Celulose Irani-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
Atrasos ou custos inesperados na implementação de projetos de crescimento ou ampliação das instalações da Companhia podem afetar os seus custos e resultados de operações.
A atividade da Companhia apresenta riscos operacionais relevantes que se materializados podem resultar na paralisação parcial de suas atividades e impactar adversamente os seus resultados e condições financeiras.
O crescimento futuro da Companhia poderá exigir o aporte de recursos adicionais que poderão não estar disponíveis ou, caso disponíveis poderão não ser em condições satisfatórias. Uma das opções para obtenção de capital adicional é por meio da emissão de valores mobiliários, podendo resultar na diluição da participação do acionista em seu capital social.
A redução dos volumes de produção de energia ou a não renovação das licenças governamentais para produção de energia nas usinas próprias poderá forçara Companhia a aumentar a aquisição de energia no mercado, afetando sua situação financeira e seu resultado operacional.
Os contratos de financiamento firmados pela Companhia incluem termos e condições importantes, alguns dos quais objetivam manter os índices financeiros da Companhia. Qualquer inadimplência gerada a partir de violação destes contratos pode ter efeitos materiais adversos sobre a Companhia.
O endividamento consolidado da Companhia vai requerer que parte significativa de seu fluxo de caixa seja utilizada para o pagamento de principal e juros de dívidas.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais, arbitrais ou administrativos podem afetar negativamente os resultados das operações, fluxos de caixa e situação financeira da Companhia.
O resultado de negociações sindicais pode não ser satisfatório para a Companhia gerando potencial aumento de custo de mão de obra, possibilidade de greves ou paralisações.
A Companhia pode ser responsabilizada de forma solidária ou subsidiária por dívidas trabalhistas de terceirizados.
A Companhia pode ser afetada material e adversamente se as operações da estrutura de transporte, armazenamento, distribuição e portos que possui,ou utiliza, passarem por interrupções significativas.
A cobertura de seguro da Companhia pode ser insuficiente para cobrir suas perdas.
A perda de membros da alta administração da Companhia ou a sua incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrar seus quadros pode ter um efeito adverso e relevante sobre as suas atividades, situação financeira e resultados operacionais.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos da Companhia poderão afetar adversamente seus negócios.
A Companhia pode não conseguir executar integralmente sua estratégia de negócios e manter a estabilidade dos resultados operacionais e das taxas de crescimento.
A Companhia pode não pagar dividendos aos acionistas titulares de suas ações.
A Companhia está sujeita ariscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e poderá ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
A falha na operação dos sistemas de tecnologia da informação da Companhia ou de seus fornecedores, inclusive quanto à segurança pode comprometer as operações da Companhia.
A Companhia pode não conseguir manter ou renovar contrato de locação em local onde opera, ou renová-lo em condições menos favoráveis do que as atuais ou ainda celebrar os contratos de locação de novas fábricas em termos aceitáveis, e pode estar sujeita a multas contratuais em caso de rescisão de contratos de locação realtivos às fabricas que a Companhia decidir fechar.
A Companhia pode não possuir recursos líquidos suficientes para honrar seus compromissos financeiros, em consequência do descasamento de prazos ou de volume entre os recebimentos e pagamentos.
A contabilização inconsistente com as práticas contábeis aplicáveis, em relação a transação de venda de hectares de florestas em 2016.
A extensão, percepção e maneira pela qual a pandemia da COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros que são incertos e imprevisíveis e que podem ter um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxo de caixa, bem como em nossa capacidade de continuar operando.
Interesses dos acionistas controladores da Companhia podem conflitar com interesses de investidores.
Aumento nos preços ou falta de matérias-primas utilizadas pela Companhia, incluindo aparas, uma das principais matérias-primas, podem elevar o custo operacional e afetar adversamente a situação financeira e resultados operacionais da Companhia, bem como rescisão antecipada pelos atuais fornecedores dos contratos de fornecimento de matéria prima.
Mudanças na qualidade de crédito dos fornecedores para os quais tenham sido efetuados adiantamentos podem causar um efeito adverso relevante sobre o valor dos ativos, patrimônio e resultados da Companhia.
