Empresas

Cagece- Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Em determinadas circunstâncias os municípios atendidos por nós poderão rescindir os contratos de concessão ou contratos de programa existentes antes de seu respectivo vencimento. Os eventuais pagamentos de indenização nesses casos podem ser menores do que o valor dos investimentos realizados por nós, ou poderão, ainda, ser objeto de ações judiciais.

Nossa receita bruta de serviços está concentrada em determinados municípios do Estado do Ceará. Caso algum desses municípios rescinda o Contrato de Concessão ou o Contrato de Programa, conforme o caso, nossa receita bruta de serviços será adversamente afetada.

Eventual insuficiência de investimentos e a incapacidade de reduzir os índices de perdas de água poderão causar um efeito adverso relevante nas nossas operações e em nossa condição financeira.

Desastres e eventos imprevisíveis podem atrapalhar as nossas operações.

Podemos incorrer em custos de investimento, de operação e de manutenção maiores do que os estimados.

Qualquer falha na renovação de financiamentos existentes e/ou na obtenção de novos financiamentos poderá afetar adversamente a nossa capacidade de dar continuidade ao nosso plano de investimentos.

Podemos não ser autorizados a utilizar a totalidade dos recursos oriundos das tarifas de contingência cobradas por nós para fins de investimentos e custos em nossas operações, o que poderá acarretar na necessidade de novas fontes de recursos no futuro.

Não podemos assegurar que nossas atuais apólices de seguros cobrirão a totalidade dos riscos inerentes aos nossos negócios. A ocorrência de qualquer dano não coberto poderá afetar adversamente nossos resultados.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais, administrativos ou procedimentos arbitrais podem causar efeitos adversos em nossa reputação, negócios, condição financeira e resultados operacionais.

Parte significativa dos nossos ativos está vinculada à prestação de serviços públicos e não estará disponível para liquidação em caso de falência, nem poderá ser objeto de penhora para garantir a execução de decisões judiciais.

Podemos ser afetados substancialmente por violações ao nosso Código de Conduta e Integridade, à Lei Anticorrupção e leis semelhantes.

Nossos controles internos poderão ser insuficientes para evitar ou detectar todas as violações da legislação aplicável ou de nossas políticas internas.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de tecnologia da informação da Companhia podem resultarem danos financeiros e reputacionais para a Companhia.

Poderemos não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações de nossa emissão.

As tarifas praticadas pela Companhia estão sujeitas a processos de revisão ordinária e extraordinária que podem lhe ser desfavoráveis.

Podemos não ser capazes de utilizar todos os recursos oriundos das tarifas de contingência cobradas por nós para investimentos em nossas operações, o que poderá resultar na necessidade de financiamento adicional no futuro.

Parte dos ativos imobilizados da Companhia estão onerados.

Infraestrutura e deficiência de mão-de-obra no Brasil podem afetar o crescimento econômico e ter um efeito material adverso sobre nós.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e os nossos resultados operacionais.

Somos controlados pelo Governo do Estado do Ceará, cujos interesses poderão ser contrários aos interesses de nossos demais acionistas e dos detentores dos valores mobiliários de nossa emissão.

Eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica poderão ter efeito adverso sobre nossas atividades.

Podemos ser responsabilizados por riscos relacionados à terceirização de nossas atividades.

A Companhia pode enfrentar dificuldades na arrecadação de montantes de contas vencidas e não pagas, bem como em cobrar os valores em atraso devidos por entes públicos para os quais fornece água e por entidades do governo, o que pode afetar as suas receitas do negócio.

Estamos expostos a riscos associados à prestação de serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário.

Alterações em políticas fiscais brasileiras poderão nos causar um efeito adverso relevante.

Novas leis e regulamentos pertinentes a mudanças climáticas, a alterações da regulamentação vigente e aos efeitos físicos das mudanças climáticas, poderão resultar em novas obrigações e no aumento dos níveis de investimento exigidos, o que poderá ter um efeito adverso significativo sobre nós.

A incerteza regulatória atual, especialmente no que diz respeito à aplicação, interpretação e alterações da Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020, podem afetar nossa condição financeira e o resultado de nossas operações.

Estamos sujeitos à regulamentação de natureza ambiental, inclusive de proteção à saúde. Os custos relacionados ao cumprimento dessa regulamentação e à adequação da Companhia às suas exigências, bem como a responsabilização por possíveis infrações e danos ambientais, podem ter um efeito material adverso sobre nós.

Degradação, poluição ou contaminação das fontes de captação e da água bruta utilizada por nós podem nos afetar adversamente.

Faltas ou atrasos na obtenção e/ou renovação das licenças, autorizações, outorgas, alvarás e demais registros necessários podem prejudicar o regular funcionamento das nossas operações.

Operamos instalações que podem representar riscos ao meio ambiente, à saúde dos consumidores, aos habitantes das áreas onde estão instaladas e aos empregados ou funcionários terceirizados nelas alocados e a responsabilidade por tais eventos pode ter um efeito material sobre nossas operações.

Preocupações com as alterações climáticas podem gerar medidas regulatórias adicionais, que podem resultar em aumento de custos para cumprimento destas regulações.