Empresas

2W Energia-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O crescimento dos negócios e operações da Companhia pode ser adversamente afetado no caso de não obtenção de novos contratos de compra e venda de energia no Ambiente de Contratação Livre.

Os futuros empreendimentos da Companhia podem ser afetados por diversos fatores, principalmente aqueles fora de seu controle, o que poderá gerar efeito adverso relevante para o seu crescimento.

Os parques eólicos e solares a serem implantados pela Companhia estão sujeitos a riscos financeiros devido a variação nos preços de longo prazo de energia elétrica.

A implementação da estratégia de negócios da Companhia, bem como seu crescimento futuro, exigirá capital adicional que talvez não esteja disponível ou, caso disponível, poderá não estar em condições favoráveis para a Companhia.

A Companhia era membro do bloco de controle da Renova Energia S.A. e signatária dos seus acordos de acionistas, o que pode resultar em questionamentos futuros.

Pandemias ou potenciais surtos de doenças, como a pandemia da doença causada pela COVID-19 podem ter um efeito adverso relevante sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

O nível de endividamento e a estrutura de financiamento da Companhia e de suas controladas poderão afetá-la adversamente.

A Companhia poderá não cumprir com as garantias previstas no contrato de financiamento com a Darby Fund III Holdings L.P.

A construção, expansão e operação de instalações destinadas à geração de energia elétrica envolvem riscos significativos.

Os ativos de geração de energia eólicos e solares podem não ter o desempenho esperado e/ ou não serem implementados dentro do cronograma esperado.

A aquisição dos projetos pode trazer riscos à Companhia, uma vez que esta pode possuir conhecimento limitado acerca de todas as contingênciasdos projetos.

As geradoras eólicas da Companhia e das suas controladas podem ter sua garantia física revisada.

A Companhia pode não ser capaz de executar integralmente sua estratégia de negócios.

A Companhia e/ ou suas controladas não são proprietárias dos imóveis nos quais serão instalados seus parques eólicos e solares e sim, arrendatárias. Assim, a Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter em vigor o contrato de arrendamento após o decurso do prazo de sua vigência.

A Companhia pode não ser capaz de realizar as operações de negociação e comercialização da energia de forma rentável.

A perda de membros da alta administração da Companhia, assim como de funcionários qualificados, e/ou a incapacidade de atrair e manter diretores e funcionários qualificados podem causar um efeito adverso sobre as suas atividades , situação financeira e resultados operacionais.

A estratégia de negócios e a operação dos ativos da Companhia poderá ser afetada por fatores adversos, o que poderá causar um efeito adverso relevante sobre os resultados da Companhia.

A estratégia de aquisições da Companhia e de suas controladas envolve riscos relacionados ao sucesso na negociação para a aquisição de ativos e negócios que complementem o portfólio da Companhia, à integração dos negócios adquiridos, e à descoberta de eventuais contingênciasnão identificadas anteriormente , de modo que a Companhia e suas controladas podem não alcançar as suas metas financeiras e estratégicas previstas à época de qualquer aquisição.

A Companhia poderá não ser capaz de comercializar toda sua energia aos preços planejados.

A Companhia não pode garantir que as condições financeiras dos contratos celebrados no ACL serão observadas.

A Companhia pode precisar de recursos adicionais no futuro por meio de emissão de ações, ou outros valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações, o que pode resultar em uma diluição da participação de seus acionistas no capital social da Companhia.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais podem afetar adversamente a Companhia.

Nossas apólices de seguro podem ser insuficientes para cobrir eventuais sinistros e perdas, bem como podem não abranger todos os riscos aos quais a Companhia e seus ativos estejam sujeitos.

Os detentores das ações de emissão da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A divulgação não autorizada de dados ou o comprometimento da integridade da tecnologia da informação, causados por falhas ou ataques cibernéticos, bem como a não conformidade com leis e regulamentos relacionados a privacidade e a segurança de dados, podem sujeitar a Companhia a relevantes penalidades e impactar negativamente suas operações, reputação e resultados financeiros.

Os controles internos atualmente existentes podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção par part e de seus administradores , empregados e fornecedores da Companhia.

Novos negócios constituídos nos EUA podem expor a Companhia a riscos adicionais, inclusive ao Foreign Corrupt Practices Act – FCPA.

Incidentes de segurança cibernética , incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia, podem resultar em danos à reputação e às operações da Companhia.

A incapacidade ou falha da Companhia em proteger os seus ativos de propriedade intelectual, ou ainda, de não violar direitos de propriedade intelectual de terceiros pode ter impactos negativos no resultado operacional da Companhia.

Interrupções das operações ou degradação da qualidade dos serviços da Companhia, ou de suas controladas, poderão ter efeito adverso sobre seus negócios, condição financeira e resultados operacionais.

Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou por resultados desfavoráveis de contingências tributárias.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses dos investidores.

A participação em sociedades de propósito específico cria riscos adicionais para a Companhia.

A Companhia pode não ser capaz de extrair as sinergias que planejou entre suas controladas.

As controladas da Companhia podem incorrer em perdas ou custos adicionais em função de não regularização fundiária.

A Companhia dependerá de prestadores de serviços terceirizados para atividades de operação e manutenção (O&M) de suas centrais geradoras de energia elétrica e, caso esses serviços não sejam adequadamente executados, a Companhia poderá sofrer um efeito adverso relevante.

Custos de contratação das controladas da Companhia podem variar de acordo com a demanda de mercado devido à limitação do número de fornecedores.

Incapacidade e/ ou indisponibilidade dos fornecedores das controladas da Companhia poderá(ão) impactar negativamente a Companhia.

A Companhia e suas subsidiárias podem figurar como responsáveis solidárias ou subsidiárias das obrigações trabalhistas e previdenciárias de fornecedores ou prestadores de serviços.

A Companhia pode ser considerada solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por seus fornecedores e terceiros contratados.

A Companhia está sujeita ao risco de rescisão contratual e inadimplência de seus clientes, o que pode impactar negativamente a sua situação financeira e o seu resultado.

Crescimento da concorrência no segmento de consumidores livres poderá impactar adversamente as atividades da Companhia.

A estratégia de crescimento da Companhia poderá ser prejudicada pela crescente concorrência no setor de energia elétrica brasileiro.

A estratégia de crescimento da Companhia poderá ser prejudicada por fatores de mercado, pela regulação e pela crescente concorrência no setor de energia elétrica brasileiro.

A estratégia de crescimento da Companhia poderá ser prejudicada pelo ritmo de crescimento do Mercado Livre.

A atividade comercial da Companhia depende da atuação de agentes autônomos, e problemas de relacionamento com tais agentes autônomos ou a incapacidade de selecionar, reter e capacitar tais agentes autônomos poderá impactar de forma adversa a Companhia.

A Companhia está sujeita a uma abrangente legislação e regulamentação impostas pelo governo federal e pela ANEEL, e não tem como prever o efeito de eventuais alterações na legislação ou na regulamentação ora em vigor sobre seus negócios e resultados operacionais.

A União Federal possui discricionariedade para determinar os termos e condições aplicáveis às autorizações de uso de potenciais energéticos. Assim, é possível que a Companhia tenha que se sujeitar a aumentos não previstos em seus custos.

Eventuais alterações na regulamentação do setor elétrico poderão afetar de maneira adversa as empresas sujeitas às suas regras, como a Companhia.

A Companhia poderá ser penalizada pela ANEEL em caso de descumprimento das disposições de suas autorizações.

A Companhia e suas controladas poderão incorrer em custos significativos para cumprir com eventuais alterações na regulação ambiental.

Dificuldades em obter licenciamento ambiental podem sujeitar a Companhia a um aumento significativo de custos que podem afetar adversamente seus resultados e, consequentemente, afetar os resultados da Companhia.

O aumento da alíquota paga pelos consumidores de energia renovável pode impactar os preços de energia.

A entrada em vigor do PLD horário pode impactar os negócios da Companhia.

A Companhia poderá ser responsabilizada por perdas e danos causados a terceiros , inclusive danos ambientais.

A Companhia e suas subsidiárias podem descumprir as condicionantes previstas nas licenças ambientais de seus empreendimentos .

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o coronavírus responsável pelo COVI D-19, pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação dasações de emissão da Companhia.

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia podem afetar adversamente a economia brasileira , os negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.

Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia e nos preços de mercado das ações de sua emissão.

A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.

A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.

Condições econômicas e políticas no Brasil e a percepção dessas condições no mercado internacional poderão afetar negativamente osresultados das operações da Companhia e sua condição financeira.

Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de nossas ações ordinárias.

A instabilidade política pode afetar adversamente os negócios e resultados e o preço das ações da Companhia.

Limitação substancial na capacidade de os acionistas venderem as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem , devido à volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação.

O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influên cia, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço de mercado de suasações.

Crises econômicas , sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição no consumo de energia.