Empresas

Aura Almas Mineração-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia se encontra em fase pré-operacional e seu desempenho futuro é incerto.

Podemos enfrentar problemas relacionados ao cumprimento do prazo de construção e à conclusão  dos  nosso  Projeto ou incorrer em defeitos durante o período de construção, o que poderá prejudicar a nossa reputação ou sujeitar a nossa Companhia à eventual imposição de indenização e responsabilidade civil e diminuir sua rentabilidade.

Aumentos nos custos de produção e de matérias-primas da Companhia podem ter um efeito adverso e relevante nos resultados operacionais ou na posição financeira da Companhia, tanto em seu momento atual, pré-operacional, quanto a partir do momento em que se tornar operacional.

A Companhia identificou deficiências e recomendações sobre os controles internos e, se a Companhia não for capaz de adotar as medidas corretivas necessárias, poderá não ser capaz de reportar seus resultados de maneira precisa ou prevenir a ocorrência de práticas inapropriadas ou erros, o que pode ter um efeito adverso significativo para a Companhia.

Falhas nos sistemas, políticas, controles internos, procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os seus negócios.

Problemas operacionais ou geotécnicos podem afetar negativa e significativamente os negócios e o desempenho financeiro da Companhia.

As estimativas de recursos e reservas minerais podem ser imprecisas e diferir das quantidades de minerais que a Companhia pode realmente recuperar.

A Companhia atua em um segmento que envolve riscos para seus empregados e para os empregados de terceiros, inclusive risco de vida.

A ocorrência de acidentes, incidentes, invasões, garimpo ilegal ou atividades criminosas nas minas operadas pela Companhia ou durante o transporte dos minérios pode acarretar efeito relevante e adverso, além de danos à imagem da Companhia.

Os controles internos da Companhia ainda estão em amadurecimento e podem ser insuficientes para detectar eventuais violações passadas ou evitar eventuais violações de leis de combate à corrupção, fraudes e práticas irregulares por parte dos administradores, empregados e terceiros que agem em nome ou benefício da Companhia.

A Companhia poderá falhar na manutenção de controles internos efetivos, o que poderá impedi-la de reportar de forma oportuna e adequada seus resultados financeiros.

Decisões judiciais, arbitrais e/ou administrativas desfavoráveis podem afetar adversamente a Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos inerentes a aquisições como parte da estratégia de sua controladora.

Estamos sujeitos a leis e regulamentos anticorrupção, antissuborno, anti-lavagem de dinheiro e antitruste. Os processos de governança da Companhia podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, podendo ocasionar impactos relevantes e adversos em seus negócios, situação financeira, resultados operacionais e imagem.

Podemos não ser capazes de cumprir com os índices financeiros ou outras obrigações previstas em nossa emissão de Debêntures.

A Companhia está sujeita a perdas não cobertas pelos seguros contratados e a dificuldades para contratação de apólices, o que poderá gerar efeitos adversos sobre seus negócios.

A perda de membros da administração da Companhia, o enfraquecimento da cultura corporativa e/ou a incapacidade de atrair e reter pessoal qualificado poderá ocasionar um efeito adverso relevante nos negócios da Companhia.

Paralisações, litígios trabalhistas e relações com sindicatos podem afetar as operações e os projetos da Companhia.

Estamos sujeitos ao risco de reavaliação do nosso rating local

Decisões desfavoráveis em ações relacionadas a terceirização de serviços podem afetar negativamente a Companhia.

Os ativos da Companhia podem estar sujeitos a perda de valor recuperável (impairment) e ajustes de valor de inventário.

Os direitos minerários da Companhia podem ser contestados.

A Companhia pode não obter financiamento adequado para suas atividades.

A Companhia está exposta às variações cambiais e a riscos envolvidos em operações de hedge que minimizam os riscos cambiais, que podem prejudicar o seu desempenho financeiro.

A Aura Minerais lnc., controladora indireta da Companhia, é uma companhia estrangeira, sujeita à legislação estrangeira, e a Lei das Sociedades por Ações não se aplica a ela.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas, o que pode ter um impacto adverso nos negócios, resultados operacionais, situação financeira e valores mobiliários da Companhia.

Os interesses dos acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses da Companhia, o que poderá afetar seus negócios.

Os negócios da Companhia dependem de um fornecimento estável e adequado de matérias-primas e serviços. Os negócios da Companhia podem ser afetados de maneira negativa pela  falha de  seus  fornecedores, empresas contratadas e  parceiros, em  especial os insumos para a construção do Projeto Almas.

A exploração e desenvolvimento de atividades de mineração envolvem riscos significativos, uma vez que a viabilidade comercial dos depósitos minerais depende de diversos fatores, dentre eles a alta alocação de capital, não sendo possível garantir que a Companhia receba um retorno adequado sobre o capital investido, o que poderá impactá­-la de maneira adversa.

A viabilidade de novos projetos minerais pode mudar ao longo do tempo.

A Companhia pode enfrentar um aumento nos custos de extração e exigências de investimentos à medida que as reservas são exauridas.

A ausência de  infraestrutura adequada e   falhas, ineficiências  e interrupções no transporte e infraestrutura podem afetar adversamente as operações, a condição financeira e os resultados da Companhia.

A concorrência no setor de mineração e metais pode afetar material e adversamente as perspectivas da Companhia de sucesso na exploração mineral.

Desastres naturais e condições climáticas severas podem causar sérios danos às operações e projetos da Companhia.

É possível que a Companhia não consiga recompor suas reservas, o que pode afetar negativamente suas perspectivas de mineração.

Descumprimentos de leis e regulações ambientais podem afetar adversamente a Companhia.

Falha na obtenção, cumprimento e manutenção de autorizações, concessões e licenças governamentais e mudanças em leis e regulações governamentais podem afetar adversamente a Companhia.

As atividades do setor de mineração estão sujeitas a incidentes ambientais, de saúde e segurança e podem gerar impactos ao meio ambiente e às populações que vivem próximo de suas plantas industriais.

O rompimento de uma barragem de rejeitas ou estrutura similar ou o desmoronamento de uma pilha de minérios pode causar danos severos, e o descomissionamento das barragens de rejeitas pode ser longo e dispendioso.

Desentendimentos nos relacionamentos com stakeholders, incluindo as comunidades locais onde a Companhia atua, podem causar impacto negativo nos negócios e reputação da Companhia.

Crises de saúde pública, incluindo relacionadas ao COVID-19, podem afetar material e adversamente os negócios, operações e condições financeiras da Companhia.

A ocorrência de incidentes cibernéticos ou a deficiência na segurança cibernética da Companhia, bem como eventuais interrupções e/ou falhas nos sistemas de tecnologia da informação corporativos, operacionais ou de gestão, podem impactar negativamente seus negócios, causando uma interrupção em suas operações, prejuízo ou comprometimento nas informações confidenciais, e/ou danificar as relações negociais, todos impactando negativamente os resultados financeiros e a reputação da Companhia.

Flutuações do mercado podem afetar adversamente os resultados econômicos e a viabilidade comercial da exploração de atividades de mineração pela Companhia.

Instabilidades política, jurídica e econômica no Brasil podem afetar adversamente a Companhia.

A Companhia poderá ser afetada de maneira negativa por mudanças nas políticas públicas, inclusive pela imposição de novos tributos ou royalties sobre as atividades minerárias e alterações ou cancelamento de benefícios fiscais.

As oscilações nas taxas de câmbio em relação ao dólar americano e ao Real podem afetar adversamente sua condição financeira.