Cury Construtora e Incorporadora-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
O modelo de negócios da Companhia foca em empreendimentos imobiliários do programa “Casa Verde e Amarela “. A não implementação, cancelamento, suspensão ou escassez de recursos decorrentes desse programa poderá afetar a condução dos negócios da Companhia e seus resultados.
Os recursos dos financiamentos para os empreendimentos da Companhia são fornecidos pela Caixa Econômica Federal e eventuais mudanças na metodologia de concessão de crédito atualmente vigente que reduzam a disponibilidade de crédito e/ ou os benefícios na concessão de financiamentos poderão afetar adversamente a Companhia.
Os clientes da Companhia podem obter recursos junto ao FGTS para adquirir as unidades habitacionais da Companhia e eventuais mudanças nas políticas de concessão de crédito do FGTS atualmente praticadas pelo governo federal poderão afetar adversamente a aquisição de tais unidades.
As atividades da Companhia e seu crescimento futuro dependem da disponibilidade de financiamento para suprir suas necessidades de capital de giro para aquisição de terrenos e financiamento da construção, que poderá não estar disponível ou, caso disponível, poderá não ter condições satisfatórias.
A Companhia poderá não ser capaz de manter ou ampliar seu histórico de crescimento no todo ou em parte como planejado. O negócio, a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia podem ser afetados adversamente.
A não obtenção ou a obtenção intempestiva pela Companhia de licenças e registros exigidos tanto para os desembolsos dos financiamentos quanto para os seus negócios pode nos afetar adversamente.
As atividades da Companhia estão sujeitas à regulamentação ambiental, o que pode vir a aumentar o custo da Companhia e limitar o desenvolvimento de seus negócios ou, de outra forma, afetar adversamente as suas atividades.
A perda de membros da alta administração da Companhia, ou a incapacidade de atrair e manter pessoal adicional para integrá-la, pode ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.
A política de remuneração de parte dos executivos da Companhia está ligada à performance e à geração de resultados da Companhia e suas controladas, o que pode levar parte da administração da Companhia a dirigir os negócios e atividades com maior foco na geração de resultados no curto prazo.
A Companhia está sujeita a riscos relacionados às suas parcerias e seu relacionamento com parceiros e sócios.
A Companhia pode não conseguir executar, no todo ou em parte, sua estrat égia de negócios, incluindo a sua estratégia de crescimento sustentável.
Os clientes podem efetuar o cancelamento da venda ( distrato) das unidad es compradas, o que poderá afetar adversamente a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia.
Pelo fato de a Companhia reconhecer a receita de vendas proveniente de seus imóveis segundo o método contábil da evolução financeira da obra, o ajuste do custo de um projeto de incorporação poderá reduzir ou eliminar a receita e o lucro anteriormente apurados.
Problemas relacionados ao cumprimento do prazo de construção e à conclusão dos empreendimentos imobiliários da Companhia poderão prejudicar a reputação da Companhia ou sujeitá-la a eventual imposição de indenização e responsabilidade civil e diminuir sua rentabilidade.
Possuímos cláusulas restritivas à capacidade de endividamento (“Covenants”) em nossos contratos de dívidas. O não cumprimento desses Covenants pode causar o vencimento antecipado dessas dívidas. Estamos sujeitos a restrições à distribuição de dividendos em caso de descumprimento de obrigações.
A Companhia e seus auditores independentes identificaram deficiências significativas nos controles internos da Companhia e, se a Companhia não for capaz de tornar seus controles internos eficazes, pode incorrer em erros no reporte de seus resultados e/ou não ser capaz de prevenir práticas inapropriadas, erros ou fraudes
A Companhia está sujeita a riscos relativos ao não cumprimento das leis relativas à proteção de dados e da nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que prevê a aplicação de sanções, inclusive pecuniárias, em caso de descumprimento.
Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter nossos sistemas de TI, podem resultar em danos à reputação e financeiros para nós.
Falha na segurança cibernética dos sistemas internos da Companh,ia pode prejudicar sua reputação e marca e, ainda, afetar substancialmente e de forma adversa o negócio e os resultados das operações da Companhia
o Código de Conduta da Companhia e os seus controles internos, bem como as cláusulas contidas nos contratos celebrados com os terceiros, podem não ser suficientes para evitar violações de leis de combate à corrupção, prevenção à lavagem de dinheiro e fraudes e práticas irregulares por parte de seus administradores, empregados, parceiros de negócio e terceiros que agem em nosso nome. Falhas em nossos sistemas, políticas e procedimentos de gerenciamento de riscos podem afetar adversamente nossos negócios.
A Companhia está sujeita ao risco de inclusão no “Cadastro de Empregadores’ o que pode afetar adversamente a imagem e consequentemente os negócios e a situação financeira da Companhia.
Os custos de obras e alterações em orçamentos podem resultar na necessidade de complementos de custos que alteram a rentabilidade dos projetos e consequentemente da Companhia.
A Companhia corre o risco de inadimplência por parte dos adquirentes das unidades dos empreendimentos imobiliários.
Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem afetar adversamente a Companhia.
A Companhia poderá enfrentar dificuldades para localizar terrenos atraentes e aumentos no preço de terrenos poderão elevar seus custos de vendas, diminuir seu lucro, e consequentemente, afetá-la adversamente.
Os ativos da Companhia estão concentrados em determinadas áreas geográficas e uma desaceleração econômica nessas áreas pode ter um efeito adverso relevante nos resultados operacionais e condição financeira da Companhia.
Os imóveis de propriedade da Companhia, controladas ou coligadas, podem ser desapropriados.
A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais.
Uma relativa escassez de corretores imobiliários diante do volume de lançamentos pode implicar em dificuldades na mobilização comercial de nossos produtos.
Risco de autuações que resultem em Termos de Ajustamento de Conduta ( TAC) ou Termos de Compromisso (TC) e de descumprimento de obrigações assumidas em TACs e TCs.
Riscos relacionados à contrata ção de terceirizados pela Companhia.
Os controladores figuram como garantidores em operações de financiamento da Companhia. Eventual saída dos controladores como acionistas poderá impactar negativamente a Companhia.
Os interesses do grupo de controle da Companhia poderão diferir daqueles de outros investidores.
A Companhia está sujeita a eventualmente não ter mais um acionista controlador ou grupo de controle que detenha a maioria absoluta de suas ações, o que poderá deixá-la suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos decorrentes da ausência de um acionista controlador ou grupo de controle.
A volatilidade e falta de liquidez do mercado de valores mobiliários brasileiro poderão limitar a capacidade de venda de ações pelo preço e no momento desejados.
Os acionistas da Companhia podem não receber dividendos ou juros sobre o capital próprio.
A Companhia poder á pre cisar de capital ad icional no fu tu ro, a ser obtido por me io da em issão de valore s mobiliário,s o que pode resultar na dilui ção da partici pação dos a tuai s det e ntores das ações ordinárias de sua e missão.
Riscos re lacionado s à parti cipação da Companhia em SPEs.
Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.
Os resultados da Companhia dependem dos resultados das suas investidas e a Companhia não pode assegurar que as suas investidas distribuirão recursos para a Companhia.
A Companhia está sujeita a riscos associados à concessão de financiamentos a parceiros
A Companhia compartilha o controle de alguns empreendimentos com outros investidores que podem ter interesses divergentes e competitivos em relação aos seus.
Eventuais atrasos e falhas de fornecedores podem ter um efeito adverso em nossa imagem, nossos negócios e sujeitar-nos à imposição de responsabilidade civil
A Companhia é responsável por defeitos estruturais pelo prazo de 5 (cinco) anos nos termos da legislação em vigor e estamos sujeitos a demandas por parte de compradores que podem nos afetar adversamente.
Aumento no preço dos insumos e serviços pode pressionar o custo de empreendimentos e reduzir os lucros da Companhia.
A Companhia pode figurar como responsável solidária pelos danos ambientais causados por seus fornecedores e parceiros/ sócios.
