Empresas

Athena Saude-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia enfrenta concorrência significativa em um mercado com diversos players, tanto com concorrentes atuais quanto com novos concorrentes que possam vira explorar este setor, o que pode afetar adversamente a sua participação de mercado, situação financeira e resultados operacionais.

Os negócios da Companhia dependem, em grande medida, da reputação de sua marca junto aos beneficiários, clientes e à comunidade médica das regiões em que atua.

Caso a Companhia não consiga estimar ou controlar precisamente os custos de assistência à saúde ou não possa aumentar os preços de seus planos para compensar aumentos dos custos, os resultados de suas operações poderão ser adversamente afetados.

A Companhia pode não ser capaz de realizar associações e/ ou aquisições no momento e em termos ou preços desejados. Adicionalmente , tais associações e/ ou aquisições podem não trazer os resultados que a Companhia espera e/ ou a Companhia pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios.

As aquisições e/ ou associações da Companhia poderão sofrer restrições ou poderão não ser aprovadas pelo CADE ou pela ANS.

A Companhia pode vir a descobrir contingências não identificadas anteriormente em empresas adquiridas, em relação às quais poderá ser responsabilizada, inclusive na qualidade de sucessora.

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde {OMS} em razão da disseminação  do  novo coronavírus (causador da COVID-19) a  percepção  de  seus e feitos , ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros. Dado que as consequências da pandemia são altamente incertas e imprevisíveis, os negócios da Companhia, sua condição financeira, resultados

das operações,  fluxos de caixa e sua capacidade de continuar operando podem ser adversamente afetados.

A Companhia enfrenta maiores riscos na medida em que novas iniciativas de negócio a levam a realizar operações com um maior número de pacientes e contrapartes e a se expor a novos mercados.

A Companhia pode não realizar integralmente os prêmios pagos em suas aquisições e contabilizados como ágio em suas demonstrações financeiras.

A demanda pelos serviços oferecidos nos hospitais e clínicas da Companhia pode ser impactada   por   fatores  além  do  controle  da  Companhia incluindo  mudanças  das tendências no setor médico brasileiro.

A Companhia não pode garantir que conseguirá adaptar seus negócios aos avanços tecnológicos observados em seu setor de atuação bem como ao aumento da expectativa de vida.

A Companhia pode não conseguir executar integralmente a sua estratégia de negócios incluindo a sua estratégia de crescimento.

A Companhia depende de membros de sua alta administração, bem como de profissionais de saúde qualificados para a prestação de seus serviços, podendo enfrentar dificuldades na substituição por profissionais igualmente qualificados.

A Companhia pode ser adversamente afetada, direta ou indiretamente, por litígios relacionados à responsabilidade civil e penal em razão de atos e omissões de colaboradores quando da execução e/ ou resultados de serviços hospitalares e clínicos que presta.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais e administrativos podem afetar adversamente a Companhia e criar obrigações relevantes.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e controles internos da Companhia , que inclusive foram reformulados recentemente para fins da oferta pública inicial de ações de nossa emissão {“Oferta “}, poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderia afetar adversamente seus negócios.

Incidentes de segurança, incluindo ataques cibernéticos, violações de segurança, acessos não autorizados ou divulgação de dados confidenciais, interrupção de negócios ou a percepção de que dados pessoais e sensíveis armazenados pela Companhia não estão seguros podem afetara Companhia de forma adversa.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, podendo ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Falhas no funcionamento dos sistemas de tecnologia da informação da Companhia podem comprometer assuas operações e afetá-la adversamente.

Incêndios, desastres naturais e outros acidentes além do controle da Companhia podem prejudicar seus negócios e resultar em perda de receita ou despesas mais elevadas.

Poderemos celebrar contratos de indenidade com determinados administradores conforme previsão em nosso estatuto social, os quais podem resultar em conflito de interesses e impacto financeiro relevante.

O exercício das opções do nosso plano de opções de ações, pelos respectivos participantes poderá promover a diluição dos demais acionistas da Companhia.

As apólices de seguros mantidas pela Companhia podem não ser adequadas e/ ou suficientes em todas as circunstâncias ou contra todos os riscos.

As políticas, o Código de Conduta e controles internos da Companhia podem falhar ou não ser suficientes para evitar violação de leis de combate à corrupção e a fraudes e práticas irregulares por parte dos administradores, empregados e quaisquer fornecedores que atuem pela Companhia, o que pode ocasionar impactos adversos relevantes  sobre  a  reputação,   operação,   situação   financeira  e   cotação  das   ações ordinárias de emissão da Companhia

Se a Companhia não  for capaz de manter relacionamentos satisfatórios com hospitais, médicos e outros prestadores de serviços médicos, sua lucratividade poderá diminuir e poderá ser impedida de atuar em alguns mercados.

A Companhia enfrenta riscos relativos aos cadastros, autorizações, licenças e alvarás para instalação e operação dos seus hospitais e clínicas.

Parte dos imóveis operacionais ocupados pela Companhia estão sujeitos ao regime de aforamento.

A Companhia enfrenta riscos relacionados a eventual necessidade de desocupação de imóveis em razão de parte dos contratos de locação onde estão localizados hospitais e clínicas vigorarem por prazo indeterminado e parte dos imóveis, tanto locados como próprios, estarem onerados, en frentando , ainda, riscos relacionados a ações judiciais relativas a um determinado imóvel próprio.

A Companhia depende de corretores e representantes comerciais independentes para vender os serviços de planos de saúde os quais não vendem os serviços com exclusividade.

