades.

A instabilidade da taxa de câmbio poderá afetar adversamente a economia brasileira, os nossos negócios, nossa situação financeira , nossos resultados operacionais e perspectivas.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de nossa emissão.

A instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os nossos negócios e os resultados de nossas operações, podendo  afetar também o preço de negociação de nossas ações.

Limitação substancial na capacidade de os acionistas venderem as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem, devido à volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação.