Empresas

CM Hospitalar-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia  declarada  pela  Organização Mundial da Saúde devido à propagação da COVID-19, a percepção de seus efe it os, ou a forma como a pandemia afetará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa da Companhia, além do impacto na sua capacidade de continuar a operar referidos negócios.

A estratégia de crescimento e de negócios da Companhia podem não ser executadas com sucesso, o que poderá afetar negativamente os planos da Companhia para aumentar a receita e a rentabilidade.

Os centros de distribuição são essenciais para o desenvolvimento de nossas atividades e poderão  sofrer prejuízos significativos que não estão no controle da Companhia.

A frota de veículos da Companhia poderá sofrer prejuízos diversos que implicarão na necessidade de contratação de transportadoras terceirizadas.

Os parques fabris da Companhia estão sujeitos a acidentes diversos.

A Companhia pode vir a sofrer com estratégias de formação de preços adotadas por seus concorrentes.

A perda de membros da alta administração, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais , administrativos ou arbitrais podem causar efeitos adversos para a Companhia.

Os procedimentos licitatórios de que a Companhia participa nas contratações com o Poder Público podem sofrer influência política ou ser alvo de investigações.

A Companhia pode falhar em detectar comportamentos contrários  à  legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, seus resultados operacionais e sobre a cotação de suas ações ordinárias.

A Companhia pode ser afetada por majorações do valor do aluguel em  virtude da correção anual dos aluguéis pelo índice I GP-M/ FGV

A Companhia pode não ser capaz de renovar os contratos de locação dos imóveis nos quais realiza suas operações.

É possível que existam gravames incidentes sobre os imóveis ocupados pela Companhia, o que poderia impactar negativamente a Companhia e seus negócios.

A Companhia enfrenta riscos relativos aos cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação das suas atividades.

As apólices de seguro contratadas pela Companhia podem ser insuficientes para garantir sua proteção contra perdas substanciais.

A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.

A Companhia está sujeita a certas obrigações, incluindo restrições financeiras (“Covenants”) em seus contratos de dívidas ( contratos bancários, títulos de dívida, financiamentos). O não cumprimento dessas obrigações pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas , o que pode afetar adversamente a Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A in capacidade da Companhia ou falha em proteger os seus direitos de propriedade intelectual contra violações de terceiros poderá afetar negativamente a Companhia.

Os movimentos grevistas dos sindicatos com os quais a Companhia mantém relações poderão afetar adversamente os seus resultados.

A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da colocação pública ou privada de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no capital social da Companhia.

Os interesses dos administradores e executivos da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação das ações, uma vez que participam de um programa de  phantom shares, que pode ser liquidado em ações na ocorrência da Oferta , e podem participar de novos planos de remuneração baseado em ações que vierem a ser aprovados.

A Companhia pode sofrer impactos relevantes devido alterações na legislação tributária brasileira ou a conflitos em sua interpretação.

Incidentes de segurança, incluindo ataques cibernéticos, violações de segurança, acessos não autorizados ou divulgação de dados confidenciais, interrupção de negócios ou a percepção de que dados pessoais e sensíveis armazenados pela Companhia não estão seguros podem afetar a Companhia de forma adversa.

A Companhia pode ter as suas atividades prejudicadas em decorrência  de falhas e interrupções de sistemas

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses de outros detentores de suas ações ordinárias.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos nas esferas criminal, ambiental, cível, tributária, regulatória e trabalhista envolvendo seus acionistas podem causar efeitos adversos para a reputação e os negócios da Companhia.

Os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas controladas, os quais ela não pode assegurar que serão disponibilizados.

As atividades da Companhia dependem da boa relação comercial com seus fornecedores, havendo, dentre outros, o risco de substituição dos produtos comercializados.

A Companhia pode ser responsável por obrigações ambientais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias de fornecedores ou prestadores de serviços.

A Companhia  pode não ser capaz de renovar ou manter em vigor os contratos de licenciamento de software. Ademais, incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária  para manter nossos sistemas de TI , podem resultar em danos à reputação e financeiros para a Companhia.

A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.

A descontinuidade das atividades e operações das empresas prestadores de serviços terceirizados pode prejudicar as atividades da Companhia

A produção da Companhia pode ser impactada negativamente e ter seus custos aumentados em decorrência de concentração ou consolidação de fornecedores

A Companhia pode sofrer com eventuais indisponibilidade e/ ou baixa qualidade de matérias-primas adquiridas de seus fornecedores para fabricação de seus produtos

A Companhia e suas controladas possuem contratos de distribuição que apresentam cláusulas restritivas. O não cumprimento dessas obrigações pode causar a rescisão desses contratos.

A Companhia pode não ser capaz de manter sua relação com fornecedores.

A Companhia pode sofrer com a inadimplência ou não cumprimento de disposições contratuais por parte de seus clientes.

A Companhia pode sofrer impactos negativos com os efeitos da volatilidade do câmbio nas variações de custos de matérias primas

A mudança de determinados aspectos no setor de atuação da Companhia pode afetar adversamente seus negócios.

A Companhia está exposta a certos riscos inerentes à produção, venda e distribuição de medicamentos e demais produtos relacionados à saúde.

A exposição à volatilidade dos custos e demais eventos relacionados aos insumos poderá causar um efeito material adverso nas atividades, situação financeira e resultados operacionais da Companhia.

A    Companhia atua em segmento de    alta    concorrência,    tendo    como competidores desde pequenas empresas a grandes multinacionais.

A Companhia está sujeita a riscos associados à paralisação de atividades em determinados setores das economias onde mantém suas operações.

A Companhia está sujeita a extensa regulamentação no setor da saúde e produtos correlatos, e alterações nas exigências regulatórias para obter e renovar licenças, alvarás ou registro de produtos, ou, ainda, atrasos do governo na emissão de licenças, alvarás ou registro de produtos, podem afetar de modo adverso a Companhia.

A Companhia está sujeita a regulamentações que impõem controles de preço sobre a maior parte dos produtos por ela comercializados.

O atraso no cumprimento ou o não cumprimento de exigências regulatórias poderá afetar a Companhia adversamente.

A não obt enção, não renovação , atrasos ou cancelamentos de autorizações, registros, licenças, outorgas e alvarás necessários à instalação e operação de suas unidades e centros de distribuição poderá ter impacto negativo na Companhia e em seus negócios.

A Companhia pode ser afetada por ações governamentais que atinjam os mercados e a economia brasileira.

A perda de incentivos fiscais poderá prejudicar a capacidade da Companhia de operar com lucro e reduzir o valor do investimento nas ações.

Incêndios ou outros desastres naturais podem afetar as instalações da Companhia e a sua estrutura de custos, o que pode causar um efeito material adverso em suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.

A Companhia e suas atividades estão sujeitas a leis e regulamentações ambientais.

As condições climáticas nas regiões em que estão localizadas suas fábricas poderão trazer prejuízos diversos e afetar adversamente a Companhia.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo,  como a  atual pandemia da COVID-19, pode levar a uma maior volatilidade no mercado de  capitais global, podendo impactar diretamente os negócios e resultados da Companhia , bem como o valor das ações.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, poderão causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia e de suas controladas.

A instabilidade política e econômica no Brasil pode afetar adversamente os negócios, resultados de operações e o preço de negociação das ações da Companhia.

Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações da Companhia.

A economia do Brasil permanece vulnerável a fatores externos, o que pode ter um efeito adverso sobre o crescimento econômico do Brasil e sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender os valores mobiliários da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia e o preço de mercado das suas ações.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações da Companhia.

A instabilidade da taxa de câmbio pode afetar adversamente a economia brasileira e a Companhia.