Cosan-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Nossos negócios, operações e resultados podem ser afetados adversamente pelo COVID-19.
A expansão do negócio da Companhia por meio de aquisições e alianças estratégicas cria riscos que poderão reduzir os benefícios que a Cosan espera obter com essas operações.
A Companhia pode não conseguir ter acesso a novos financiamentos a termos atrativos para conseguir viabilizar suas necessidades de capital ou cumprir com suas obrigações financeiras.
A Companhia pode precisar de capital adicional no futuro para implantar sua estratégia de negócios, por meio da emissão de valores mobiliários, e isto poderá resultar em uma diluição da participação do investidor nas ações da Companhia.
Qualquer falha relacionada às nossas parcerias estratégicas pode resultar em obrigações financeiras ou de desempenho adicionais de nossa parte, o que reduziria nossa lucratividade.
Podemos não ter sucesso na redução dos custos operacionais e no aumento da eficiência operacional.
Deficiências relevantes na liquidez de curto prazo podem impactar de forma relevante os negócios, os resultados de operação e a condição financeira da Companhia
A Companhia pode não ser capaz de integrar as operações de outras companhias que venham a ser adquiridas por ela ou de alcançar os benefícios esperados decorrentes de tais aquisições.
A Companhia poderá realizar operações de hedge que envolvem riscos que poderão prejudicar o seu desempenho financeiro.
As condições econômicas, políticas e outros fatores, bem como as medidas governamentais em relação a essas condições, podem afetar negativamente as atividades e resultados operacionais da Companhia, bem como o preço de mercado de suas ações.
A volatilidade significativa do real em relação ao dólar norte-americano pode prejudicar a capacidade da Companhia de honrar as suas obrigações denominadas em dólares norte americanos.
A volatilidade e incertezas nos preços dos combustíveis podem afetar as margens operacionais e as posições competitivas dos negócios, principalmente da Rumo.
A Cosan pode ser afetada de forma adversa por sentenças desfavoráveis em processos judiciais e administrativos em andamento.
Decisões desfavoráveis em processos criminais contra administradores podem afetar negativamente a Companhia.
A Companhia pode não conseguir atender às cláusulas restritivas (“covenants”) de seus contratos de empréstimos.
Caso não seja capaz de cumprir com as /eis e normas destinadas a impedir a corrupção governamental em países em que opera (notadamente o Brasil), a Companhia pode ficar sujeita a multas, penalidades ou outras sanções regulatórias, e sua saúde financeira pode sofrer quedas significativas.
Falhas na proteção contra riscos relacionados à segurança cibernética podem causar perda de receita e danos à reputação da Companhia, prejudicando suas operações ou resultando na divulgação não autorizada de informações.
Fomos alvo de um incidente de segurança cibernética que interrompeu os nossos sistemas.
Dependemos de nossos sistemas de tecnologia da informação e qualquer falha desses sistemas pode afetar adversamente nossos negócios.
Os avanços tecnológicos podem afetar a demanda por nossos produtos e serviços ou exigir investimentos de capital substanciais para nos mantermos competitivos.
A Cosan não está segurada contra interrupção das atividades de suas operações brasileiras e a maioria de seus ativos não está segurada contra guerra ou sabotagem. Além disso, a cobertura de seguro da Companhia pode ser inadequada para cobrir todas as perdas e/ou obrigações que possam ser incorridas em suas operações.
A Companhia pode ser incapaz de implementar com sucesso a sua estratégia de crescimento.
A falta de prestadores de serviços para nossos projetos de expansão pode afetar adversamente nossos negócios.
Os controles internos relacionados à implementação de políticas de governança e compliance da Companhia podem não ser suficientes para impedir penalidades regulatórias e danos à reputação.
Podemos não administrar efetivamente os riscos associados à substituição de índices de benchmarks
A Cosan é dependente de seu controlador e de outros membros de sua administração para desenvolver e implementar sua estratégia e conduzir suas operações.
A Companhia pode enfrentar situações de conflito de interesses nas operações com partes relacionadas.
Na medida em que a Companhia pagar dividendos a seus acionistas, terá menos capital disponível para atender às suas necessidades futuras de liquidez.
Nossas ADSs podem não ser tão líquidas quanto nossas ações ordinárias.
Nossa manutenção de duas bolsas de valores pode afetar adversamente a liquidez no mercado de nossas ações ordinárias e ADSs e resultar em diferenças de preço entre as duas bolsas.
O preço de mercado de nossas ações ordinárias e ADSs pode ser volátil.
Os acionistas podem ser diluídos no futuro, o que também pode afetar adversamente o preço de mercado de nossas ações ordinárias e ADSs.
Os controles cambiais e as restrições às remessas ao exterior podem afetar adversamente os detentores de nossas ADSs.
Os detentores de nossas ADSs podem enfrentar dificuldades para entregar processos ou executar sentenças contra nós e outras pessoas.
A relativa volatilidade e falta de liquidez dos mercados de valores mobiliários brasileiros podem afetar adversamente os detentores de nossas ações ordinárias e ADSs.
Os detentores de nossas ADSs podem enfrentar dificuldades para proteger seus interesses porque estamos sujeitos a regras e regulamentos corporativos diferentes dos de uma empresa norte-americana e os detentores de nossas ADSs podem ter menos direitos e bem definidos.
Os detentores de nossas ADSs não têm os mesmos direitos de voto que nossos acionistas.
Devido a atrasos na notificação para e pelo Depositário, os detentores de nossas ADSs podem não ser capazes de dar instruções de voto ao Depositário ou retirar nossas ações ordinárias subjacentes às suas ADSs para votar tais ações pessoalmente, virtualmente ou por procuração.
Uma troca de ADSs por ações ordinárias arrisca a perda de certas vantagens de remessa de moeda estrangeira.
Os detentores de nossas ADSs podem não conseguir exercer os direitos de preferência relativos às ações ordinárias.
Os detentores de ações ordinárias (incluindo as ações ordinárias subjacentes às ADSs) podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.
Os detentores de ADSs da Cosan podem não ter direito a um julgamento com júri com relação a reclamações decorrentes do contrato de depósito, o que poderia resultar em resultados menos favoráveis para o (s) demandante (s) em tal ação.
O negócio da Companhia, conduzido por meio de suas controladas ou sociedades nas quais a Companhia tem controle compartilhado, será afetado de forma adversa e substancial se as operações em suas instalações de transporte, terminais, depósitos e distribuição sofrerem interrupções significativas. O negócio também será afetado de forma adversa e substancial se as operações dos clientes e fornecedores da Cosan sofrerem interrupções significativas.
Variações no preço da commodity gás natural poderão afetar os custos operacionais e a posição competitiva dos negócios da Comgás, que poderão impactar negativamente os resultados de suas operações, fluxo de caixa e situação financeira.
Os materiais e matérias-primas utilizados pela Companhia estão sujeitos a flutuações de preço.
A importação, o transporte e armazenamento de gás natural envolvem riscos que podem resultar em acidentes e outros riscos e custos operacionais que poderão afetar os nossos resultados operacionais, fluxo de caixa e situação financeira.
A complexidade da logística marítima para o fornecimento de gás em estado líquido pode afetar adversamente nossas operações e capacidade de fornecimento para nossos clientes.
No negócio de comercialização da Compass, somos obrigados a prever a demanda por energia no mercado. Se a demanda efetiva for diferente daquela por nós prevista, podemos ser forçados a comprar ou vender energia no mercado spot a preços que podem gerar custos adicionais, que podemos não ser capazes de repassar integralmente aos consumidores.
As atividades de comercialização da Compass estão sujeitas a perdas potenciais devido a variações de curto prazo nos preços de mercado spot. Adicionalmente, poderemos não ser capazes de comprar energia em quantidade suficiente para honrar com os nossos contratos de venda, o que pode nos deixar expostos no mercado spot a preços substancialmente elevados com relação aos nossos contratos de longo prazo.
Enfrentamos concorrência significativa, que pode ter um efeito adverso relevante em nossa participação de mercado e lucratividade.
Investigações relacionadas à corrupção e aos desvios de recursos públicos atualmente em curso conduzidos pela Polícia Federal podem afetar negativamente o crescimento da economia brasileira e podem ter um efeito negativo substancial nos negócios da Companhia.
Estamos sujeitos a acontecimentos que afetam o setor do agronegócio brasileiro como um todo.
