Empresas

Atacadão-Carrefour – Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O nosso negocio depende de marcas altamente reconhecidas. Podemos não conseguir manter e melhorar o reconhecimento de nossas marcas ou podemos receber avaliações desfavoráveis de consumidores, bem como podemos ser alvo de publicidade negativa, o que poderia afetar adversamente nossas marcas.

O fato das nossas lojas serem espaços de grande circulação de pessoas, e/ou por terem alguns serviços terceirizados, como é o caso da segurança das lojas, pode gerar consequências que fogem do controle, ou cuja reação da administração das respectivas lojas seja insuficiente, o que pode causar eventual responsabilidade civil e/ou obrigação de ressarcimento às vítimas, além de danos graves materiais e à imagem das nossas lojas, além de causar eventual responsabilidade civil e/ou obrigação de ressarcimento às vítimas.

Nossas vendas dependem da eficácia das campanhas de propaganda e marketing, o que pode afetar nossas vendas e lucratividade.

Podemos vir a enfrentar dificuldades na abertura e desenvolvimento das nossas atuais e futuras lojas, galerias e shopping centers.

A nossa dependência das empresas de cartão de crédito para as vendas e financiamento de consumidores é uma tendência crescente.

Podemos não conseguir executar a nossa estratégia de fornecer volume e variedade suficientes de produtos a preços competitivos ou gerenciar adequadamente o abastecimento do nosso estoque, o que poderá ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Se não formos capazes de renovar nossas linhas de crédito atuais, ter acesso a novos financiamentos, descontar recebíveis ou emitir valores mobiliários no mercado de capitais em condições atrativas, poderemos sofrer um efeito adverso relevante.

Podemos enfrentar desafios no desenvolvimento da nossa estratégia omnicanal e na expansão das nossas operações para o e-commerce.

Problemas nos nossos sistemas de tecnologia da informação podem afetar adversamente as nossas operações.

A perda de membros de nossa administração, o enfraquecimento da nossa cultura corporativa e/ou a incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado poderá ocasionar um efeito adverso relevante.

Decisões desfavoráveis ou desdobramentosde investigações em processos judiciais ou administrativos podem ter um efeito adverso relevante sobre nós.

Podemos ser afetados substancialmente por violações à Lei Anticorrupção e leis anticorrupção semelhantes.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos da Companhia poderão afetar adversamente os negócios da Companhia.

Podemos não conseguir renovar ou manter os contratos de locação das nossas lojas alugadas de terceiros em termos aceitáveis ou independentemente dos termos e, talvez, tenhamos que pagar multas contratuais em caso de rescisão de contratos de locação relativos às lojas que decidirmos fechar.

Desastres e eventos imprevisíveis podem atrapalhar as nossas operações.

Uma paralisação ou greve significativa da nossa força de trabalho pode afetar as nossas operações.

Alterações na disponibilidade e nos custos de energia e de outros serviços públicos podem nos afetar substancialmente.

A nossa cobertura de seguro pode não ser suficiente para cobrir perdas substanciais.

Podemos não conseguir proteger os nossos direitos de propriedade intelectual ou utilizá-los de forma eficaz.

Podemos vir a buscar aquisições estratégicas ou investimentos, e a incapacidade de produzir os resultados esperados de uma aquisição ou investimento, ou de integrar plenamente uma empresa adquirida, pode ter um impacto adverso em nossos negócios.

Podemos não conseguir renovar, em condições satisfatórias, as nossas operações de hedge, o que pode aumentar o custo do serviço da nossa dívida e do câmbio sobre importações e, consequentemente, afetar negativamente o nosso desempenho financeiro.

A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre nós.

A desvalorização em condições econômicas e de mercado, em geral, ou a percepção de risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos e países de mercados emergentes, pode afetar negativamente a economia brasileira e o preço de mercado de valores mobiliários brasileiros.

Qualquer queda adicional no rating de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações ordinárias.

Os titulares das nossas ações ordinárias poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A Companhia pode não ser capaz de cumprir com índices financeiros a serem eventualmente previstos em contratos que venham a compor o seu endividamento.

No caso de a Companhia vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobílíários, poderá haver uma diluição da participação de seus acionistas.

A Companhia pode enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo transações com partes relacionadas.

Continuaremos sendo controlados pelo nosso acionista controlador, cujos interesses poderão divergir dos nossos demais acionistas.

