Empresas

Light Serviços de Eletricidade-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O desempenho financeiro e operacional da Companhia pode ser adversamente afetado pelo recente surto do novo Coronavírus (COVID-19).

As perdas de energia podem adversamente afetar os negócios da Companhia, sua condição financeira e seus resultados.

O nível de endividamento e covenants de contratos de empréstimo e financiamentos da Companhia podem causar um impacto adverso relevante nos resultados da Companhia.

A Companhia é parte em contratos de empréstimos e financiamentos que possuem cláusulas que permitem a antecipação do vencimento de dívidas, inclusive em razão de inadimplemento cruzado {cross default} e poderá celebrar outros instrumentos de dívidas e contratos de financiamento que prevejam esse tipo de condição.

A continuidade da concessão depende do cumprimento, por parte da Companhia, de critérios de qualidade e sustentabilidade econômico-financeira.

Disputas e contingências judiciais e administrativas podem afetar de forma adversa os resultados da Companhia.

O crescimento da Companhia depende de sua capacidade de atrair e reter pessoal técnico e administrativo altamente qualificado.

Os controles internos da Companhia poderão não ser bem-sucedidos em prevenir ou detectar todas as violações às leis ou às políticas internas da Companhia incluindo leis anticorrupção e normas de compliance.

As atividades da Companhia estão expostas a riscos relacionados a acidentes de trabalho e acidentes envolvendo a população.

Uma falha na gestão de apólices de seguros, bem como a insuficiência de cobertura para eventuais sinistros e perdas e a não abrangência de todos os riscos aos quais a Companhia e seus ativos estejam sujeitos pode afetar a continuidade dos negócios da Companhia.

A construção, ampliação, operação e manutenção de instalações e equipamentos destinados à distribuição de energia elétrica envolvem riscos significativos.

Interrupções ou falhas nos sistemas de informações ou incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter sistemas de TI, violações de segurança da informação e/ou quaisquer outras interferências podem comprometer os centros de dados e operações da Companhia, prejudicando os seus negócios e a sua reputação.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser adversamente afetada pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A implementação da estratégia de negócios da Companhia, bem como seu crescimento futuro, exigirão capital adicional, que talvez não esteja disponível ou em condições favoráveis.

A Companhia é responsável por quaisquer perdas resultantes da provisão inadequada de serviços de eletricidade, o que pode resultar em custos adicionais e afetar substancial e adversamente os negócios, condição financeira, resultados operacionais e imagem da Companhia.

A Companhia pode vira não pagar dividendos mínimos obrigatórios a seus acionistas.

Uma vez que parte significativa dos bens da Companhia está vinculada à prestação de serviços públicos, esses bens não estarão disponíveis para liquidação em caso de falência nem poderão ser objeto de penhora para garantir a execução de decisões judiciais.

A Companhia não pode garantir que as concessões mantidas serão renovadas. O crescimento da Companhia poderá ser prejudicado caso a mesma não consiga obter novas concessões ou, ainda, perca ou não renove algumas das concessões detidas atualmente.

As investigações anticorrupção em andamento no Brasil, que tiveram exposição pública em larga escala, podem ter efeitos adversos sobre a percepção do país e sobre a Companhia.

A Companhia não possuí um controlador ou grupo de controle que detenha mais que 50% das suas ações, o que poderá deixá-la suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um grupo de controle.

A terceirização de parte substancial das atividades da Companhia pode trazer consequências adversas relevantes na sua gestão.

Os resultados da Companhia podem ser afetados em decorrência do aumento nos atrasos e inadimplência de seus consumidores.

Consumidores usuários da rede da distribuidora Companhia podem deixar de utilizá-la.

O fornecimento de energia elétrica no Brasil é altamente dependente de usinas hidrelétricas e condições hidrológicas desfavoráveis podem impactar adversamente a indústria de energia elétrica no Brasil

O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica brasileira, inclusive a do Estado do Rio de Janeiro, podem causar um efeito adverso relevante nas atividades e nos resultados operacionais e mesmo no preço das ações de emissão da Companhia.

A instabilidade da taxa de câmbio pode afetar adversamente a economia brasileira, os resultados operacionais e o preço de mercado das ações da Companhia.

Instabilidade política pode afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e os resultados de suas operações, bem como o preço de negociação de suas ações.

A desaceleração da economia brasileira e a pressão inflacionária podem afetar adversamente a Companhia.

Qualquer rebaixamento adicional do rating de crédito do Brasil ou da Companhia pode afetar negativamente a Companhia e o preço de negociação das ações.

A evolução e a percepção de risco em outros países, particularmente nos Estados Unidos e nos mercados emergentes, podem afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos títulos brasileiros, incluindo as ações.

A Companhia pode ser penalizada pela ANEEL pelo descumprimento dos termos de seus Contratos de Concessão ou autorizações.

A ANEEL poderá rescindir os contratos de concessão da Companhia antes de sua expiração, e a indenização a ela assegurada da parcela não amortizada como resultado de uma rescisão antecipada poderá ser insuficiente para cobrir o valor integral de seus investimentos.

A Companhia está sujeita a uma abrangente legislação e regulamentação impostas pelo governo federal e pela ANEEL que concede ampla discricionariedade ao Poder Concedente.

Estimativas incorretas ou imprecisas da demanda de energia para a área de concessão da Companhia poderão afetar adversamente os seus resultados operacionais. A Companhia pode não conseguir repassar integralmente, por intermédio de suas tarifas, os custos de compras de energia, além de estar sujeita a penalidades regulatórias.

As tarifas cobradas pela Companhia pela venda de eletricidade a Consumidores Cativos são determinadas pela ANEEL, de acordo com o Contrato de Concessão, e as receitas operacionais da Companhia poderão ser substancial e adversamente afetadas se a ANEEL tomar decisões relacionadas às tarifas da Companhia que não lhe sejam favoráveis.

A Companhia está sujeita a uma vasta gama de leis e regulações ambientais, que podem afetá-la adversamente.

A Companhia pode figurar como responsável solidária pelos danos ambientais causados por seus fornecedores.

Surtos de doenças transmissíveis em escala global têm acarretado medidas diversas cujos efeitos podem levar a maior volatilidade no mercado de capitais global e à potencial desaceleração do crescimento da economia brasileira.