Empresas

Celeo Redes Transmissão-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A Companhia dependerá dos resultados de suas controladas

A Celeo Redes Transmissão de Energia S .A. é uma holding cujos resultados e capacidade de honrar com suas obrigações financeiras dependerão diretamente das operações , atividades e resultados  de  suas controladas . Dificuldades decorrentes de aumento na concorrência , custos de captação, altas variações cambiais e na implementação dos planos estratégicos podem afetar os resultados de  suas controladas e , consequentemente , impactar os resultados da Companhia .

A capacidade da Companhia de cumprir com suas obrigações financeiras e de pagar dividendos aos seus acionistas, inclusive sob a forma de juros sob capital próprio, dependerá dos resultados e distribuições dos lucros e dividendos por suas controladas . Não há garantia de que haverá distribuição de  lucros e /o u dividendos à Companhia ou, em caso de haver, que  serão suficientes  para o  cumprimento  das  obrigações financeiras da  Companhia  e  para o  pagamento de dividendos aos acionistas da Companhia.

Ainda, as controladas da Companhia poderão vir a estar sujeitas a contratos de empréstimo que restrinjam ou limitem a transferência de dividendos ou outros recursos aos seus acionistas, incluindo para a Companhia .

Adicionalmente, a Companhia poderá alienar a participação detida em suas controladas ou estas poderão ser objeto de reestruturações societárias, o que pode impactar negativamente o fluxo de dividendos que a Companhia poderá receber, causando um efeito adverso em sua situação financeira.

Os acionistas da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre capital próprio.

O lucro líq uid o da Co mpa nhia poderá ser utilizad o para co mpe nsa r event ua l p re juízo o u então ser ret id o , conforme previsto na Lei da s Soc ied ad es   po r Ações, podendo não haver luc ro líq uid o d ispo nível para o pagamento de divid e ndos ou juros sobre o capital próprio aos   ac io nist as da   Co mpa nhia . O pagamento de divid e ndos ou juros sobre capita l p ró p rio aos acionistas da Compa nhia não é o brig a t ór io em exe rcício s e m que seja dete rminado que a distr ib uição  de d ivid e ndos é inco mpatíve l com a s it uação fina nce ira d aq uele mo me nto.

O acionist a controlador da Compa nhia  pode tomar decisões contrárias aos interesses dos investidores da Companhia

Atualme nte a Compa nhia é controlada pela Celeo Redes Brasi l S . A., detentora  de 100% de seu capita l so c ia l. A Ce le o Redes Brasi l S.A. ma nté m o co ntro le e fet ivo da Compa nhia , e leg e ndo tod os os me mb ros da ad minist ração e or ie nta nd o os rum os de seus neg ócios. O ac io nista   contro   lad o r pode tomar decisões que sejam cont rárias   aos   inte resse s dos invest id o res da Co mpa nhia . Esta dive rgê ncia e ntre os interesse s dos invest id o res e do ac io nis t a co ntrolad o r poderá afetar, dentre out ros, a re nta bilidade   de valo r es        mo bil iá rios da Co mpa nhia e g e ra r um impacto adverso rele vante em seu res ult ado.

As co ntrataçõe  s de fornecedores variam de  acordo com a manutenção e demanda das novas obras das contro lad as.

A Co mpa nhia poss ui fornecedores de mat eria is e se rviços e xclus ivos, caso aconte ça alguma interrupção no fornecimento desses fornecedores, haverá um impacto direto na dis po nib ilid ad e do serviço, o que acarretará problemas na operação .

Aos setores da economia nos quais o emissor atue

A ocorrência de  danos ambientais envolvendo as atividades   da Companhia pode sujeitá -la ao   pagamento de substancia is c ustos de recuperação ambie nta l e ind e nizações,  q ue podem afetar negat iva me nte a situação fi na nceira da   Co mpa nhia e o va lo r de mercado dos valores mo biliá r ios e mit id o s pe la Compa nhia .

As atividades do setor de energia podem causar significativos impactos negativos e danos ao meio ambie nte . A leg islação fed e ral impõe àquele que d ireta ou indiretamente causar degrad ação a mb ie ntal o dever de re pa ra r ou ind e niza r os danos causados ao meio a mb ie nte e a terceiros afetados, independentemente da ex istência   de culpa. A le g is lação fed e ral também prevê a desconsideração da personalidade jurídica da empresa poluidora , bem co mo responsabilidade pessoal dos administradores, para viabilizar o ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente. Como consequência, os sócios e administradores da e mpresa poluidora poderão ser obrigados a arcar com o custo da reparação a mb ie ntal. O paga me nto de substanciais custos de recuperação do meio amb ie nte e ind e nizaçõe s a mb ie ntais pode afetar negativamente a situação financeira da Companhia.