Usamos marcas que pertencem a um de n ossos acionistas controladores, Carrefour S.A. O Carrefour

S.A. poderá rescindir este contrato de licenciamento em caso de mudança do controle do CCI.

Nosso negócio  depende  de  uma  cadeia  de  suprimentos  e,  consequentemente,  enfrenta  riscos relacionados à logística.

Não podemos garantir que os nossos fornecedores, prestadores de serviços, locadores e locatários não se envolvam com práticas irregulares.

Podemos ser responsabilizados por obrigações e atos de fornecedores terceirizados.

Algumas categorias de produtos que vendemos são adquiridas, em grande parte, de poucos fornecedores.

Podemos ser responsabilizados pelo inadimplemento de vendedores parceiros cadastrados em nossa plataforma de marketplace, podendo sofrer danos as nossas marcas e em nossos resultados financeiros.

As restrições na oferta de disponibilidade de crédito aos consumidores no Brasil podem afetar adversamente os nossos volumes de vendas.

Estamos expostos a riscos relacionados a empréstimos e financiamento concedidos a consumidores.

O nosso negócio está sujeito a flutuação substancial devido aos padrões sazonais de compra dos nossos consumidores.

Podemos não identificar em tempo hábil ou responder de forma eficaz às tendências ou preferências dos consumidores, o que pode afetar negativamente o nosso relacionamento com os consumidores, a demanda dos produtos que vendemos e a nossa participação de mercado.

A divulgação não autorizada de informações sensíveis ou confidenciais de consumidores, ou a nossa incapacidade ou a percepção dos nossos consumidores de que não conseguimos cumprir com as leis de privacidade ou administrar corretamente os problemas de privacidade, podem prejudicar o nosso negócio e reputação perante os nossos consumidores.

A divulgação não autorizada de dados ou o comprometimento da integridade da tecnologia da informação, causados por falhas ou ataques cibernéticos, bem como a não conformidade com leis e regulamentos relacionados a privacidade e a segurança de dados, podem sujeitar a Companhia a relevantes penalidades e impactar negativamente suas operações, reputação e resultados financeiros.

Poderemos ser considerados responsáveis por incidentes com consumidores que envolvam reações adversas após o consumo dos nossos produtos.

O nosso mercado é altamente competitivo e ações estratégicas dos nossos concorrentes podem enfraquecer a nossa competitividade e afetar negativamente a nossa rentabilidade.

O mercado de varejo é sensível a quedas no poder de compra dos consumidores e a ciclos econômicos desfavoráveis.

Riscos para a saúde relacionados à indústria alimentícia podem afetar adversamente a nossa capacidade de vender produtos alimentícios.

O armazenamento de combustível é uma atividade inerentemente perigosa.

Historicamente, o Governo Federal exerceu e continua exercendo significativa influência na economia brasileira. A conjuntura política e econômica brasileira pode nos prejudicar e afetar adversamente o preço de negociação das nossas ações ordinárias.

A Instabilidade política pode afetar adversamente os nossos negócios e resultados operacionais, bem como o preço de mercado de nossas ações. Adicionalmente, investigações relacionadas a corrupção podem resultar em riscos reputacionais.

A inflação e as medidas do Governo Federal para combater a inflação podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil e podem ter um efeito adverso sobre nós e sobre o preço de mercado das nossas ações ordinárias.

Enfrentamos riscos relacionados aos registros, autorizações, licenças e alvarás para a instalação e a operação das nossas lojas e centros de distribuição.

Instituições financeiras, incluindo o Banco CSF, estão sujeitas a mudanças na regulamentação pelo Banco Central do Brasil.

Alterações na legislação tributária, incentivos fiscais, benefícios ou diferentes interpretações da legislação tributária podem afetar adversamente os resultados das nossas operações.

Risco de restrições à venda de produtos e serviços regulamentados, bem como controles de preços, podem ter um efeito adverso significativo em nós.

A regulamentação da Internet e do comércio eletrônico pelo Governo Federal está em constante mutação e mudanças desfavoráveis poderão vir a prejudicar o nosso negócio.

Estamos sujeitos a leis e regulamentações ambientais.

O gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos gerados em nossos estabelecimentos e o risco de eventual contaminação em razão das atividades desenvolvidas pode afetar adversamente o negócio da Companhia.