Cia Itaunense-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A Companhia encontra-se em fase de reversão do seu processo de recuperação judicial, o qual advém desde 1999, sendo que encontrava com o status de “massa falida”. Baseado nessa afirmação e levando em consideração o atual estágio da Companhia, que é de gerir seus ativos de forma a obter recursos para liquidar suas obrigações e atender o plano de recuperação judicial, que estabelece “zerar” o endividamento, a administração atual não efetuou nenhum estudo para identificar os fatores de risco que possam afetar os seus negócios.
Em função do comentado no item anterior e levando em consideração que a principal fonte de receita da Companhia é derivada do arrendamento do seu parque industrial, a Companhia não se preocupou em identificar riscos de mercado que possam afetar o seu atual e principal negócio, já que o seu contrato de locação tem validade até 2020.
A Companhia não possui processos sigilosos, sejam eles administrativos ou arbitrais. Em razão de sua falência, decretada em 1999, por certo possuiu diversos processos de habilitação e cobrança. Os processos chegaram a número superior a mil, apenas na comarca de ltaúna/MG. Com a recuperação judicial os processos diminuíram drasticamente, sendo que os credores listados foram pagos e todos os débitos trabalhistas já haviam sido quitados. De mais relevante, hoje, o recurso de apelação movido pelo Banco do Nordeste do Brasil, único credor que questionou o plano de recuperação apresentado (hoje em recurso de apelação junto ao TJMG).
Dos outros processos ainda ajuizados, a maioria encontra-se suspenso, em razão de parcelamento do débito federal dos tributos.
Processos judiciais, administrativos ou arbitrais não sigilosos cujas partes contrárias sejam administradores, ex-administradores, controladores, ex-controladores ou investidores
A Companhia não possui processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que a mesma ou suas controladas sejam parte e cujas partes contrárias sejam administradores ou ex administradores, controladores ou ex-controladores ou investidores da Companhia ou de suas controladas.
Processos sigilosos relevantes
A Companhia não foi comunicada até o presente momento sobre a existência de processos sigilosos que gerem impacto no caso de perda.
Processos judiciais, administrativos ou arbitrais repetitivo s ou conexos, não sigilosos e relevantes em conjunto Companhia Industrial ltaunense
Não existem processos judiciais, administrativos ou arbitrais repetitivos ou conexos, baseados em fatos e causas jurídicas semelhantes, que em conjunto sejam relevantes, em que a Companhia ou suas controladas sejam parte. A Companhia possui ações de direito de consumidor que não têm valor relevante, decorrentes de problemas específicos com seus produtos, mas de natureza não repetitiva.