Emmcamp Residencial-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão da disseminação do coronavírus responsável pela COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará nossos negócios depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em nossos negócios, condição financeira, resultados das operações e fluxos de caixa e, finalmente, a capacidade da Companhia de continuar operando nossos negócios.

Problemas relacionados a estudos de mercado nas praças nas quais serão lançados empreendimentos poderão impactar a velocidade de vendas e a rentabilidade dos projetos.

Eventuais falhas e problemas na execução e atrasos no cumprimento do prazo de construção e conclusão dos empreendimentos imobiliários da Companhia, bem como empreendimentos imobiliários de sócios e parceiros, podem diminuir a rentabilidade, prejudicar a reputação, e sujeitar a Companhia ao eventual pagamento de indenizações.

A Companhia pode não conseguir implementar integralmente a sua estratégia de negócios e atingir as metas esperadas, bem como pode não conseguir manter seu crescimento como desejado.

O valor de mercado dos terrenos que a Companhia mantém em estoque pode cair, e o valor de mercado dos terrenos que a Companhia pretende adquirir pode subir, o que pode impactá-la adversamente.

A não obtenção, não renovação, atrasos, ou o cancelamento de licenças, outorgas ou alvarás podem impactar os negócios da Companhia.

A existência de ônus ou restrições jurídicas e ambientais sobre os terrenos adquiridos pela Companhia pode impactar negativamente em suas operações, ensejando o cancelamento de projetos em desenvolvimento, atraso em seu lançamento e perda ou aumento dos custos com desenvolvimento.

Parte dos terrenos pertencentes  à Companhia são adquiridos mediante contratos de permuta ou integralização ao capital social de sociedades limitadas, com a participação dos proprietários dos terrenos; restrições cadastrais ou problemas jurídicos dos permutantes ou proprietários dos terrenos podem impactar negativamente as operações, ensejando o cancelamento de projetos em desenvolvimento, atraso em seu lançamento e perda ou aumento dos custos com desenvolvimento.

A aquisição dos imóveis compromissados à venda/permuta em favor da Companhia para  composição do seu   banco   de  terrenos   para  empreendimentos   futuros (Land bank) poderá deixar de ser concluída caso qualquer uma das condições precedentes não sejam superadas.

Parte dos terrenos adquiridos pela Companhia ainda não possuem justo título registrado perante a matrícula do imóvel.

Os resultados da Companhia dependem dos resultados das suas subsidiárias e a Companhia não pode assegurar que as suas subsidiárias distribuirão recursos para a Companhia.

Os ativos da Companhia estão concentrados em determinadas áreas geográficas e uma desaceleração econômica nessas áreas pode ter um efeito adverso relevante nos resultados operacionais e condição financeira da Companhia.

Uma relativa escassez de profissionais e corretores imobiliários diante do volume de lançamentos pode implicar em dificuldades na mobilização comercial de nossos produtos.

Problemas de segurança pública podem interferir nas operações da Companhia, gerando riscos aos seus empregados, aos processos comerciais, às operações, ao seu patrimônio e imagem.

Parcela relevante das receitas da Companhia advém de empreendimentos contratados no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (“SFH’ J, particularmente o Programa Casa Verde e Amarela (“PCVA”).

O modelo de negócios, atividades e resultados da Companhia podem ser afetados por mudanças decorrentes da aprovação do programa Casa Verde e Amarela.

Parcela substancial dos recursos de clientes da Companhia para aquisição de unidades de seus empreendimentos é fornecida pela Caixa Econômica Federal.

Decisões judiciais e administrativas desfavoráveis podem ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia está sujeita a riscos associados a distratas pleiteados pelos adquirentes das unidades residenciais, que podem afetar adversamente a Companhia.

Mudanças na administração da Companhia ou a sua incapacidade em reter, atrair e manter pessoal qualificado pode afetar adversamente seus negócios e resultados.

A impossibilidade de a Companhia levantar capital suficiente para o financiamento de seus empreendimentos pode resultar no atraso de lançamento de novos projetos e afetar seus negócios e crescimento futuro.

O descasamento entre as taxas utilizadas para a indexação das receitas e as taxas utilizadas para a indexação das despesas poderá afetar adversamente a Companhia.

A Companhia pode não dispor de seguro suficiente para se proteger contra perdas substanciais.

A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento das normas relativas à privacidade e proteção de dados pessoais, especialmente, a Lei Geral de Proteção de Dados e pode ser afetada adversamente pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.

A Companhia está sujeita a riscos associados a incidentes de segurança cibernética que podem resultar em acesso indevido a informações  confidenciais ou sensíveis e, consequentemente, em danos financeiros e reputacionais à Companhia .

A Companhia está sujeita a riscos associados a incapacidade ou falha em proteger os seus ativos de propriedade intelectual da Companhia ou, ainda, a eventual violação aos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

Os resultados financeiros e operacionais e a reputação da Companhia podem ser negativamente impactados em razão da conduta inadequada de alguns dos corretores associados com quem atua.

A Companhia pode não pagar dividendos aos acionistas titulares de suas ações, ou o valor líquido dos dividendos ou juros sobre capital próprio pode vir a ser reduzido em virtude de tributação.

A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro por meio da emissão de valores mobiliários, incluindo ações de sua emissão ou valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de sua emissão, o que poderá resultar na diluição da participação dos investidores nas ações da Companhia.

A relativa volatilidade e a falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações pelo preço e na ocasião que desejam.

Falhas, inadequações, ou, interrupções nos sistemas informações da Companhia, incluindo com relação à infraestrutura necessária para manter sistemas de TI, poderão ter um efeito adverso relevante sobre a Companhia.

A Companhia pode enfrentar situações  de potencial  conflito de  interesses  em negociações com partes relacionadas.

As políticas, o Código de Conduta e controles internos da Companhia podem falhar ou não ser suficientes para evitar violação de leis de combate à corrupção, ocorrência de fraudes e práticas irregulares por parte dos administradores, empregados e terceiros agindo em nome da Companhia, podendo ocasionar impactos materiais e adversos nos negócios, reputação, situação financeira, resultados operacionais e cotação de mercado das ações da Companhia.

Caso as parcerias e consórcios da Companhia não sejam bem-sucedidos ou caso a Companhia não consiga manter um bom relacionamento com os seus parceiros, consorciados ou sócios, os seus negócios e operações podem ser afetados negativamente.

Os interesses do acionista controlador da Companhia podem ser conflitantes com os interesses de seus investidores.

A participação da Companhia em sociedades de propósito específico cria riscos adicionais, incluindo possíveis problemas no relacionamento financeiro e comercial com seus parceiros.

Eventual processo de liquidação da Companhia ou de suas subsidiárias pode ser conduzido em bases consolidadas.

A Companhia pode ser considerada solidariamente responsável pelos danos ambientais causados por seus fornecedores.

Aumentos no preço de matérias-primas, equipamentos de construção e/ou mão de obra podem elevar o custo de construção dos empreendimentos da Companhia e reduzir sua margem de lucro.

Eventuais atrasos e falhas nos empreendimentos imobiliários da Companhia podem ter um efeito adverso em sua imagem, negócios e sujeitá-la à imposição de responsabilidade civil.

A utilização de mão-de-obra terceirizada pode implicar na assunção de obrigações de natureza trabalhista e previdenciária para a Companhia.

A alta nos preços dos materiais de construção e o desabastecimento podem afetar a capacidade da Companhia concluir as obras dentro dos seus respectivos orçamentos e cronogramas

A falta de disponibilidade de recursos para aquisição de unidades habitacionais ou aumento das taxas de juros podem prejudicar o poder de compra dos clientes.

O setor imobiliário no Brasil está exposto a riscos associados à aquisição, incorporação, loteamento e construção imobiliária e venda de imóveis.

O setor imobiliário no Brasil é altamente competitivo e a Companhia pode perder sua posição de liderança no mercado em certas circunstâncias.

O setor imobiliário depende da disponibilidade de crédito, em especial para empreendimentos no segmento popular.

Ao concretizar o financiamento imobiliário do cliente ao longo da obra, o banco financiador exige a coparticipação da Companhia caso o cliente não faça os pagamentos em dia para as parcelas vincendas no período de obras.

Concentração bancária no Brasil pode prejudicar a disponibilidade e o custo do crédito, afetando a capacidade de financiamento da Companhia ou de seus clientes, o que pode ter um efeito adverso para a Companhia.

As atividades da Companhia estão sujeitas a extensa regulamentação, o que, em caso de alterações, podem afetar adversamente as suas atividades.

Alterações da legislação tributária brasileira ou de sua interpretação de tempos em tempos podem aumentar a carga tributária da Companhia e de seus clientes, e, consequentemente, impactar adversamente os resultados operacionais da Companhia.

O descumprimento das formalidades dos benefícios fiscais usufruídos pela Companhia, particularmente o Regime Especial de Tributação, bem como alterações na legislação tributária ou interpretação do fisco quanto às suas aplicações, podem aumentar a carga tributária da Companhia, e, consequentemente, impactar adversamente seus resultados operacionais.

Modificações nas práticas contábeis adotadas no Brasil podem afetar adversamente os resultados da Companhia.

A Companhia está sujeita à extensa regulamentação ambiental e caso ela ou suas controladas não observem a regulamentação aplicável ou fiquem sujeitas à regulamentação mais rigorosa, os seus negócios podem ser prejudicados.

Incêndios ou outros desastres naturais podem afetar as instalações da Companhia e a sua estrutura de custos.

As atividades de incorporação imobiliária, loteamento e construção de empreendimentos podem expor a Companhia a riscos ambientais que podem afetá-la adversamente.

Os imóveis integrantes do landbank da Companhia podem ser alvo de decretação de interesse público e desapropriação.

O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como o coronavírus responsável pela COVID-19, pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, impactando o mercado de negociação das ações de emissão da Companhia.

Os negócios da Companhia, os resultados de suas operações, bem como o valor de suas ações podem ser afetados negativamente por condições macroeconômicas, condições do mercado imobiliário e outras condições de execução dos projetos.

A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação, incluindo estipulação de altas taxas de juros, podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.

O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço de mercado de suas ações.

O preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros está sujeito a acontecimentos e percepções de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos.

Crises econômicas e políticas no Brasil podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia e suas controladas.

Qualquer degradação da classificação de crédito do Brasil (rating) pode afetar negativamente o preço das ações ordinárias da Companhia.

A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.