Empresas

G2D Investments-Principais Riscos

Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades

Poderemos não ser capazes de executar com sucesso nossa estratégia de investimento em razão das dificuldades de identificar e garantir oportunidades e firmar investimentos, o que poderia gerar um impacto adverso em nossa capacidade de aumentar nossa carteira e nossas perspectivas para a criação de valor em longo prazo.

O desempenho prévio pode não ser um indicativo de nossos resultados futuros.

A GP Advisors, uma subsidiária da GP lnvestments, presta serviços de administração de investimentos para nós e, por esse motivo, dependemos de certos diretores e pessoas-chave da GP lnvestments para nosso sucesso. A saída de qualquer uma dessas pessoas poderia, adversa e relevantemente, afetar nossa capacidade de executar nossas estratégias de investimento ou atingir nossos objetivos de investimento.

Os sócios da GP lnvestments que constituem parte integrante de nosso negócio e estratégia, uma vez que auxiliam na captação de oportunidades de investimento e na tomada de decisões de investimento por meio da GP Advisors, podem dedicar tempo a outras atividades e podem ter interesses conflitantes com os nossos.

Todos ou parte substancial dos investimentos em nossa carteira são contabilizados a valor justo, de acordo com nossas próprias metodologias e, como consequência, poderá haver incertezas quanto aos valores atribuídos a tais investimentos

O processo de avaliação para certas propriedades de nossa carteira pode criar um conflito de interesses.

Temos um histórico operacional limitado como uma empresa independente e as informações financeiras históricas recentes podem não representar nossos resultados como uma companhia de capital aberto independente.

Poderemos realizar investimentos em empresas que não sejam consistentes com nossas Diretrizes de Investimento (lnvestment Guidelines) e, como resultado, algumas sociedades de nosso portfólio de investimentos podem ter características que não sejam consistentes com nossas Diretrizes de Investimento (lnvestment Guidelines ).

A GP Advisors poderá enfrentar conflitos ao alocar oportunidades de investimento entre nós e certas outras empresas.

Podemos não ser capazes de renovar ou de outra maneira estender o prazo do contrato de gestão de investimentos nos mesmos termos econômicos ou a termos econômicos que sejam não menos favoráveis que aqueles em vigor durante a vigência inicial do contrato de gestão de investimentos, o que poderia afetar adversamente os resultados das nossas operações.

Nosso Conselho de Administração delegou atribuições relevantes à GP Advisors. Não estamos sujeitos às regras da Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/76) que, dentre outros dispositivos, veda a delegação de atribuições do conselho de administração a terceiros.

Ações de empresas de investimento frequentemente tendem a ser negociadas mediante desconto em relação ao seu valor patrimonial.

Temos significativa flexibilidade na decisão de como utilizar os recursos da Oferta, de acordo com a destinação de recursos informada nos documentos da Oferta, e como utilizaremos esses recursos pode não ser compatível com as preferências de nossos investidores.

Nosso crescimento de receita e valor patrimonial pode ser substancialmente menor no curto e médio prazo em relação a quando nossos ativos estiverem totalmente investidos em nosso portfólio de investimentos e, por esse motivo, nossa capacidade de fazer distribuições de curto a médio prazo é limitada.

O contrato de gestão de investimentos e o contrato de serviços administrativos com a GP Advisors não foram negociados entre partes independentes e podem não ser favoráveis a nós como se tivessem sido negociados com um terceiro não afiliado.

A responsabilidade dos diretores, executivos, funcionários e afiliadas da GP Advisors estará limitada aos termos do contrato de gestão de investimentos, e nós concordamos em indenizar a GP Advisors contra certas responsabilidades, o que poderá fazer com que a GP Advisors, quando atuando em nosso nome, incorra em mais riscos do que se estivesse agindo por sua própria conta.

Se a GP Advisors for incapaz de administrar nossos investimentos de maneira efetiva, podemos ser incapazes de alcançar os objetivos financeiros esperados.

Podemos não realizar ganhos de nossos investimentos no capital de outras sociedades.

A falta de liquidez em nossos investimentos pode afetar adversamente os nossos negócios.

A não realização de investimentos adicionais em nossas investidas poderia prejudicar o valor de nossa carteira.

Provavelmente seremos acionistas minoritários de todas ou quase todas as sociedades que investirmos. Por este motivo, provavelmente não teremos influência na administração e no processo de tomada de decisões das empresas que investimos.

Os investimentos com terceiros poderão apresentar riscos adicionais não presentes nos investimentos onde um terceiro não estiver envolvido.

A administração de cada uma de nossas investidas é responsável por geri-las no dia a dia e podemos ter capacidade limitada de avaliar a administração de uma sociedade alvo, de modo que o resultado das sociedades investidas pode ser afetado caso não possuam uma administração qualificada.

A implementação da nossa estratégia de negócios, bem como o nosso crescimento futuro, exigirá capital adicional que talvez não esteja disponível ou, caso disponível, poderá não estar em condições favoráveis para a Companhia.

O tempo e os recursos gastos na prospecção e negociação de investimentos que não se concretizarem não serão recuperados.

A alienação de nossos investimentos poderá resultar em passivos contingentes.

Não somos obrigados a obter a opinião de um banco de investimento independente ou de uma firma de contabilidade independente a respeito de qualquer investimento que fizermos e, consequentemente, o investidor pode não ter garantia de uma fonte independente de que o preço e os termos pelos quais realizarmos qualquer investimento é justo para nós do ponto de vista financeiro.

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem afetar adversamente a nós e às empresas nas quais temos investimentos diretos ou indiretos, o que, por sua vez, podem afetar adversamente o valor de nossos investimentos.

Os resultados operacionais das empresas nas quais temos investimentos diretos ou indiretos, poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou pela modificação, suspensão ou cancelamento de benefícios fiscais/regimes especiais.

Nossas investidas no Brasil estão sujeitas a fiscalizações pelas autoridades fiscais nas esferas federal, estadual e municipal.

Riscos relacionados às nossas sociedades investidas e seus investimentos, incluindo risco de performance

As sociedades investidas da Companhia dependem dos serviços especializados de seu quadro técnico na execução de suas atividades.

A GP lnvestments detém, direta e indiretamente, 100% de nossas ações ordinárias Classe B, as quais possuem direito a voto pleno, conforme descrito neste Formulário de Referência. Os titulares de nossas ações ordinárias Classe A e BDRs terão voto restrito e poderão estar impedidos de influenciar decisões corporativas, o que poderá resultar em conflitos de interesse que podem reduzir o preço de nossas ações ordinárias Classe A e BDRs.

A GP lnvestments, nosso acionista controlador, detém participações que variam entre 20% e 40% do capital social emitido pelas empresas responsáveis pela gestão dos investimentos realizados pela Expanding Capital, o que pode gerar conflito de interesses

O mercado altamente competitivo no qual operamos poderá limitar nossas oportunidades de investimento.

Nossa carteira de investimento pode estar concentrada em um número limitado de empresas ou setores de mercado, o que nos sujeita a um risco maior de perdas significativas se o negócio ou a posição de mercado dessas empresas deteriorar ou os setores de mercado experimentarem uma retração.

Certos investimentos de nosso portfólio atuais e futuros poderão ser arriscados, e o investidor poderá perder todo ou parte de seu investimento. Tais riscos são elevados quando investimos em companhias com histórico limitado de operações e recursos financeiros.

Boa parte dos investimentos da Companhia são feitos em empresas que desenvolvem tecnologias disruptivas ou, que de outra maneira, apresentam potencial para transformação organizacional e/ou digital de seus mercados. Os investimentos nessas empresas estão sujeitos a muitos riscos, incluindo volatilidade, concorrência intensa, redução do ciclo de vida útil, obsolescência de produtos e retrações periódicas.

O investimento em empresas do setor de tecnologia possui riscos específicos que podem adversamente afetar o desempenho financeiro e os resultados das operações dessas empresas devido a violações de seus sistemas de cibersegurança que reduzem sua capacidade de conduzir operações de negócio e entregar produtos e serviços a seus clientes, atrasar sua capacidade de reconhecer receitas, comprometer a integridade de seus produtos de software, o resultado em perda significativa de dados e o roubo de propriedade intelectual, danos em sua reputação, expondo-as à responsabilidade perante terceiros e exigindo que elas contraiam custos adicionais para manter a segurança de suas redes e dados.

Incertezas políticas, sociais e econômicas, incluindo impactos e incertezas relacionadas à pandemia COVID- 19, cria e exacerba riscos para nós e algumas das empresas em nosso portfólio.

O governo do Brasil exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, assim como as condições políticas e econômicas do Brasil, poderia adversamente afetar nossas investidas no Brasil e, em contrapartida, o valor justo de nossos investimentos, assim como o preço de negociação de nossas ações ordinárias Classe A e BDRs.

O Brasil continua a enfrentar instabilidade política e recessão macroeconômica, o que pode adversamente nos afetar.

A instabilidade nas taxas de câmbio poderá adversamente nos afetar e flutuações de taxas de câmbio estrangeiras podem impactar os valores de nossos ativos em dólares norte-americanos

A inflação e medidas do Governo Federal para refrear a inflação, incluindo aumentar taxas de juros, poderão contribuir com incerteza econômica no Brasil e, de forma relevante, nos afetar adversamente.

O resultado positivo auferido na eventual alienação de nossos investimentos no Brasil está sujeito à tributação pelo Imposto de Renda. Nossas receitas são, em termos gerais, baseadas nos resultados e na rentabilidade das nossas investidas.

Os desenvolvimentos e a percepção do risco em outros países, tais como os desenvolvimentos recentes nos mercados financeiros globais, e, em particular, nos países de mercados emergentes, poderão adversamente afetar o preço de mercado de nossas ações ordinárias Classe A e BDRs.

Qualquer rebaixamento na classificação de crédito dos países nos quais estamos listados pode afetar adversamente o preço de negociação das ações ordinárias Classe A e dos BDRs.

Não somos constituídos no Brasil e não temos uma diretoria estatutária de acordo com a legislação societária brasileira.

Não estamos sujeitos às proteções que se aplicam aos acionistas de uma empresa brasileira e não somos obrigados a pagar nenhum dividendo mínimo estatutário.

Nós somos uma companhia de Bermudas e o investidor poderá ter dificuldades de obter a execução de sentenças contra nós ou nossos membros do Conselho de Administração.

A legislação das Bermudas é diferente da legislação em vigor no Brasil e pode conceder menos proteção aos acionistas.

As disposições do nosso estatuto e da legislação das Bermudas podem desestimular aquisições de controle, o que poderia afetar nossos acionistas.

Os controles cambiais e as restrições às remessas ao exterior podem afetar adversamente nossa capacidade de receber distribuições das empresas de nosso portfólio.

Nossas ações ordinárias Classe A e BDRs nunca foram negociadas em bolsa, um mercado ativo para as referidas ações e BDRs pode não se desenvolver e a volatilidade e a falta de liquidez do mercado de capitais brasileiro podem limitar substancialmente sua capacidade de vender nossas ações ordinárias Classe A ou BDRs pelo preço e no momento desejados

Flutuações nas negociações e na liquidez do mezzanine market da BSX podem afetar o preço das, ou a capacidade de vender, nossas ações ordinárias Classe A e BDRs.

A venda, ou a percepção de vendas potenciais, de um número substancial de nossas ações ordinárias Classe A ou BDRs, incluindo pela GP lnvestments ou suas afiliadas após esta Oferta pode afetar adversamente o preço de mercado para nossas ações ordinárias Classe A ou BDRs no mercado secundário. Além disso, tais vendas, na medida em que forem realizadas por um acionista, não levantarão capital para nós.

Podemos precisar levantar recursos adicionais no futuro, que podem não estar disponíveis em termos aceitáveis ou sequer disponíveis. Se decidirmos levantar capital adicional por meio de uma oferta de ações ou BDRs, a participação de nossos acionistas em nosso capital por ações pode ser diluída.

Restrições à movimentação de capital, distribuições de dividendos e mudanças na legislação tributária nas jurisdições em que nós e nossas subsidiárias estamos constituídos ou operamos podem afetar adversamente a capacidade de receber dividendos ou outras distribuições aos acionistas, ou o rendimento de qualquer venda de nossas ações ordinárias Classe A ou BDRs, assim como a capacidade de nossas subsidiárias de remeter dividendos e outras distribuições para nós e, por fim, para nossos acionistas.

Os detentores norte-americanos de nossas ações ordinárias Classe A e os detentores de nossos BDRs podem não ser capazes de exercer direitos de tag along ou preferência

Podemos alterar nosso contrato de depósito em relação aos BDRs e aos direitos dos detentores de BDRs sem necessidade do consentimento dos detentores de BDRs.

A instituição depositária não será responsabilizada se considerar ilegal ou incompatível com a legislação brasileira em vigor estender direitos ou quaisquer outras prerrogativas a qualquer titular de BDRs. Não temos obrigação de registrar BDRs, ações, direitos ou outros valores mobiliários segundo a legislação brasileira, além de registrar quaisquer BDRs, o Programa de BDRs e a Companhia junto à CVM e B3.

Titulares de BDRs não serão capazes de exercer seus direitos de voto tão prontamente quanto um acionista detentor de ações ordinárias Classe A.

As normas atuais da B3 não permitem que empresas estrangeiras, como a nossa, sejam listadas nos segmentos de práticas diferenciadas de governança corporativa da B3 e, portanto, os detentores de nossos BDRs e ações ordinárias Classe A não se beneficiarão das práticas de governança corporativa impostas pelas normas de segmentos de práticas diferenciadas de governança corporativa da B3.

Nós podemos descontinuar a listagem de nossos BDRs da B3 e/ou cancelar nosso registro como emissor estrangeiro na CVM.

Podemos retirar voluntariamente a listagem de nossas ações ordinárias Classe A da BSX.

A listagem das ações ordinárias Classe A na BSX pode ser cancelada pela BSX em certas circunstâncias.

A volatilidade e eventuais restrições à negociação de nossas ações Classe A e dos nossos BDRs e falta de liquidez na BSX e do mercado de valores mobiliários brasileiro podem limitar substancialmente a capacidade dos titulares de BDRs de vender seus valores mobiliários no preço e prazo desejados.

O preço de mercado das ações ordinárias Classe A e dos BDRs pode flutuar significativamente e os titulares de BDRs e ações poderão perder o seu investimento, no todo ou em parte.

Os detentores de ações ordinárias Classe B poderão converter as ações ordinárias Classe B de sua titularidade em ações ordinárias Classe A