Cteep-Breve Histórico
Breve Histórico da Companhia
A CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista é uma sociedade de capital aberto, brasileira, domiciliada em São Paulo com sede na Avenida das Nações Unidas, nº 14.171, Torre C – Cristal Tower, andares 5º, 6º e 7º, Vila Gertrudes, autorizada a operar como concessionária de serviço público de energia elétrica, tendo como atividade principal a transmissão de energia elétrica, que requer o planejamento, implementação da infraestrutura e a operação e manutenção de sistemas subordinados a transmissão. No cumprimento de suas funções é previsto a aplicação de recursos e gestão de programas de pesquisa e desenvolvimento na transmissão de energia elétrica e outras atividades correlatas à tecnologia disponível. Estas atividades são regulamentadas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Leia também:
A Companhia é oriunda decisão parcial da Companhia Energética de São Paulo (“CESP”), tendo iniciado suas operações comerciais em 1 de abril de 1999. Em 10 de novembro de 2001, incorporou a EPTE – Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S.A. (‘EPTE”), empresa oriunda da cisão parcial da Eletropaulo -Eletricidade de São Paulo S.A. Em leilão de privatização realizado em 28 de junho de 2006, o Governo do Estado de São Paulo. alienou ações ordinárias de sua propriedade, correspondentes a 50, I 0% das ações ordinárias de emissão da CTEEP. A entidade vencedora do leilão foi a lnterconexión Eléctrica S.A. E.S.P. (“ISA”)
Atualmente a Companhia está consolidada no setor de transmissão de energia elétrica, amando como grupo econômico e controla diretamente quinze sociedades e com controle compartilhado de outras cinco sociedades, que detêm, juntas, trinta contratos de concessão (nota 1.2), 18.8 mil quilômetros de linhas construídas 68.9 mil MV A de capacidade de transformação. além de mais de 1,6 mil quilômetros e 9 mil MV A de potência em fase pré-operacional.
As ações da Companhia estão listadas no segmento de Nível 1 da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, sob os códigos TRPL3 e TRPL4.
A Companhia adota as práticas diferenciadas de Governança Corporativa – Nível I da B3 desde setembro de 2002. Os compromissos assumidos por conta da referida adesão garantem maior transparência da Companhia com o mercado. investidores e acionistas. facilitando o acompanhamento dos atos da Administração.
A Companhia integra o Índice Brasil Amplo, Índice Brasil 100. Índice de Dividendos, Índice de Energia Elétrica, Índice de Governança Corporativa. Índice MidLarge Cap. o Índice de Utilidade Pública e o Índice Carbono Eficiente.