Como uma companhia holding, a capacidade da Companhia de receber distribuições de lucros de suas subsidiárias poderá ser limitada.
A Rumo não pode prever o resultado de uma investigação sobre a conduta dos ex funcionários da ALL.
A Compass como empresa de trading, é obrigada a prever a demanda por energia no mercado. Se a demanda efetiva for diferente daquela por ela RGS prevista, a companhia poderá ser forçada a comprar ou vender energia no mercado spot a preços que podem gerar custos adicionais, que poderão não ser capazes de repassar integralmente aos consumidores.
As atividades de trading da Compass estão sujeitas a perdas potenciais devido a variações de curto prazo nos preços de mercado spot. Adicionalmente, a companhia poderá não ser capazes de comprar energia em quantidade suficiente para honrar com os seus contratos de venda, o que pode deixa-la exposta no mercado spot a preços substancialmente elevados com relação aos seus contratos de longo prazo.
A atividade de transporte ferroviário é inerentemente perigosa e podem ocorrer em acidentes que podem causar uma ineficiência operacional, bem como os resultados financeiros da Rumo.
Os preços do etanol são diretamente influenciados pelos preços do açúcar e da gasolina, de modo que uma queda nesses preços afetará adversamente nossos negócios de etanol e açúcar.
A Raízen pode não implementar com sucesso nossos planos para vender energia de nossos projetos de bioenergia, e a regulamentação do governo brasileiro do setor de energia pode afetar adversamente nossos negócios e desempenho financeiro.
Uma redução na demanda do mercado por etanol ou uma mudança nas políticas governamentais exigindo que o etanol seja adicionado à gasolina podem afetar adversamente nossos negócios.
A Raízen pode ser objeto de desapropriação de bens imóveis destinados à produção rural.
Os produtos de açúcar e etanol da Raízen Energia são vendidos para um pequeno número de clientes que podem exercer um poder de barganha significativo sobre preços e outras condições de venda.
A Raízen Energia pode ser adversamente afetada se a terceirização do corte mecanizado da cana-de-açúcar for proibida.
A Raízen está sujeita a riscos decorrentes de processos judiciais com base em reivindicações relacionadas a supostas violações dos direitos de propriedade intelectual de terceiros.
A Raízen depende de terceiros para fornecer a seus clientes e à Raízen instalações e serviços que são essenciais para seus negócios. Além disso, a Raízen depende da renovação de contratos com revendedores varejistas que operam sites com a marca Shell no Brasil e na Argentina.
Riscos relacionados a desenvolvimentos no comércio internacional podem afetar negativamente os negócios da Raízen.
A Raízen Combustíveis pode não ser capaz de integrar com sucesso as operações da Raízen Argentina e enfrenta outros riscos associados à aquisição.
Os negócios de distribuição de combustíveis, gás natural e óleos básicos estão concentrados em um único fornecedor.
A Companhia está exposta a riscos de crédito e outros riscos de contraparte de seus clientes no curso normal de seu negócio.
O negócio de transporte ferroviário da Rumo possui uma concentração de principais clientes responsáveis por uma parcela significativa de suas receitas.
A Companhia, através de suas subsidiárias e as empresas de controle compartilhado, atua em setores nos quais a demanda e o preço de mercado são cíclicos e afetados por condições climáticas e econômicas do Brasil e do mundo.
Práticas anticompetitivas no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes poderão distorcer os preços de mercado.
Políticas e regulamentações governamentais que afetem os setores onde a Companhia atua poderão afetar de maneira adversa as suas operações e sua lucratividade.
A Companhia não pode garantir que as alterações incorridas ao longo das revisões tarifárias previstas pelos contratos de concessão de gás natural serão adequadas para a estratégia da Comgás.
A renovação e/ou prorrogação de os contratos de concessão de gás natural da Comgás não são garantidas e a nossa estratégia de crescimento pode ser adversamente afetada.
A perda das concessões ferroviárias da Rumo e/ou de suas controladas e subsidiárias pode ter um impacto negativo substancial no negócio da Rumo.
A Rumo não pode estimar o impacto de novas regulamentações aplicáveis às operações portuárias no Brasil.
A Companhia, suas subsidiárias e as empresas de controle compartilhado podem não conseguir obter ou renovar todas as licenças, alvarás e permissões necessárias à condução dos seus negócios.
