Empresas

Sul America-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A imprevisibilidade dos custos de saúde e as dificuldades em mantê-los controlados, juntamente com as restrições para reajuste dos prêmios de seguro saúde individual, podem ter um efeito adverso significativo sobre os negócios da Companhia.

A Companhia é responsável pelo pagamento dos sinistros aos detentores de apólices caso as resseguradoras não cumpram com suas obrigações de acordo com os contratos de resseguro.

Riscos cibernéticos envolvidos na operação

A competição pode ter um efeito adverso relevante sobre os negócios da Companhia.

A Companhia pode perder ou deixar de fechar novas parcerias de distribuição, o que poderá prejudicar seus resultados e crescimento.

A concentração das receitas no segmento de seguro de saúde e odontológico poderá tornar a Companhia mais suscetível às condições desfavoráveis desse segmento.

As linhas de produtos de seguros estão concentradas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e uma redução significativa da participação nesses mercados ou o desaquecimento da economia nessas regiões podem ter um efeito adverso relevante nos negócios da Companhia.

A Companhia pode ser adversamente afetada por decisões desfavoráveis em suas ações pendentes de julgamento.

Se as renovações das apólices de seguros não corresponderem às expectativas, os prêmios de seguros no futuro podem ser adversamente afetados.

A competição pelos serviços dos corretores de seguros que comercializam  os produtos  da Companhia pode trazer impactos negativos em seus resultados.

A publicidade  negativa  com relação ao setor securitário de modo geral ou especificamente às sociedades da Companhia poderá afetar adversamente os resultados operacionais e/ou negócio da Companhia.

O aumento nos índices de catástrofes, epidemias, pandemias, os avanços das técnicas médicas e dos produtos farmacêuticos e outros fatores, além do controle da Companhia, podem resultar em prejuízos inesperados.

Se os sinistros, benefícios, e resgates atuais excederem as provisões da Companhia,  seu resultado  pode ser adversamente afetado.

O insucesso em manter e modernizar os sistemas de informações da Companhia poderá resultar em um efeito adverso sobre os resultados.

As aquisições ou os investimentos estratégicos pretendidos podem não ser bem sucedidos e impactar desfavoravelmente nos resultados da Companhia.

A falha de qualquer um dos métodos de limitação de perdas empregadas como parte das políticas de subscrição de apólices pode ter um efeito adverso significativo nos negócios.

Os sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos podem não ser totalmente eficazes e poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, podendo impactar adversamente seus resultados.

Mudanças na alta administração ou a eventual dificuldade de atrair e reter pessoal qualificado e especializado pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia é controlada por acionistas cujos interesses podem vir a conflitar com o de outros acionistas.

Os resultados da Companhia dependem dos resultados de suas controladas e coligadas.

Algumas alianças estratégicas e parcerias comerciais, das quais parte das receitas é resultante, não são exclusivas, e a Companhia não as controla integralmente.

A Companhia depende da manutenção de relações estáveis com prestadores de serviço competentes e de ilibada reputação para prover serviços a seus clientes.

A eventual conduta ilícita daqueles que comercializam os produtos oferecidos pela Companhia pode ocasionar a responsabilidade da Companhia por atos de terceiros, gerar danos à imagem da Companhia, bem como afetar adversamente seus negócios e resultados.

Eventuais fraudes de cliente e prestadores de serviços podem impactar a estrutura de custos e impactar a Companhia adversamente.

A Companhia depende das receitas financeiras e do desempenho de seus investimentos, sendo assim, a volatilidade dos ativos financeiros e da economia pode ter um efeito adverso relevante sobre os negócios.

O aumento da inflação e variações das taxas de juros podem ter um efeito adverso significativo nos negócios da Companhia.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica  e política brasileira,  poderá vir a causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia e no preço de mercado das ações da Companhia.

O sistema regulatório sob o qual a Companhia opera e suas alterações potenciais podem ter um efeito adverso relevante sobre os negócios.

As operações da Companhia podem sofrer restrições pela ANS, SUSEP, BACEN ou CVM, o que poderia causar despesas inesperadas.

Riscos socioambientais podem gerar perdas financeiras e danos à imagem corporativa da Companhia.

As mudanças do clima podem gerar perdas financeiras considerando  seus potenciais impactos na saúde dos clientes e nas atividades nos escritórios corporativos.

As mudanças de comportamento e estilo de vida da sociedade podem alterar a forma como os clientes desejam interagir com a Companhia, a oferta de produtos e o aumento de custos.