Empresas

Dori Alimentos-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

O segmento de varejo brasileiro é sensível a quedas no poder de compra do consumidor e a ciclos econômicos desfavoráveis.

Riscos para a saúde relacionados à indústria alimentícia podem afetar adversamente a capacidade da Companhia de vender seus produtos.

A pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19) impactou e pode continuar impactando  as  operações, vendas, resultados operacionais e fluxos de caixa da Companhia. A extensão, gravidade e percepção de seus efeitos, ou a forma como a pandemia afetou e continuará a afetar os negócios da Companhia são incertos e imprevisíveis e podem afetar material e adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, sua capacidade de continuar a operar os negócios.

A Companhia poderá não ser capaz de implementar com sucesso sua estratégia de negócios, o que poderá afetar adversamente seus resultados e o valor das ações de sua emissão.

A Companhia pode não ser capaz de manter e aprimorar suas marcas, não conseguir desenvolver novos produtos com sucesso ou pode receber reclamações desfavoráveis de clientes ou publicidade negativa, o que pode afetar adversamente suas marcas e suas vendas.

A incapacidade da Companhia de honrar as suas obrigações financeiras, observar cláusulas contratuais restritivas (covenants) e obter capital adicional necessário para seu crescimento futuro, poderá afetar adversamente os seus resultados e seus negócios.

Parte significante das receitas da Companhia advém de exportações a outros mercados, o que expõe a Companhia a riscos adicionais que podem afetar de forma relevante e adversa seus negócios.

A Companhia celebra contratos de representação comercial, contratos de distribuição e contratos comerciais que podem ser rescindidos imotivadamente, o que pode impactar negativamente os negócios da Companhia.

A incapacidade da Companhia ou falha em proteger os seus direitos de propriedade intelectual contra violações de terceiros, poderá afetar negativamente a Companhia.

A concorrência poderá gerar uma redução das margens da Companhia, aumento dos seus custos e diminuição da lucratividade da Companhia.

A Companhia pode não ser capaz de aumentar sua participação de mercado.

A interrupção das atividades ou perda de unidades operacionais da Companhia pode afetar adversamente os negócios, situação financeira e resultados da Companhia.

A Companhia pode sofrer com perecimento, contaminação, furto/roubo de seu estoque

Decisões desfavoráveis em processos judiciais e arbitrais, investigações e procedimentos administrativos poderão afetar adversamente a Companhia.

Perdas não cobertas pelas apólices de seguro contratadas ou que excedam os limites de indenizações contratados, podem causar efeitos adversos nos negócios da Companhia.

Mudanças na alta administração da Companhia e a eventual impossibilidade de reter, atrair e recolocar pessoal qualificado podem afetar adversamente seus negócios e resultados.

A Companhia pode celebrar contratos de indenidade com determinados administradores, conforme previsão em seu estatuto social, os quais podem resultar em conflito de interesses e impacto financeiro relevante.

A Companhia poderá não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de ações.

Os processos de governança, gestão de riscos e compliance da Companhia podem falhar em detectar violações de leis de combate à corrupção e aos padrões de ética e conduta da Companhia por parte de seus administradores, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócio e terceiros que agem no nome, interesse ou benefício da Companhia, podendo ocasionar impactos materiais e adversos em seus negócios, situação financeira, resultados operacionais, reputação e cotação de mercado de suas ações ordinárias.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

Incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter os sistemas de TI da Companhia, podem resultar em danos à reputação e financeiros para a Companhia.

Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos, bem como deficiências significativas nos controles internos, da Companhia poderão afetar adversamente os seus negócios.

A Companhia está sujeita a riscos associados a deficiências significativas no ambiente de sistema de informação no que tange à segurança de acesso.

A Companhia enfrenta riscos relacionados às autorizações, licenças e alvarás (“Licenças”) para a instalação e a operação das suas unidades.

A Companhia poderá estar sujeita a riscos relacionados a ônus sobre imóveis de sua propriedade.

Um dos centros de distribuição e uma das unidades produtivas da Companhia não estão localizados em imóveis próprios. Caso a Companhia não seja capaz de renovar as locações de seu Centro de Distribuição e/ou unidade produtiva ou caso renove em termos menos favoráveis, suas operações poderão ser material e adversamente afetadas.

A construção de novas unidades produtivas e a expansão das atuais apresenta riscos que podem impactar negativamente o resultado da Companhia.

A Companhia poderá perder a propriedade de imóveis que foram adquiridos de Municípios.