A Companhia e suas investidas estão sujeitas aos riscos relacionados à utiliza ção de mão de obra terceirizada nas esferas trabalhista e previdenciária.
Os ef eitos da pandemia do COVID-19 sobre o público alvo da Companhia podem afetar negativamente as vendas de seus empreendimentos imobiliários.
A Companhia está sujeita a riscos relacionados à concessão e à inadimplência em financiamentos oferecidos pela Companhia.
A falta de disponibilidade de recursos para obtenção de financiamento e/ ou um aumento das taxas de juros podem prejudicar a capacidade ou disposição de compradores de imóveis.
Ao concretizar o financiamento imobiliário do cliente ao longo da obr,a o banco financiador exige coparticipação da Companhia na hipótese do cliente não realizar pagamentos em dia de parcelas vincendas no período de obras.
Competitividade do setor imobiliário pode ocasionar a redução da participação da Companhia em seus mercados de atuação.
O setor imobiliário poderá sofrer crises de liquidez que reduzam as disponibilidades de financiamento.
Riscos relacionados à incorporação imobiliária, construção e venda de imóveis podem afetar os negócios da Companhia.
As atividades da Companhia estão sujeitas a extensa regulamentação, o que pode vir a aumentar seus custos operacionais e limitar seu desenvolvimento ou de outra forma afetar adversamente as suas atividades.
o aumento de alíquotas de tributos existentes ou a criação de novos tributos durante o prazo em que seus contratos de venda estejam em vigor poderão prejudicar de maneira relevante a situação financeira e os resultados operacionais da Companhia.
Alterações da legislação tributária brasileira poderão aumentar a carga tributária da Companh,ia e consequentemente, impactar adversamente os seus resultados operacionais.
Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil, inclusive em função de sua convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) podem afetar adversamente os resultados da Companhia.
Reconhecimento de receita de venda e custos pode ter ajustes.
Risco de suspensão, interrupção ou alteração em qualquer segmento de atuação da Companhia.
O aumento de concorrência nas Faixas do programa “Casa Verde e Amarela” em que a Companhia atua pode prejudicar a estratégia de crescimento da Companhia.
Nossas atividades estão sujeitas a extensa regulamentação socioambiental, e em caso de alterações ou novas regulamentações a Companhia pode ser afetada adversamente.
O descumprimento de condicionantes técnicas previstas nas licenças ambientais concedidas ou a serem concedidas para alguns de nossos empreendimentos podem comprometer o regular exercício das atividades da Companhia.
A Companhia está sujeita aos seguintes riscos relacionados aos aspectos ambientais: Licenças e autorizações ambientais.
Incêndios ou outros desastres naturais podem afetar as nossas instala ções e a nossa estrutura de custo, s o que pode causar um efeito material adverso em nossas atividades , situação financeira e resultados operacionais.
A Companhia está sujeita a riscos de execução de obra por questões climáticas, ambientais, execução e projeto.
Decisões desfavoráveis em inquéritos, autos de infração e ações judiciais de cunho ambiental podem causar efeitos adversos para a Companhia.
O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a atual coronavírus (COVID-19), pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.
Instabilidade política tem afetado adversamente a economia brasileira, os nossos negócios e os resultados de nossas operações, bem como poderá afetar também o preço de negociação das nossas ações.
O governo federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influê ncia, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem causar um efeito adverso relevante nas atividades e no preço de mercado das ações da Companhia
A alta da inflação e os esforços do governo federal de combate podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil, podendo prejudicar as atividades da Companhia e o valor de mercado das suas ações
A Companhia , seus resultados, bem como o valor de suas ações podem ser afetados adversamente por condições macroeconômica s e condições do mercado imobiliário
A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira, bem como o mercado de valores mobiliários, incluindo, o mercado de ações da Companhia
Acontecimentos e a percepção de riscos em outros países sobre países de economia emergente podem prejudicar o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros incluindo as ações da Companhia
Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito.
Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias de nossa emissão.