Alterações na legislação fiscal podem aumentar os encargos tributários e, dessa forma, afetar adversamente a lucratividade da Companhia.
A Rumo pode não conseguir renovar antecipadamente os contratos de concessão da Malha Sul e da Malha Oeste, atualmente sob avaliação da ANTT, o que pode impactar de forma relevante e adversa o seu plano de investimento e estratégia de crescimento.
As tarifas ferroviárias brasileiras estão sujeitas a limites máximos estabelecidos pelo governo brasileiro.
As concessões da Rumo para operar em terminais portuários estão sujeitas a vencimento, limitação na renovação e vencimento antecipado pela autoridade concedente.
A prestação dos serviços ferroviários e de elevação portuária pela Rumo insere-se em âmbito regulado e eventuais medidas adotadas pela Administração Pública podem impactar suas atividades.
A Raízen Energia, a Raízen Combustíveis, a Moove, a Compass e a WX Energy estão sujeitas à aplicação de penalidades regulatórias em caso de descumprimento dos termos e condições de suas respectivas autorizações, incluindo a possível revogação de tais autorizações.
A Companhia está sujeita a ampla regulamentação ambiental.
Possíveis alterações e interpretações na nova lei do gás podem afetar o plano estratégico da Companhia, dessa forma, afetar adversamente sua lucratividade.
Estamos sujeitos à aplicação das leis de proteção de dados. A conformidade com tais leis de proteção de dados pode exigir mudanças em algumas de nossas práticas de negócios, aumentando assim nossos custos, e a não conformidade com os termos de tais leis pode afetar adversamente nossos negócios. Além disso, podemos estar sujeitos a penalidades se não cumprirmos as regras de proteção de dados.
A Rumo possui bens e ativos vinculados à prestação do serviço público de transporte ferroviário que não são disponíveis para satisfazer suas obrigações em eventuais execuções ou para eventos de liquidação, o que poderá afetar negativamente os negócios da Rumo.
A Cosan não pode prever se haverá imposição de restrições a comercializações incorridas entre o Grã-Bretanha e a União Europeia em decorrência da decisão do País de não permanecer na União Europeia.
Controladas da Rumo podem ter sua falência decretada na hipótese de descumprimento dos procedimentos do concurso preventivo atualmente em curso perante o poder judiciário da Argentina.
Mudanças na legislação, especialmente tributária, de Luxemburgo podem impactar negativamente os resultados da Rumo.
A Companhia pode não ser bem sucedida na aplicação e execução dos compromissos divulgados referentes a seus compromissos sua política de ESG, o que pode ter efeito adverso em seus negócios e resultados.
A Cosan, suas subsidiárias e as empresas de controle compartilhado incorre em custos substanciais para cumprir regulamentações ambientais e ela pode estar exposta a responsabilidades caso não cumpra com essas regulamentações ou como resultado do manuseio de materiais perigosos.
A contaminação de nossos produtos e outros riscos relacionados podem afetar adversamente nossa reputação, levando a processos judiciais e administrativos e/ou resultando no fechamento de nossas instalações de produção.
A produção de lubrificantes e o armazenamento e transporte de produtos combustíveis, produtos lubrificantes, são inerentemente perigosos.
Incêndios e outros desastres podem afetar as instalações e propriedades industriais da Companhia, suas subsidiárias e as empresas de controle compartilhado, o que poderá afetar adversamente os volumes de produção e, consequentemente, o desempenho financeiro.
Movimentos sociais podem afetar o uso das propriedades agrícolas da Raízen ou causar danos a elas.
Condições climáticas adversas podem ter um efeito adverso em nossos negócios.
Condições adversas de clima podem afetar negativamente o negócio da Compass e acarretar maior volatilidadede preços praticados no mercado.
Nosso negócio está sujeito a tendências sazonais.
Ameaças à saúde pública ou surtos de doenças transmissíveis podem ter um efeito adverso em nossas operações e resultados financeiros.
Os movimentos sociais podem afetar o uso das propriedades agrícolas da Raízen ou causar danos às mesmas.
Doenças e pestes podem atingir nossas plantações, o que pode resultar na destruição de uma parte significativa da colheita.