A interrupção ou suspensão dos transportes, serviços de logística e centros de distribuição, ou investimentos insuficientes em infraestrutura pública, podem afetar negativamente os resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode sofrer com eventuais adversidades de infraestrutura nacional, tais como falta de energia elétrica e racionamento de água.

A volatilidade no valor de mercado dos derivativos que a Companhia utiliza para administrar as exposições às flutuações nos preços das commodities poderá causar volatilidade nas margens brutas e lucro líquido da Companhia.

A Companhia pode enfrentar situações de potencial conflito de interesses em transações com partes relacionadas.

Os interesses dos atuais acionistas controladores da Companhia podem ser conflitantes com os interesses dos demais acionistas.

Os negócios da Companhia poderão ser afetados adversamente por flutuações nos preços de matérias primas e demais eventos relacionados a insumos.

A dependência de poucos fornecedores pode prejudicar os negócios da Companhia.

A Companhia pode ser responsável por obrigações fiscais, trabalhistas, ambientais e previdenciárias de terceiros fornecedores ou prestadores de serviços.

A Companhia pode enfrentar riscos relacionados ao transporte e logística, pois depende dos fornecedores terceirizados que garantem as entregas dos seus produtos, do sistema de transportes e infraestrutura das cidades em que estão localizados os seus centros de distribuição para a entrega das suas mercadorias.

Parcela significativa do contas a receber da Companhia está concentrada em poucos clientes e qualquer problema no relacionamento da Companhia com tais clientes, bem como qualquer inadimplemento ou falha de pagamento por eles, poderá afetar os resultados da Companhia de maneira adversa.

Mudanças nas preferências do consumidor podem afetar a demanda por produtos da Companhia.

A Companhia está sujeita a reclamações de clientes e a recai/ de produtos, o que poderia afetar negativamente sua imagem, bem como ter um impacto adverso relevante em seus custos, negócios e resultados.

A Companhia pode ser considerada responsável por incidentes com consumidores que envolvam reações adversas após o consumo dos seus produtos.

Um aumento na concentração do mercado varejista pode forçar uma redução nas margens praticadas pelas empresas do setor, podendo ter um efeito adverso para a Companhia.

A Companhia enfrenta concorrência significativa em alguns dos segmentos de mercado em que atua, tendo como concorrentes desde pequenas empresas a grandes multinacionais, o que pode afetar adversamente seus negócios e resultados.

Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou em suas interpretações, por resultados desfavoráveis de contingências tributárias ou pela modificação, suspensão, cancelamento ou a não renovação dos benefícios fiscais e/ou incentivos fiscais.

Os resultados da Companhia poderão ser adversamente impactados por modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como nas normas internacionais de relatório financeiro.

As leis e as regulamentações ambientais exigem cada vez mais gastos para seu cumprimento.

A Companhia está sujeita a diversas leis e regulamentos sanitários e a alteração ou o não cumprimento das leis e dos regulamentos existentes ou futuros poderá prejudicar substancialmente seus negócios.

A Companhia está sujeita a riscos relacionados a países onde opera e para os quais exporta.

A Companhia está sujeita às leis e regulamentos  ambientais e de saúde e descumprimentos a tais normas podem expor a Companhia a responsabilidades e afetar adversamente a reputação e a posição financeira da Companhia.

O gerenciamento inadequado dos resíduos gerados pelas atividades desenvolvidas pela Companhia e o risco de eventual contaminação em razão das atividades desenvolvidas podem afetar adversamente os negócios da Companhia.

Mudanças climáticas podem afetar negativamente o negócio da Companhia e o seu resultado operacional.

A escassez ou falta de água poderá afetar de forma adversa os negócios e resultados operacionais da Companhia.

A ausência de outorgas para uso de recursos hídricos poderá afetar adversamente as atividades da Companhia

A instabilidade política brasileira pode afetar adversamente os negócios da Companhia e seus resultados operacionais.

O Governo Federal exerce influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e a política brasileira, poderão causar um efeito adverso relevante nas atividades da Companhia.

Desenvolvimentos e mudanças na percepção dos investidores sobre risco em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Europa e outros países emergentes, podem afetar material e adversamente a economia brasileira e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações de emissão da Companhia.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito do Brasil poderá afetar adversamente o preço de negociação das ações de emissão da Companhia.

A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira e os resultados da Companhia.

A inflação e os esforços governamentais para combatê-la podem contribuir para um cenário de incerteza econômica, afetando adversamente a Companhia e o preço de mercado das suas ações.

Limitação substancial na capacidade de os acionistas venderem as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem, devido à volatilidade e à falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários, poderão afetar adversamente o valor da sua negociação.