Agrogalaxy-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Condições climáticas adversas podem diminuir a demanda por produtos, atrasar as compras por parte dos agricultores ou provocar perda de produtividade nas lavouras, podendo aumentar significativamente a inadimplência dos clientes da Companhia.
Pragas ou doenças poderão prejudicar as colheitas de clientes, afetando sua capacidade de honrar seus compromissos com a Companhia, podendo afetar adversamente seus resultados.
A Companhia pode não ser bem-sucedida em sua estratégia e política de concessão de crédito a produtores, o que poderá causar um efeito adverso em seus negócios, em sua situação financeira e em seus resultados operacionais.
A Companhia pode não ser bem-sucedida nas aquisições de novos negócios, empresas e ativos, ou não ser capaz de realizar as aquisições no momento e em termos ou preços desejados. Adicionalmente, pode não conseguir integrar e captar sinergias de aquisições, fatos que poderão causar efeitos adversos nos negócios, em sua situação financeira e em seus resultados operacionais
A Companhia pode ter perdas significativas caso seus clientes não cumpram com as obrigações estabelecidas nas operações de Barter (permuta) firmados com tradings (risco de wash-out).
Mudanças significativas no mercado agrícola, tais como mudanças tecnológicas, podem ter um impacto negativo nos negócios da Companhia.
O ritmo de crescimento de vendas da Companhia pode não ser contínuo.
O aumento de concorrência pode afetar negativamente os negócios da Companhia.
Mudanças significativas nas políticas de comércio exterior no Brasil e em outros países podem afetar adversamente os negócios da Companhia.
A Companhia não pode garantir que conseguirá obter logística de transporte, armazenamento e de processamento adequados para que os seus produtos cheguem até os principais mercados.
A Companhia depende de sistemas de tecnologia e gerenciamento de informação e de telecomunicações para processar transações, controlar seu estoque, compilar resultados e administrar seus negócios. Falhas ou interrupções nos sistemas fornecidos por terceiros podem ter um impacto adverso nos seus negócios.
O sucesso da Companhia depende significativamente do valor de sua imagem e reputação pública, da eficiência de sua estratégia de marketing e da sua capacidade em oferecer aos clientes serviços e produtos de qualidade.
A perda de membros da alta administração, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, poderá ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia. A administração de companhias controladas adquiridas recentemente também poderá sofrer mudanças e impactar os resultados da Companhia no curto prazo.
A Companhia pode não dispor de seguros ou suas apólices podem ser insuficientes para se proteger contra perdas substanciais.
A Companhia pode não ser capaz de renovar ou manter contratos de locação de seus escritórios, lojas, centros de distribuição e silos em termos aceitáveis.
É possível que existam gravames incidentes sobre os imóveis ocupados pela Companhia por locação ou arrendamento, o que poderia impactar negativamente a Companhia e seus negócios.
A Companhia pode ser afetada por majorações do valor do aluguel em virtude dacorreção anual dos aluguéis pelo índice IGP-MIFGV
A Companhia pode não conseguir obter, manter ou renovar tempestivamente suas licenças, outorgas, autorizações, registros, cadastros e alvarás para a instalação e operação de seus escritórios, lojas, centros de distribuição e si/os.
A Companhia está sujeita ao cumprimento de obrigações específicas nos seus contratos financeiros e instrumentos de dívida. O não cumprimento desses covenants pode causar o inadimplemento e/ou vencimento antecipado de contratos financeiros, o que poderá afetar adversamente a Companhia.
O nível de alavancagem da Companhia pode afetar adversamente sua capacidade de refinanciar seu endividamento existente ou captar recursos adicionais para financiar suas operações, limitar sua capacidade de reagir a mudanças na economia ou no setor do agronegócio e impedi-la de cumprir com suas obrigações previstas em seus instrumentos de dívida.
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
A incapacidade ou a falha da Companhia em proteger os seus direitos de propriedade intelectual contra violações de terceiros pode afetá-la negativamente.
Caso a Companhia perca e/ou não seja capaz de promover a manutenção dos contratos firmados com os produtores integrados de sementes, a execução e o desenvolvimento de suas atividades podem ser material e negativamente afetados.
A Companhia está sujeita a mudanças nos entendimentos, julgamentos e legislação que amparam a concessão de crédito a produtores rurais.
A Companhia pode sofrer impactos relevantes devido a alterações na legislação tributária brasileira ou a conflitos em sua interpretação.
A proposta de reforma tributária do Governo Federal pode impactar os resultados operacionais e as distribuições de lucros da Companhia.
Falhas na manutenção de controles internos da Companhia podem afetar adversamente a sua reputação e os seus negócios.
A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas.
A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde devido à propagação da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma como a pandemia afetou e continuará a afetar os negócios da Companhia são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, sua capacidade de continuar a operar os negócios.