A Companhia está exposta a riscos relativos à venda a prazo aos clientes.
Situações adversas na situação econômico-financeira de clientes que sejam, em conjunto ou isoladamente, representativos para a Companhia, podem causar um efeito adverso significativo nos resultados da Companhia.
Os preços do papel e embalagens são sensíveis aos ciclos econômicos e estão sujeitos a fatores que estão fora do controle da Companhia. A variação súbita de demanda e a variação negativa dos preços do papel e embalagens pode afetar adversamente as receitas e os resultados operacionais da Companhia.
O setor de papel e embalagem é altamente competitivo. A Companhia poderá perder participação de mercado caso não seja capaz de manter-se competitiva com relação aos seus principais concorrentes, afetando adversamente, portanto, sua condição financeira e resultados operacionais.
O surgimento de novas tecnologias, produtos concorrentes e novos hábitos de consumo podem levar à substituição dos produtos da Companhia por produtos de menor preço ou tecnologia diferenciada.
Investigações de corrupção e relatos da mídia de suposta corrupção no Brasil ou em outros países podem afetar adversamente os mercados brasileiros, a Companhia, sua indústria e o preço de negociação de seus valores mobiliários.
Situações de restrição de liquidez no mercado poderão aumentar o custo, restringir os prazos ou até mesmo inviabilizara captação de recursos no mercado o que poderá afetar adversamente as operações da Companhia.
Crises no setor de energia elétrica podem afetar as operações e resultados da Companhia
Crises econômicas, sanitárias, políticas, ambientais ou qualquer outro tipo de crise que tenha o condão de impactar a economia brasileira poderá afetar o poder aquisitivo da população, o que, poderá resultar em uma diminuição do número de vendas dos nossos produtos
A Companhia está sujeita a leis e regulamentos anticorrupção, anti-suborno, anti-lavagem de dinheiro e regulações antitruste. A violação de quaisquer leis ou regulações pode causar um efeito adverso sobre a Companhia.
A Companhia pode ser afetada adversamente pela imposição e aplicação de regulamentos ambientais mais rígidos que exigiriam o dispêndio de fundos adicionais.
Alterações na legislação fiscal e tributária brasileira podem causar impactos adversos sobre os resultados da Companhia.
Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil podem afetar adversamente os resultados da Companhia.
A não obtenção das autorizações e licenças necessárias poderá afetar adversamente as operações da Companhia.
As exportações da Companhia estão sujeitas a riscos ligados a operações internacionais.
Os negócios da Companhia podem sofrer impactos negativos pelos riscos relacionados à celebração de operações de derivativos para fins de hedge.
A Companhia está sujeita a riscos regulatórios associados às suas operações internacionais.
Medidas restritivas as exportações para mercados internacionais importantes podem afetar adversamente a Companhia.
As condições econômicas e de mercado em outros países, inclusive nos Estados Unidos e nos países de mercado emergente podem afetar de maneira relevante e adversa a economia brasileira e, portanto, a situação financeira da Companhia.
Desastres naturais, condições climáticas desfavoráveis e seca podem afetar as florestas e os processos de fabricação significativa e negativamente.
Expropriação das áreas de plantio devido a movimentos sociais pode afetar o uso normal, danificar ou privar a Companhia do uso ou valor justo das suas propriedades. Qualquer dano efetivo ou perda dessas áreas de plantio pode afetar adversamente os resultados operacionais da Companhia.
A volatilidade e a falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de venderas ações de emissão da Companhia ao preço e na ocasião desejados.
A intervenção do governo brasileiro na economia nacional por meio de modificações significativas em suas políticas e normas monetárias, fiscais, creditícias, tarifárias dentre outras podem afetar nossos negócios.
A instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os nossos negócios e os resultados de nossas operações, podendo afetar também o preço de negociação de nossas ações
Condições econômicas e políticas governamentais podem afetar negativamente os nossos negócios e os resultados de nossas operações, podendo afetar também o preço de negociação de nossas ações.
O desenvolvimento e a percepção de risco em outros países, particularmente em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia podem afetar adversamente a economia brasileira, nossos negócios e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de nossa emissão.
Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço de nossas ações.