Empresas

Minerva-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O endividamento financeiro consolidado da Companhia requer que uma parcela significativa de seu fluxo de caixa seja utilizada para pagar o principal e juros relacionados ao endividamento. Seu fluxo de caixa e recursos de capital podem ser insuficientes para realizar os pagamentos necessários em seu endividamento substancial e endividamento futuro.

As margens operacionais da Companhia podem ser negativamente afetadas pelas flutuações dos custos das matérias­ primas, preços de venda de seus produtos e outros fatores que estão fora de seu controle.

Surtos de febre aftosa, BSE e quaisquer novos surtos destas ou de outras doenças de gado, suínos ou frangos na América do Sul, ou demais Países em que a Companhia atue, podem afetar substancialmente a capacidade da Companhia de exportar produtos de carne in natura e, consequentemente, seus resultados operacionais poderão ser afetados de forma adversa relevante.

A Companhia pode não ser bem-sucedida na execução de sua estratégia de negócios, podendo afetar negativamente os seus planos para aumentar a sua receita e rentabilidade.

A Companhia enfrenta significativa concorrência em seu segmento de negócios, o que pode afetar adversamente sua participação de mercado e lucratividade.

Alguns dos contratos financeiros da Companhia contêm cláusulas de inadimplemento cruzado e obrigações restritivas.

O desempenho da Companhia depende de relações trabalhistas favoráveis com seus empregados. Qualquer deterioração das relações, ou aumento dos custos do trabalho pode afetar adversamente o seu negócio.

A perda de pessoas chave da administração da Companhia ou a inabilidade de atrair ou reter pessoas chave qualificadas poderá ter efeito adverso nas operações.

A Companhia pode ser penalizada em razão de descumprimento da legislação trabalhista, incluindo as Normas Regulamentadoras editadas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia acerca da Segurança e Saúde no Trabalho.

A Companhia normalmente não celebra contratos de vendas de longo prazo com seus clientes e, consequentemente, os preços pelos quais vende seus produtos são determinados, em grande parte, pelas condições do mercado.

A Companhia poderá não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos titulares de suas ações, bem como os dividendos distribuídos pela Companhia poderão ser tributados.

A captação de recursos adicionais por meio de tuna oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos investidores na Companhia.

Futuros e eventuais recalls (recolhimento de produtos) ou problemas relacionados ao consumo e segurança dos produtos da Companhia poderão afetar negativamente os seus negócios.

A Companhia não possui mecanismos de avaliação de desempenho dos órgãos de sua administração, tampouco de seus respectivos membros.

O uso de instrumentos financeiros derivativos pode afetar os resultados das operações da Companhia, especialmente em um mercado volátil e incerto.

A Companhia pode realizar novas aquisições, que podem impactar seu nível de endividamento e afetar sua situação financeira caso a Companhia não consiga integrar satisfatoriamente as operações das sociedades adquiridas.

Falhas no funcionamento dos sistemas de tecnologia da informação da Companhia podem comprometer suas operações e impactá-la adversamente

As medidas adotadas pela Companhia podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção, fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores, empregados e fornecedores, o que pode gerar multas regulatórias e danos à reputação da Companhia.

Os interesses do acionista controlador da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos investidores da Companhia.

As operações estrangeiras da Companhia impõem riscos especiais a seus negócios e operações.

Compromissos socioambientais envolvendo a cadeia de fornecedores

A consolidação dos clientes da Companhia poderá ter impacto negativo sobre seus negócios.

A Companhia está sujeita a riscos associados a determinados setores das economias onde mantém suas operações.

Barreiras à importação da carne bovina dos países em que a Companhia possui operações.

As operações e rentabilidade da Companhia podem ser adversamente afetadas por políticas governamentais e regulamentos que afetam as indústrias de carne e de gado.

Alterações na legislação fiscal podem resultar em aumento de certos tributos diretos e indiretos, o que pode reduzir a margem líquida e afetar negativamente o desempenho financeiro da Companhia.

As exportações da Companhia estão sujeitas a uma ampla gama de riscos.

O atendimento às normas socioambientais e às demais autorizações necessárias para realização de suas operações pode resultar em custos significativos, e o não cumprimento das normas ambientais pode resultar em sanções administrativas, cíveis e criminais e responsabilidade por danos.

O atendimento às normas de saúde e segurança ocupacional e às demais autorizações necessárias para realização de suas operações pode resultar em custos significativos, e o não cumprimento das normas de saúde e segurança ocupacional, podem resultar em sanções administrativas e criminais e responsabilidade por danos.

A saúde e segurança das comunidades podem ser afetadas pelas operações da Companhia

Riscos referentes aos impactos causados por surtos, epidemias, pandemias e/ou endemias de doenças.

Condições econômicas e políticas no Brasil e a percepção dessas condições no mercado internacional têm um impacto direto sobre os negócios da Companhia e sobre seu acesso ao capital internacional e aos mercados de dívida, e pode afetar negativamente os resultados de suas operações e sua condição financeira.

A inflação e as medidas do governo brasileiro para combater a inflação podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil, o que pode gerar efeitos adversos sobre os negócios e resultados operacionais da Companhia.

Condições econômicas e de mercado em outros países, inclusive nos países em desenvolvimento, podem afetar de forma adversa relevante a economia brasileira e, portanto, o valor de mercado das ações ou títulos conversíveis em ações.

As operações internacionais e de exportação expõem a Companhia a riscos relacionados a flutuações de moeda, bem como a riscos políticos e econômicos em outros países.

A volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores ,nobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações e outros valores mobiliários da Companhia pelo preço e ocasião que desejam.

A deterioração da conjuntura econômica do Brasil poderá causar impacto negativo sobre os negócios da Companhia.