O desempenho da Companhia depende de relações trabalhistas favoráveis com os seus colaboradores. Qualquer deterioração dessas relações ou aumento dos custos do trabalho pode afetar adversamente o seu negócio.

A implementação da estratégia de crescimento da Companhia exigirá investimentos significativos, e poderá exigir a obtenção de recursos adicionais, que podem não estar disponíveis ou, se disponíveis, podem estar sujeitos a termos não aceitáveis.

A captação de recursos adicionais por meio de uma oferta de ações ou títulos conversíveis em ações poderá diluir a participação acionária dos acionistas.

Os titulares das ações de emissão da Companhia poderão não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.

A Companhia pode enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo transações com partes relacionadas o que pode ter um impacto adverso nos negócios, resultados operacionais, situação financeira e valores mobiliários da Companhia.

Considerando que certos administradores remunerados da Companhia integram o Grupo Pátria, controlador da Companhia, podemos enfrentar potencial conflito de interesse

entre o controlador, inclusive por meio de seus administradores vinculados, e os acionistas minoritários, bem como podemos vir a sofrer impactos adverso relevantes em nosso resultado financeiro considerando o montante da remuneração aprovada para o exercício

Os interesses dos atuais acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

A Companhia depende da distribuição de dividendos de suas controladas e pode ser afetada adversamente caso suas controladas tenham o seu desempenho prejudicado.

A Companhia conta com número limitado de fabricantes / fornecedores de equipamentos médicos e insumos necessários à prestação dos seus serviços.

A Companhia poderá não ser capaz de manter o relacionamento com clientes e/ ou beneficiários responsáveis por parcela significativa de sua receita operacional líquida.

A Companhia poderá vir a sofrer concorrência direta do SUS, sistema público de saúde oferecido pelo Governo Federal gratuitamente.

Eventual consolidação do setor poderá afetar futuras aquisições a serem realizadas pela Companhia.

A rentabilidade dos negócios da Companhia poderá ser prejudicada pelo agravamento das condições econômicas domésticas ou globais e pela percepção de riscos e incertezas relativas ao Brasil.

A Companhia não pode garantir que conseguirá adaptar seus negócios ao surgimento de novas doenças, epidemias, pandemias, vírus e bactérias.

A pandemia do novo Coronavírus {COVID-19} e as consequentes paralisações em escala global podem gerar condições desafiadoras nas operações das empresas do setor de

atendimento hospitalar, incluindo a Companhia. Além disso, a pandemia pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global, podendo impactar diretamente os negócios e o resultado da Companhia.

Eventual dificuldade operacional de recomposição dos valores decorrentes do encerramento da suspensão de reajustes de planos de saúde determinada pela ANS pode afetar adversamente os negócios, a condição financeira e os resultados operacionais da Companhia

A Companhia pode ser afetada pela imposição de leise normas regulamentares proibindo ou restringindo as atividades de terceirização.

A Companhia poderá sofrer sanções pela ANS em caso de descumprimento da regulamentação aplicável.

A Companhia poderá ser afetada pela imposição de novas leis e normas regulamentare bemcomo alterações de leis e normas regulamentaresatualmente vigentes, que podem ampliar a cobertura, impor novos ônus, custo e também di ficultar, restringir ou até mesmo impedir o pleno exercício de suas atividades, podendo ter um efeito adverso relevante sobre os negócios da Companhia.

O SUS poderá exigir, com maior rapidez, o ressarcimento dos valores cobrados em razão da utilização da rede pública de saúde pelos beneficiários da Companhia.

A Companhia é obrigada a manter uma Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados (PEONA). A ocorrência de eventuais mudanças estruturais ou regulamentações mais restritivas sobre as metodologias utilizadas para o cálculo da PEONA poderá afetar negativamente os resultados da Companhia.

Eventual suspensão da comercialização de serviços da Companhia poderá causar um impacto adverso nas suas operações e reputação.

O setor brasileiro de serviços de saúde está sujeito a legislações e regulamentações específicas.

Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou por resultados desfavoráveis de contingências tributárias.

A Companhia está sujeita às penalidades e hipóteses de extinção antecipada previstas na Lei n° 8.666/1993 e na Lei n° 13.303 / 201, 6 tendo em vista que possui contratos celebrados com entidades da Administração Pública.

Eventuais acidentes relacionados a descarte de resíduos podem resultar em multas e indenizações significativas à Companhia e afetar sua imagem e reputação.

A escassez de recursos naturais ocasionada por fatores climáticos ou pela atuação do homem sobre o meio ambiente pode afetar as operações da Companhia, implicando a necessidade de adoção de medidas de contingência complementares .

O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países  particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia, podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da Companhia e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.

Potenciais oscilações das taxas de juros poderão provocar efeito prejudicial nos negócios da Companhia e nos preços de mercado das ações de sua emissão.

Possíveis e ventos de instabilidade na taxa de câmbio poderão afetar a Companhia de forma adversa.

A inflação e eventuais medidas adotadas pelo Governo Federal do Brasil para combatê-la incluindo aumentos nas taxas de juros, poderão contribuir para a incerteza econômica

no Brasil,  podendo gerar um efeito adverso relevante a todo o mercado, inclusive acarretando eventuais consequências em relação à condição financeira a resultados operacionais e o preço de mercado das ações da Companhia.

Condições econômicas e políticas no Brasil e a percepção dessas condições no mercado internacional poderão afetar negativamente os resultados das operações da Companhia e sua condição financeira.

Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço das ações ordinárias de nossa emissão.

A instabilidade política pode afetar adversamente nossos negócios e resultados e o preço de nossas ações.