Empresas

Banrisul Cartões-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Os efeitos e a extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão da disseminação global do novo coronavírus  {COVID-19},  dependem  de  desenvolvimentos  futuros   que  são  altamente   incertos e  imprevisíveis, podendo continuar resultando em efeito adverso nos negócios e nos resultados da Companhia.

A eventual incapacidade da Companhia de acompanhar o rápido desenvolvimento tecnológico para oferecer novos produtos e serviços e melhorar ou modernizar adequadamente sua infraestrutura de tecnologia de informação e sistemas de gestão de informações em tempo hábil poderá ocasionar um efeito adverso relevante.

O risco de eventual falha nos sistemas de processamento ou em processos críticos dos sistemas automatizados da Companhia pode vir a causar efeito adverso relevante .

Falhas em manter controles internos adequados poderão afetar adversamente os negócios da Companhia.

Há a possibilidade de que os modelos, métodos de gestão e procedimentos adotados pela Companhia para o gerenciamento dos riscos de mercado, liquidez , crédito e operacional não sejam totalmente eficientes para evitar a exposição a riscos não categorizados ou imprevistos .

Risco de crédito dos emissores de instrumentos de pagamento (default)

Descumprimento de subcredenciadores perante os a filiados atendidos por eles.

A Companhia poderá não obter sucesso em suas estratégias de negócios.

A Companhia não pode garantir o sucesso da estratégia de expansão da oferta de seus produtos por meio de canais alternativos.

A estratégia de crescimento da Companhia pode envolver segmentos emergentes ou localidades nas quais a Companhia não possui experiência.

Insucesso em novas parcerias ou investimentos podem prejudicar os negócios da Companhia.

Os resultados da Companhia podem se r afetados por danos à sua reputação e imagem e à de seu Controlador.

Ataques cibernéticos que resultem em violações de segurança de dados, podem vir a causar perda de receita, danos à reputação, bem como prejudicar as operações e resultar na divulgação de informações confidenciais ou exclusivas.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais podem causar efeitos adversos para a Companhia.

Mudanças na alta administração da Companhia e a eventual dificuldade para atrair e repor pessoal qualificado podem afetar adversamente seus negócios e resultados.

A Companhia pode não ser capaz de impedir que seus administradores, empregados ou terceiros, agindo em seu nome, envolvam-se em situações qualificáveis como corrupção no Brasil ou em qualquer outra jurisdição.

A incapacidade de manter capital de giro suficiente pode limitar o crescimento e prejudicar os negócios, situação financeira e resultados operacionais da Companhia.

A Companhia é controlada diretamente pelo Banrisul  o qual é controlado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e ambos podem ter interesses diferentes dos interesses da Companhia e dos interesses de seus demais acionistas, podendo adotar medidas que ocasionem efeitos adversos para a Companhia.

A Companhia está sujeita a alterações do seu quadro de administradores em função de mudanças no Governo do Estado do Rio Grande Sul e/ou na administração do Banrisul, seu controlador, o que poderia causar um e feito material desfavorável à implementação da atual estratégia de negócios da Companhia.

O Banrisul está sujeito a políticas públicas emanadas pelo Governo do  Estado do  Rio Grande do Sul que afetam o cenário político econômico brasileiro e que podem demandar alterações nas estratégias e nas políticas do Banrisul, podendo afetar adversamente suas operações ou perspectivas. Consequentemente, essas mudanças também podem afetar negativamente a Companhia na medida em que estas sejam correlatas à atuação da Companhia.

A Companhia depende da rede de distribuição do Banrisul para a comercialização de seus produtos.

A Companhia utiliza mão de obra vinculada ao controlador.

A Companhia poderá perder o direito de explorar determinadas atividades que desenvolve ou marcas que utiliza e/ou a prestação de determinados recursos e serviços por parte de seu acionista controlador em caso de rescisão de certos contratos com partes relacionadas relevantes.

Um mercado ativo e líquido para as ações preferenciais da Companhia, por não se desenvolver, e a volatilidade e a baixa liquidez dos mercados podem, eventualmente, reduzir a capacidade de os investidores venderem as ações da Companhia no mercado pelo preço desejado e no momento oportuno.

A Companhia pode vir a precisar de recursos adicionais no futuro. Esta captação de recursos adicionais poderá se dar por meio de emissão de valores mobiliários referenciados em ações, o que poderá afetar o preço das ações e resultar em diluição do valor econômico do investimento dos investidores e da participação do investidor no capital social da Companhia.

Os detentores de ações da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre capital próprio.

A Companhia depende de terceiros para provimento de suporte de produtos e serviços importantes, inclusive do seu controlador Banrisul para processos operacionais, na qualidade de fornecedor de serviços, balcão e tecnologia da Companhia, e poderá ter seu resultado afetado em caso de falhas e interrupções nesses serviços.

A Companhia poderá ser afetada adversamente caso seus fornecedores ou seus prestadores de serviço entrem em processo de insolvência ou de falência.

A eventual conduta ilícita daqueles que comercializam os produtos oferecidos pela Companhia pode ocasionar a responsabilidade da Companhia por atos de terceiros e empregados , gerar danos à imagem da Companhia, bem como afetar adversamente seus negócios e resultados.

A Companhia poderão ser capaz de manter e estabelecer novos acordos com parceiros e fornecedores estratégicos em termos favoráveis.

Os equipamentos de captura e alguns dos seus principais componentes são provenientes de um número limitado de fornecedores. Por conseguinte, há risco de escassez, incapacidade de fornecimento, interrupção ou atraso nas entregas e aumentos de preços.

Os  resultados  operacionais  da Companhia  são afetados   por reduções discricionárias nos  gastos  do consumidor. O agravamento  das condições macroeconômicas no Brasil pode reduzir o volume e os preços das transações nas plataformas de pagamentos e prejudicar as estratégias de crescimento e perspectivas de negócios.

Os resultados da Companhia podem ser afetados em razão da alteração das regras de funcionamento e de prestação de serviço de pagamento contidas nos regulamentos dos arranjos nos quais a Companhia participa.

Os resultados operacionais e a estratégia da Companhia podem ser afetados em razão do cenário multibandeira e da concorrência no setor de meios de pagamento no Brasil.

O Governo Federal e as autoridades brasileiras em geral exercem influência sobre a economia brasileira. Alterações nas políticas monetária, fiscal e cambial podem afetar adversamente a Companhia.

As atividades da Companhia estão sujeitas à extensa regulamentação e fiscalização governamental no Brasil. Alterações nas leis e nos regulamentos existentes ao setor de meios de pagamento ou a imposição de novas leis e regulamentos podem afetar negativamente as operações e receitas da Companhia.

A Companhia está sujeita à fiscalização pelas autoridades fiscais, e uma interpretação incorreta da Companhia sobre as leis e regulamentos fiscais pode ter um efeito adverso substancial sobre a Companhia.

A Companhia está sujeita à intervenção em potencial  por seus reguladores  ou supervisores, especificamente em  resposta a reclamações de clientes .

Futuras parcerias ou aquisições de outras empresas pela Companhia podem sofrer restrições ou podem não ser aprovadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”).

A Companhia pode enfrentar restrições e penalidades de acordo com o Código de Defesa do Consumidor brasileiro.

A eventual divulgação não autorizada de dados que constem dos sistemas de informação da Companhia poderá causar-lhe um efeito relevante e adverso.

A Companhia pode não ser capaz de detectar, integralmente ou em tempo hábil, lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e outras atividades ilegais ou impróprias.