Empresas

Suzano-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Os benefícios que a Companhia espera alcançar ao operar como uma empresa combinada com a Fibria podem não ser alcançados.

A atividade da Companhia apresenta riscos operacionais relevantes que, se materializados, podem resultar na paralisação de suas atividades e impactar adversamente os seus resultados e condição financeira.

Atrasos na expansão das unidades industriais da Companhia, na construção de novas unidades ou no início ou aumento na produção antes da demanda (ramp up) de instalações novas ou ampliadas podem aumentar os custos da Companhia e afetar adversamente seus resultados e sua condição financeira.

A cobertura de seguro da Companhia pode ser insuficiente para cobrir suas perdas e não abrange danos causados às suas florestas, o que pode causar um efeito adverso relevante nos resultados e na condição financeira da Companhia.

A Companhia é titular de benefícios fiscais, cuja suspensão, decurso do prazo de vigência, cancelamento ou não renovação podem afetar adversamente os resultados e a geração de caixa líquido da Companhia. Alterações na legislação fiscal podem impactar negativamente os negócios da Companhia.

O nível de endividamento da Companhia pode ser afetado negativamente por sua condição financeira e pode ser necessário utilizar uma parcela significativa do seu fluxo de caixa para pagar o serviço das suas dívidas, o que pode prejudicar a capacidade da Companhia de operar seus negócios.

Caso a Companhia seja incapaz de administrar os problemas e riscos em potencial relacionados a aquisições e alianças, seus negócios e perspectivas de crescimento podem ser afetados.

A Companhia pode ser prejudicada pelo mau funcionamento ou interrupção de sistemas de tecnologia da informação ou maquinário automatizado, bem como por riscos associados a incidentes de segurança cibernética que podem resultar em acesso indevido a informações confidenciais ou sensíveis.

A redução da classificação de risco de crédito da Companhia pode aumentar seu custo de captação e/ou restringir a disponibilidade de novos financiamentos ou injeções de capital e ter um efeito adverso

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou arbitrais envolvendo a Companhia , suas subsidiárias, seus administradores e/ou acionistas controladores podem afetar adversamente a Companhia.

A Companhia está sujeita a fiscalizações pelas autoridades fiscais nas esferas federal, estadual e municipal.

A Companhia está sujeita a determinadas regras da legislação tributária em razão da inscrição de débitos fiscais em programas específicos de parcelamentos divulgados pelas Autoridades Tributárias. Caso deixe de cumprir quaisquer dessas regras os programas poderão ser rescindidos e os benefícios decorrentes deles cancelados.

Os resultados da Companhia poderão ser adversamente impactados por modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como nas normas internacionais de relatório financeiro.

A deterioração nas relações trabalhistas com os empregados poderá afetar negativamente a Companhia.

As atividades da Companhia exigem atualmente e poderão exigir no futuro capital adicional, que poderá não estar disponível estar disponível em termos e condições desfavoráveis ou desvantajosas ou poderão resultar na diluição da participação dos titulares de ações ordinárias de sua emissão.

Os titulares das ações da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A Companhia está sujeita a riscos relativos ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, podendo ser afetada adversamente pela aplicação de sanções, inclusive pecuniárias.

A Companhia está sujeita a riscos associados a incapacidade ou falha em proteger os seus ativos de propriedade intelectual ou, ainda, a eventual violação aos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas

A gestão da Companhia é fortemente influenciada por seus acionistas controladores e os interesses de seus atuais acionistas controladores podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

Os interesses dos executivos da Companhia, beneficiários de plano de opção de compra de ações, podem diferir dos interesses dos acionistas com uma visão de investimento de longo prazo.

A Companhia depende de fornecedores terceiros para uma parcela de suas necessidades de madeira e pode ser adversamente afetada pela escassez de madeira ou pelo aumento de seu preço.

Mudanças na qualidade de crédito dos fornecedores ou clientes para os quais tenham sido efetuados adiantamentos, vendas a prazo ou empréstimos podem afetar os resultados da Companhia.

A Companhia pode ser considerada solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por seus fornecedores.

Os preços dos produtos da Companhia são altamente influenciados por mercados internacionais e, portanto, a Companhia tem pouco controle sobre os preços praticados.

Regras ambientais mais rigorosas ou a não observância da regulamentação ambiental aplicável podem implicar em dispêndio maior de recursos pela Companhia e prejudicar os seus negócios.

Preocupações crescentes com as alterações climáticas podem levar à exigência de medidas regulatórias adicionais , que podem resultar em um aumento de custos para cumprimento destas regulações.

A não obtenção, não renovação tempestiva ou cancelamento das autorizações, licenças, outorgas e registros necessários para desenvolver as atividades da Companhia poderá afetar adversamente suas operações.

Recessão em virtude da crise econômica mundial pode afetar a demanda e o preço dos produtos da Companhia de modo adverso.

As exportações da Companhia estão sujeitas a riscos especiais que podem afetar adversamente os seus negócios.

As condições econômicas e de mercado em outros países, inclusive nos Estados Unidos e nos países de mercado emergente, podem afetar de maneira relevante e adversa a economia brasileira e, portanto, a situação financeira da Companhia.

Secas em algumas regiões do Brasil, que resultem em escassez de água ou racionamento podem impactar adversamente o negócio e resultado da Companhia.

A Companhia apresenta alto grau de dependência de suas áreas de plantio para o fornecimento de madeira, que é essencial para seus processos de produção. Qualquer dano efetivo sobre essas áreas de plantio pode afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia.

Crise social no relacionamento com as comunidades e entidades de classe podem afetar o uso regular, causar danos ou privar do uso, ou da compensação pelo valor justo, as propriedades da Companhia.

O surgimento e efeitos relacionados a pandemias, epidemias ou surtos de doenças infecciosas , como o recente surto mundial da doença do novo coronavírus (COVID-19), pode afetar adversamente as operações da Companhia e o setor em que a Companhia atua

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual pandemia do coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial, incluindo a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

A instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os negócios e os resultados operacionais da Companhia, podendo afetar também o preço de negociação das ações de emissão da Companhia.

O governo brasileiro exerceu, e continua exercendo, influência significativa na economia brasileira. Essa influência , bem como as condições políticas e econômicas do país, poderá causar um efeito adverso relevante nas atividades e no preço de mercado das ações ordinárias de emissão da Companhia .

Mudanças nas políticas fiscais e leis tributárias brasileiras podem afetar adversamente a Companhia .

Crises econômicas , sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderão afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos produtos da Companhia.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente, podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros.

Uma volatilidade significativa do Real frente ao Dólar pode impactar de forma relevante as receitas e o endividamento da Companhia, assim como os mercados de valores mobiliários brasileiros.

A volatilidade e a iliquidez inerentes ao mercado de valores mobiliários de emissores brasileiros, inclusive da Companhia, poderão afetar negativamente os detentores de suas ações ordinárias e suas ADSs.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias de emissão da Companhia.

Esforços governamentais podem impactar as taxas de juros e a inflação, influenciando assim o crescimento da economia brasileira e as nossas atividades