Os benefícios previstos decorrentes da operação como uma empresa combinada com a Agro Key e Agro Advance podem não ser alcançados e a Companhia pode enfrentar desafios com a integração.
Falhas na proteção contra riscos relacionados à segurança cibernética podem causar perda de receita e danos à reputação da Companhia, prejudicando suas operações ou resultando na divulgação não autorizada de informações.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos em que a Companhia e seus administradores são partes ou mencionados podem causar efeitos adversos para a Companhia.
Uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho da Companhia pode afetar as suas operações.
A Companhia depende de câmaras frias para armazenar suas sementes e garantir o abastecimento de lojas e será adversamente afetada caso tais câmaras frias sofram prejuízos relevantes ou sejam fechadas.
Os processos de governança, gestão de riscos, controles internos e compliance da Companhia, que estão em fase de implementação, podem falhar ou não ser suficientes para detectar ou evitar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes sobre seus negócios, sua situação financeira, sua reputação, sua imagem, seus resultados operacionais e sobre a cotação de suas ações ordinárias.
A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.
Os interesses dos administradores e executivos da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação de ações de sua emissão, uma vez que participam de um plano de opção de compra de ações.
A Companhia poderá ter um aumento de despesas com pessoal em decorrência do início de pagamento de remuneração dos membros do Conselho de Administração e da Diretoria diretamente pela Companhia.
Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem divergir ou entrar em conflito com os interesses dos seus demais acionistas.
O mercado de negociação ativo e líquido para as ações da Companhia poderá não se desenvolver, limitando a capacidade de seus acionistas venderem as ações pelo preço e no momento desejados.
A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação de seus acionistas no capital social da Companhia.
Caso a Companhia tenha êxito na realização da oferta pública inicial de ações (“Oferta”), os seus atuais acionistas controladores serão diluídos de modo que poderão deixar de deter mais do que 50% das ações votantes da Companhia, o que poderá tornar a Companhia suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de acionista ou grupo de acionistas que detenha controle.
A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.
Os interesses dos administradores e executivos da Companhia podem ficar excessivamente vinculados à cotação de ações de sua emissão, uma vez que participam de um plano de opção de compra de ações.
Os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas controladas cuja disponibilização a Companhia não pode garantir.
A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.
A Companhia depende de fornecedores para a aquisição de fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes e está sujeita a variação no preço e condições de financiamento desses produtos.
Algumas categorias de produtos que a Companhia comercializa são substancialmente adquiridos de um número limitado de fornecedores e caso ocorram alterações nessa cadeia de fornecimento, suas atividades e negócios podem ser afetados adversamente.
A Companhia não pode garantir que seus prestadores de serviços ou fornecedores venham a se utilizar de práticas irregulares.
A Companhia pode ser adversamente afetada em caso de atrasos nas alfândegas.
A Companhia pode ser considerada solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por seus fornecedores e/ou clientes.
A agricultura é uma atividade sazonal, o que pode ter um efeito adverso sobre as receitas e condição financeira da Companhia.
As operações da Companhia e dos seus clientes estão sujeitas a ampla regulamentação sanitária e o seu descumprimento pode afetar adversamente os seus resultados.
As operações da Companhia e dos seus clientes estão sujeitas a ampla regulamentação ambiental e o seu descumprimento pode afetar adversamente os seus resultados e a sua imagem.
Alguns dos produtos agrícolas contêm organismos geneticamente modificados (GMO), e os riscos associados ao GMOs permanecem incertos.
A utilização de defensivos químicos e outros produtos potencial ou efetivamente perigosos, de forma errônea, pode causar danos ao meio ambiente, bem como em seres humanos e, consequentemente, na reputação e nos resultados da Companhia.
A Companhia pode incorrer em custos relativos à emissão de gases de efeito estufa.
A Companhia pode sofrer penalidades caso não seja capaz de realizar o gerenciamento adequado de resíduos, incluindo embalagens, de defensivos agrícolas, de acordo com as regulações vigentes.
Pandemias, epidemias ou surtos de doenças infecciosas, como o COVID-19 , podem levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão adversa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negocia ção das ações de emissão da Companhia.
O Governo Federal exerceu e ainda exerce influência significativa sobre a economia brasileira, o que poderá causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia e de suas controladas.
A instabilidade política e econômica do Brasil poderá afetar adversamente a economia brasileira, o que pode afetar adversamente o preço de negociação das ações ordinárias de emissão da Companhia.
Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, China e União Europeia, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações ordinárias de emissão da Companhia.
A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender os valores mobiliários de emissão da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.
A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia.
A instabilidade da taxa de câmbio pode afetar adversamente a economia brasileira e a Companhia.