Empresas

Cyrela Brazil Realty-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia está exposta a riscos associados à incorporação imobiliária, construção e venda de imóveis.

O crescimento futuro da Companhia poderá exigir capital adicional, que poderá não estar disponível ou, caso disponível, poderá não ter condições satisfatórias.

A perda de membros da alta administração, ou a sua incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre a sua situação financeira e resultados operacionais.

Caso as parcerias da Companhia não sejam bem sucedidas ou caso a Companhia não consiga manter um bom relacionamento com os seus sócios ou parceiros, seus negócios e operações podem ser afetados negativamente.

O valor de mercado do banco de terrenos da Companhia pode cair, o que poderá impactar adversamente seu resultado operacional.

A utilização de mão de obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária.

As pressões de custos de obras e alterações em orçamentos podem causar complementos de custos que alteram a rentabilidade dos projetos e consequentemente da Companhia.

O valor dos imóveis comercializados pode variar e ter efeitos sobre a garantia de contas a receber em ambiente econômico desfavorável.

Os interesses dos diretores e, em alguns casos excepcionais  dos empregados da Companhia podem  ficar  excessivamente  vinculados à  cotação  das  suas ações  uma  vez  que  lhe  são outorgadas opções de compra ou de subscrição de ações de emissão da Companhia.

A volatilidade e falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores investirem em ações da Companhia, e de vendê-las pelo preço e na ocasião que desejarem.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem entrar em conflito com os interesses dos investidores.

A Companhia poderá vira precisar de capital adicional no futuro, através da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor em seu capital.

Os resultados da Companhia (holding) dependem dos resultados de suas subsidiárias, os quais podem não estar disponíveis.

Participação da Companhia em SPEs poderá resultar em riscos adicionais.

O atraso ou falta de pagamento, pela Companhia, de seus fornecedores, inclusive em razão de eventuais dificuldades financeiras da Companhia, podem resultar em atrasos de obras. Tais fatos podem afetar adversamente as atividades da Companhia, pois atrasos de obras estão sujeitos a multas e sanções pela legislação vigente, além de potenciais distratos de unidades vendidas.

A falta de disponibilidade de recursos para obtenção de financiamento e/ou um aumento das taxas de juros podem prejudicar a capacidade ou disposição de compradores de imóveis em potencial para financiar suas aquisições.

A Companhia está sujeita a riscos normalmente associados à concessão e à inadimplência de financiamentos.

O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo, sendo que a Companhia pode perder sua posição no mercado em certas circunstâncias.

O setor imobiliário poderá estar sujeito a crises de liquidez que reduzam as disponibilidades de financiamento.

As atividades da  Companhia  estão  sujeitas  a  extensa  regulamentação,  o   que      pode  vir  a aumentar o seu custo e limitar seu desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente    as suas atividades.

O aumento de alíquotas de tributos existentes ou a criação de novos tributos durante o prazo em que seus contratos de venda estejam em vigor poderão prejudicar de maneira relevante a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia.

Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil podem afetar adversamente os resultados da Companhia

Atuação nos segmentos econômicos

A atuação da Companhia e o seu crescimento dentro do segmento ” Econômico” está relativamente ligada ao programa habitacional do Governo Federal, “Minha Casa, Minha Vida”. Qualquer decisão que suspenda, interrompa ou altere significativamente as regras do programa pode afetar o desempenho da Companhia nesse segmento.

Os principais riscos ambientais aos quais a Companhia está exposta são riscos de escassez de recursos hídricos e de racionamento de energia. Em caso de falta de água nos canteiros de suas obras, a Companhia costuma contratar caminhões pipa para suprir suas necessidades.

No que se refere à responsabilidade ambiental, a Companhia tem uma série de iniciativas bem-sucedidas, mas isso se restringe ao ambiente que a Companhia pode controlar. Como o setor de construção civil é extremamente pulverizado e fragmentado, há uma série de prestadores de serviços que podem se desviar daquilo que pensamos ser adequado. Há um trabalho sério de mapeamento de todos os prestadores de serviços e estes precisam, obrigatoriamente, passar um  processo de “due diligence” antes que qualquer contrato seja assinado e a maneira como essas pequenas empresas são gerenciadas no seu dia-a-dia são levadas em consideração.