Empresas

Engie Brasil-Breve Histórico

Breve Histórico da Companhia

A ENGIE Brasil Energia S.A. é uma concessionária de uso de bem público, na condição de produtor independente, e sociedade anônima de capital aberto, com sede no município de Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil. A principal área de atuação e atividade operacional da Companhia e de suas controladas é a geração e a venda de energia elétrica, cuja regulamentação está subordinada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). A Companhia, por meio de suas controladas e controlada em conjunto, também atua nos segmentos de trading de energia elétrica, de painéis solares, de transporte de gás e de transmissão de energia. Mais informações vide Nota 31 – Informações por segmento.

Leia também:

As ações da Companhia, sob o código EGIE3, estão listadas no Novo Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Ademais, a ENGIE Brasil Energia negocia American Depositary Receipts (ADR) Nível I no mercado de balcão norte-americano, sob o código EGIEY, pela relação de um ADR para cada ação ordinária.

O controle acionário da Companhia é detido pela ENGIE Brasil Participações Ltda. (“ENGIE Participações”), empresa constituída no Brasil, controlada pela International Power S.A., cuja sede está na Bélgica. Essa, por sua vez, é controlada pela International Power Ltd., empresa sediada no Reino Unido, a qual integra o grupo econômico ENGIE, sediado na França.

A ENGIE Brasil Energia integra o maior grupo produtor independente de energia do Brasil, responsável por aproximadamente 6,2%1 da capacidade instalada do país. Em 31.03.2021, a capacidade instalada da Companhia, incluindo as participações em consórcios de geração de energia, era de 8.790,3 MW. Desse total, 72,7% são oriundos de fontes hidrelétricas, 13,7% de termelétricas e 13,6% de energias complementares (geração eólica, solar, à biomassa e por meio de pequenas centrais hidrelétricas). A garantia física para fins de comercialização era de 5.010,2 MW médios, dos quais 377,4 MW médios são relativos à parcela de 70% da garantia física das Usinas Hidrelétricas Jaguara e Miranda, que foram destinadas ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR), no Sistema de Cota de Garantia Física.

Em 31.03.2021, o parque gerador em operação da Companhia era composto por 63 usinas, sendo 11 hidrelétricas (“UHE”), quatro termelétricas convencionais (“UTE”), 41 parques eólicos, três à biomassa, duas solares fotovoltaicas e duas pequenas centrais hidrelétricas (“PCH”).