Aura Almas Mineração-Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
A Aura Almas Mineração SA., anteriormente denominada Rio Novo (Almas) Mineração Ltda., foi constituída, em 12 de julho de 2006, como uma sociedade limitada, com prazo indeterminado, e tem como objeto social (a) a exploração, prospecção, industrialização e comercialização de minério de qualquer natureza; (b) a importação e exportação de bens e produtos ligados à atividade principal; (c) realizar a exploração e o aproveitamento de jazidas minerais em todo território nacional; e (d) a participação em outras sociedades empresárias, como sócia, acionista ou quotista.
Leia também:
A Companhia tem sede e foro em Almas, no estado do Tocantins. A Companhia possui como acionistas a Growth lnvestment Solutions LLC. (“Growth lnvestments“) e a Aura Minerais lnc. (“Aura Minerais“).
Em 18 dezembro de 2077 a Aura Minerais e a Rio Novo Gold lnc. (“Rio Novo”) firmaram acordo para combinar e criar portfólio de propriedades para exploração minerária com produção de longo prazo. Em 22 de fevereiro de 2018 anunciaram que os acionistas aprovaram a união das empresas e, em 2 de março de 2018 finalizaram a fusão da Aura Minerais com a Rio Novo e desde então a Companhia passou a ser controlada diretamente pela Growth lnvestments Solutions LLC e ter como controladora final a Aura Minerais, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas. A Aura Minerais é uma empresa de capital aberto com registro na Bolsa de Valores de Bolsa de Valores de Toronto (sob o código: ORA) e na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão (“B3”) (Símbolo: AURA33).
Em 16 de junho de 2021, foi aprovada a transformação societária da Aura Almas Mineração, de sociedade limitada para sociedade por ações.
Desenvolvimento do Projeto Almas
Em 3 de fevereiro de 2020, a Aura Minerais, acionista da Companhia, anunciou a aprovação pelo seu Conselho do desenvolvimento do Projeto Almas, após a conclusão do estudo de viabilidade e análise detalhada por parte da Administração.
O Projeto Almas consiste em três principais depósitos: (i) Paiol, (ii) Cata Funda e (iii) Vira Saia. Tais depósitos se localizam ao longo de um corredor de 15 km no Cinturão Verde de Almas, que abriga ocorrências de ouro ao longo de corredores de zonas de cisalhamento (shear zones).
Estima-se que a construção do Projeto Almas terá início em 2022 e a produção operacional/fase de ramp-up, em 2023, assim como sua produção comercial.
A Promon Engenharia foi contratada para prestar serviços de EPCM (Engenharia, Compras e Gestão da Construção) de planta e infraestrutura, já tendo iniciado as obras de detalhamento, a serem desenvolvidas até a fase de ramp up prevista para o quarto trimestre de 2022.
O início da construção está sujeito a obtenção documentação final do contrato de uso da terra e das licenças ambientais com o Estado do Tocantins no Brasil, que já foram solicitados pela Companhia a fim de cumprir o cronograma previsto do Projeto.