Empresas

Castelo Alimentos-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A tradicional marca CASTELO vem há mais de um século sendo referência e conquistando a preferência de milhões de consumidores quando o assunto é complementos para salada, molhos e temperos, tornando qualquer receita muito mais saborosa. Além dos tradicionais vinagres, a marca oferece produtos práticos que trazem maior conveniência, sabor e prazer para que os consumidores incrementem suas receitas. 

 

Leia também:

 

A história começou no mês de outubro de 1905 quando Victorino Ferreira da Costa, membro de uma família de imigrantes portugueses, fundou na cidade de São Paulo, em um barracão no tradicional bairro do Brás, ao lado do gasômetro, uma pequena empresa chamada Destilaria Ypiranga para a produção de vinagre, bebidas destiladas, groselha e licores. Na década de 1930, a marca VINAGRE CASTELO ficou mundialmente conhecida após ter sido premiada em exposições internacionais e conquistou o paladar de muitos brasileiros. Por volta de 1968, ocorreu o falecimento do Sr. Victorino, ocasião em que a empresa passou a ser administrada pelos seus familiares. Lamentavelmente a empresa começou a entrar em declínio passando por dificuldades e comprometendo todo o seu desempenho.

Diante do grave quadro, a empresa passou a ser objeto de interesse por parte de credores, na verdade fornecedores de matérias-primas que acreditavam tratar-se de um negócio de enorme potencial de mercado na medida em que pudesse ser bem administrado, pois a marca CASTELO já na época era bastante conhecida e valorizada por milhões de consumidores. Impossibilitado de adquirir isoladamente a marca, Antonio Borin juntamente com Xisto Stefano Cereser, Jacyro Martinasso e Cláudio Zambon, compraram a empresa no dia 3 de outubro de 1968. Finalizada a negociação, iniciou-se a construção de uma nova unidade fabril no bairro do Caxambu, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, onde a empresa passou a produzir exclusivamente o vinagre com a marca CASTELO.

Passado alguns anos houve a dissolução da sociedade original. Em 1973, os sócios remanescentes passaram a administrar a nova sociedade até que em junho do mesmo ano inauguraram a nova unidade industrial com início da produção de vinagre com uma grande inovação: a utilização de garrafas plásticas. Os anos se passaram com modificações constantes tanto societárias como a nível industrial, até que em 1980 ocorreu a realização da primeira grande reforma industrial com o aumento da área construída para atendimento das necessidades da época. Pouco depois, em 1982, a marca inovou através do lançamento de uma embalagem mais moderna feita de PVC

Movida sempre em direção à modernização, mais uma vez deu mostras de sua capacidade industrial, produzindo internamente uma nova embalagem para o acondicionamento do seu vinagre, a embalagem PET, mais bonita, com alto grau de transparência e bastante resistente. Os anos se passaram e a empresa acompanhou todos os períodos de crescimento culminando com a liderança de mercado no segmento de vinagres, que é mantida até os dias atuais. Em meados dos anos de 1990, a estratégia da empresa, ao lançar uma nova linha, foi a de incorporar produtos com maior valor agregado e compatíveis com a linha de vinagres tradicionalmente utilizada pelos consumidores. Assim, o primeiro passo foi criar uma linha de conservas, que incluía palmitos e azeitonas. Depois vieram molhos para salada, condimentos e temperos. Em decorrência disso, no ano de 2004, a empresa passou a adotar oficialmente o nome de Castelo Alimentos, com a proposta de oferecer um leque diversificado de produtos alimentícios com sabor saudável.

Nos últimos anos, a empresa desenvolveu um sólido projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos. Não é por acaso que a CASTELO é especialista em vinagres: a marca oferece uma enorme variedade de produtos, como por exemplo, os vinagres de álcool (feitos a partir de cana-de-açúcar), os saborizados (nas opções alho, hortelã, limão e ervas finas), vinagres de maçã, arroz, de vinho tinto e branco, em embalagens tradicionais de PET e em garrafas de 500 ml de vidro. Além disso, lançou um novo conceito de molhos para salada, cuja linha conta com molhos menos calóricos, com 0% de gordura trans e enriquecidos de fibras em sua composição, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.