Empresas

MMX-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Nosso desempenho futuro é incerto.

Considerando a deterioração de preços no setor de commodities minerais e da economia brasileira nos últimos anos, a crise econômico-financeira do grupo econômico do qual a Companhia faz parte e as restrições operacionais impostas pelo órgão ambiental do Estado de Minas Gerais, que afetaram o desempenho da Companhia a partir de 2014, a Companhia se viu  obrigada a paralisar  as operações da sua controlada operacional MMX Sudeste Mineração S.A. – Em Recuperação Judicial e entrar com o seu respectivo pedido de recuperação judicial em outubro de 2014. O Plano de Recuperação Judicial apresentado em dezembro de 2014, após adequação, foi aprovado pelos credores em 28 de agosto de 2015 e homologado em 24 de setembro de 2015, aditado em 22 de novembro de 2017 e homologado em 14 de março de 2018.

Recuperação Judicial da Companhia e da MMX Corumbá Mineração S.A. e da  MMX Sudeste

Demanda de investimentos de capital e custo operacional elevado, caso a Companhia venha a desenvolver alguma atividade operacional.

Capacidade de encontrar parceiros  comerciais para  a exploração de direitos minerários de titularidade da Companhia.

O atual cenário da Companhia indica que os detentores das ações de emissão da Companhia não devem receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

Concentração da receita em um único produto, o minério de ferro.

O setor de mineração é um setor extremamente competitivo, e podemos ter dificuldade para competir com eficiência com outras companhias de mineração, caso a Companhia retome suas operações.

A dependência dos resultados das empresas investidas e da capacidade de alienar tais investimentos em condições favoráveis poderá afetar adversamente a Companhia.

Alterações nas regras do Novo mercado

A MMX Mineração e Metálicos S.A. – Em Recuperação Judicial é uma companhia aberta listada no segmento de listagem especial do Novo Mercado da B3 – Bolsa, Brasil, Balcão. As Companhias que estão listadas no Novo Mercado devem atender, além das normas aplicáveis a todas companhias abertas, aquelas previstas no Regulamento do Novo Mercado. Tal regulamento estabelece uma série de obrigações adicionais para companhias no que diz respeito  à  governança corporativa, tais como percentual mínimo de ações em circulação, número mínimo de conselheiros independentes, procedimentos especiais par a saída do Novo Mercado, entre outros.

Alterações significativas nas regras do Regulamento do Novo Mercado  podem impactar diretamente nos custos de manutenção da Companhia. Atualmente, de acordo com o artigo 76 do Regulamento do Novo  Mercado,  a  modificações relevantes do Regulamento do Novo Mercado somente poderão ser levadas a efeito caso não haja manifestação contrária expressa superior a 1/3 (um terço) dos seus participantes.

Nosso atual acionista controlador poderá ter interesses que sejam divergentes dos interesses dos nossos outros acionistas.

Impactos decorrentes da associação de imagem com o Acionista Controlador

Com a paralisação das atividades de exploração de  minério  de  ferro  pela Companhia, houve redução substancial de demanda por fornecedores de bens e serviços para a Companhia e suas subsidiárias, de modo que atualmente a Companhia contrata apenas fornecedores de bens e serviços necessários à sua manutenção e condução da sua recuperação judicial e aqueles necessários em razão da sua condição de companhia aberta, tais como  assessores  legais, financeiros, agente escriturador, dentre outros.

Com a paralisação das atividades de exploração de minério  de  ferro  pela Companhia, não há contratos com quaisquer clientes em vigor.

Atualmente, a Companhia e suas subsidiárias se encontram com atividades paralisa das , de modo que a Companhia entende que os riscos aplicáveis ao setor da economia no qual a Companhia atua estão mitigados. No entanto, quando em operação normal, os seguintes riscos também seriam aplicáveis às atividades da Companhia:

Capacidade de obtenção de todas as licenças, concessões e autorizações necessárias para as nossas operações.

A condução dos negócios de mineração requer, inclusive por parte de nossas coligadas, a outorga de diversas licenças, concessões e outras autorizações de diversos entes e órgãos governamentais, inclusive ambientais, do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral. Caso a Companhia e suas subsidiárias voltem a operar, a Companhia  não pode assegurar  a obtenção de todas as licenças e autorizações exigidas para suas operações  em tempo hábil.  A falha  ou o atraso em obter as licenças e autorizações exigidas em tempo hábil ou quaisquer disputas em conexão com as licenças e autorizações obtidas previamente podem representar um efeito adverso sobre nossos negócios, resultados das nossas operações e situação financeira, como de fato contribuiu para a paralisação das operações e necessidade de recuperação judicial da controlada MMX Sudeste.

Estimativas de recursos  medidos,  indicados  e  inferidos  podem  não se converter em reservas.

Estimativas de produção podem não ser atingidas.

Poderá haver  falhas ou atrasos na infraestrutura logística.

Riscos e Seguros: O setor de mineração está sujeito a riscos de danos materiais devido à  natureza de sua operação.  Possui também riscos de danos pessoais ou morte, bem como riscos de possíveis danos ao meio ambiente e riscos financeiros.

As operações da  MMX estão sujeitas a riscos  e perigos inerentes ao setor de mineração e logística.

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, poderiam vir a afetar adversamente eventuais operações da Companhia e/ ou sua situação  financeira,  bem como o valor de mercado de suas ações.

Modificações na legislação trabalhista e previdenciária podem afetar a atividade mineraria no Brasil.

A formação de preço nos contratos de fornecimento de minério de ferro que eventualmente venham a ser firmados pela Companhia poderá estar fora do nosso controle.

Flutuações na demanda por aço poderiam afetar adversamente eventuais negócios da Companhia devido à sua dependência do setor siderúrgico mundial.

Antidumping, direitos compensatórios, medidas de salvaguarda e protecionismo   governamental    poderão  afetar  adversamente   os  nossos negócios.

Os acontecimentos nas economias de outros países e a  percepção dos riscos a elas relacionados podem afetar negativamente a economia brasileira, eventuais negócios da Companhia e o valor de mercado dos valores  mobiliários  brasileiros,  incluindo  as  ações   de   emissão   da Companhia, além de limitar o acesso aos mercados internacionais.

Alterações na legislação brasileira tributária e do setor de mineração, logístico e ambiental poderão afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia.