GPS Participações-Principais Riscos
Os riscos que a própria Companhia enxerga e assume, relacionados as suas atividades
A extensão da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde em razão da disseminação da COVID-19, a percepção de seus efeitos, ou a forma pela qual tal pandemia impactará os negócios da Companhia depende de desenvolvimentos futuros, que são altamente incertos e imprevisíveis, podendo resultar em um efeito adverso relevante em seus negócios, condição financeira, resultados operacionais e fluxo de caixa.
A perda de membros da alta administração da Companhia, o enfraquecimento de sua cultura corporativa e/ou a incapacidade de atrair e reter administradores e colaboradores qualificados pode causar um efeito adverso sobre as atividades, situação financeira e resultados operacionais da Companhia.
Falhas nos sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos e relatórios internos poderão expor a Companhia a riscos inesperados ou imprevistos, o que poderá afetar adversamente os negócios da Companhia.
A Companhia pode não ser capaz de realizar aquisições no momento e em termos ou preços desejados. Adicionalmente, tais aquisições podem não trazer os resultados que a Companhia espera e/ou a Companhia pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios.
A Companhia pode não realizar integralmente os prem,os pagos em suas aquisições e contabilizados como ágio em suas demonstrações financeiras.
Condições adversas nos mercados financeiro e de crédito ou a incapacidade da Companhia de obter financiamento adequado poderão prejudicar sua capacidade de operar os negócios ou implementar sua estratégia.
A Companhia pode vir a descobrir contingências não identificadas anteriormente e não indenizáveis em empresas adquiridas, em relação às quais poderá ser responsabilizada, inclusive na qualidade de sucessora.
Interrupções ou falhas nos sistemas de informações ou incidentes de segurança cibernética, incluindo ataques à infraestrutura necessária para manter sistemas de TI, poderão afetar adversamente e de forma significativa a Companhia.
A Companhia identificou deficiências significativas nos controles internos e, se a Companhia não for capaz de adotar as medidas corretivas necessárias, poderá não ser capaz de reportar seus resultados de maneira precisa ou prevenir a ocorrência de práticas inapropriadas ou erros, o que pode ter um efeito adverso significativo para a Companhia.
A Companhia está sujeita ao cumprimento de obrigações específicas nos contratos financeiros e instrumentos de dívida, bem como a limitações na capacidade de contrair dívidas adicionais.
A lucratividade da Companhia poderá ser prejudicada caso ela enfrente aumentos de custos operacionais e não seja capaz de repará-los por meio de ajuste de preços.
Decisões desfavoráveis ou o envolvimento da Companhia , de seus acionistas, diretos ou indiretos, de suas controladas e/ou de seus respectivos administradores em processos administrativos, judiciais ou arbitrais, procedimentos de investigação ou inquéritos policiais podem causar um efeito adverso significativo.
Desenvolvimentos desfavoráveis em um grande número de ações trabalhistas podem fazer com a Companhia incorra em perdas substanciais.
Eventuais autuações administrativas e judiciais podem resultar em celebração, por parte da Companhia e suas controladas, de Termos de Ajustamento de Conduta ou Termos de Compromisso.
A Companhia está sujeita a riscos de liquidez que podem afetar suas operações e seus resultados.
A Companhia e suas controladas estão sujeitas a diversos riscos operacionais inerentes aos seus negócios, incluindo aqueles relacionados ao funcionamento dos seus sistemas operacionais.
A Companhia está sujeita a regras trabalhistas, incluindo regras trabalhistas e previdenciárias de terceirizados, e ao cumprimento estrito da legislação trabalhista brasileira. Além disto, uma paralisação ou greve significativa da força de trabalho da Companhia pode afetar as suas operações.
Os processos de governança, gestão de riscos e compliance da Companhia podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação podendo sujeitar a Companhia à responsabilização cível, penal e administrativa e ocasionar impactos reputacionais, materiais e adversos nos negócios, situação financeira, resultados operacionais e cotação de mercado das ações de emissão da Companhia.
A capacidade da Companhia de preservar relacionamentos de longo prazo com seus clientes é essencial para seu sucesso.
Incêndios, desastres naturais e outros acidentes além do controle da Companhia podem prejudicar seus negócios e resultar em perda de receita ou despesas mais elevadas.
A Companhia está exposta a riscos e perdas que podem não ser cobertos adequadamente pelas apólices de seguro contratadas ou não ter cobertura suficiente, o que pode afetar adversamente os negócios e a condição financeira da Companhia. Adicionalmente, a Companhia pode não conseguir renovar todas as suas apólices atuais ou a condições favoráveis.
O crescimento da Companhia pode afetar negativamente o gerenciamento de pessoas e ocasionar o aumento de complexidade dos softwares e plataformas da Companhia.
O nível de alavancagem da Companhia pode afetar adversamente sua capacidade de refinanciar seu endividamento existente ou captar recursos adicionais para financiar suas operações, limitar sua capacidade de reagir a mudanças na economia ou no setor de serviços e impedi-la de cumprir com suas obrigações previstas em seus instrumentos de dívida.
A Companhia não pode garantir que conseguirá adaptar seus negócios aos avanços tecnológicos observados em seu setor de atuação ou nos setores de atuação de seus clientes.
A Companhia está sujeita a riscos associados a incapacidadede de manutenção ou falha na proteção de seus ativos de propriedade intelectual ou, ainda, a eventual violação aos direitos de propriedade intelectual de terceiros.
A Companhia poderá enfrentar situações de potencial conflito de interesses em negociações com partes relacionadas
Com a abertura de seu capital no mercado de valores mobiliários, a Companhia poderá deixar de ter um acionista controlador que detenha mais de 50% do seu capital social, de modo que a Companhia estará suscetível a alianças entre acionistas, conflitos entre acionistas e outros eventos.
Um mercado de negociação ativo e líquido para as ações da Companhia poderá não se desenvolver, limitando a capacidade dos acionistas da Companhia venderem as ações pelo preço e no momento desejados.
A Companhia pode vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio de parcerias estratégicas ou de emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma potencial diluição da participação de investidores da Companhia.
A Companhia pode não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas detentores de suas ações.
Resultados negativos de sociedades controladas e “joint ventures” podem afetar negativamente o resultado operacional da Companhia.
A Companhia pertence a um grupo econômico no qual participam outras sociedades operacionais que são ou poderão ser parte em processos judiciais nos quais a Companhia poderá ser solidária ou subsidiariamente responsável.
A Companhia não pode garantir que seus fornecedores não venham a se utilizar de práticas irregulares.
A Companhia e as sociedades de seu grupo econômico podem ser consideradas solidariamente responsáveis pelos danos ambientais causados por seus fornecedores e clientes.
Um percentual dos negócios da Companhia advém da prestação de serviços a um número limitado de clientes. As operações da Companhia podem ser afetadas de maneira adversa se os seus negócios com esses clientes reduzirem de maneira significativa (seja em volume, seja em preço) ou se a capacidade desses clientes de efetuar pagamentos em dia for comprometida.
Alegações de doenças ou lesões associadas ao serviço de alimentos e bebidas podem afetar adversamente a Companhia
A Companhia não possui controle operacional total sobre os negócios de seus clientes.
A Companhia pode gerar receitas mais baixas em razão da desaceleração dos negócios dos clientes da Companhia.
A consolidação do mercado de prestação de serviços integrados, entrada de novos participantes e alterações na estratégia de concorrentes atuais podem aumentar a concorrência no futuro próximo e poderá alterar a dinâmica do mercado brasileiro.
A concorrência nos setores de atuação da Companhia pode afetar adversamente os seus resultados operacionais.
A Companhia e as sociedades de seu grupo econômico enfrentam riscos relacionados aos registros, autorizações , licenças e alvarás (“Licenças”) para suas operações.
Riscos decorrentes de legislação esparsa e de eventuais mudanças regulatórias em alguns Municípios e Estados podem prejudicar determinadas operações da Companhia o que pode causar um efeito adverso relevante nos negócios e na condição financeira da Companhia.
Alterações legislativas na regulamentação das atividades da Companhia poderão eventualmente afetar adversamente e de forma significativa a Companhia em seus negócios.
Os resultados operacionais da Companhia poderão ser impactados por alterações na legislação tributária brasileira ou por resultados desfavoráveis de contingências tributárias .
A Companhia está sujeita a riscos associados ao não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e pode ser adversamente afetada pela aplicação de multas e outros tipos de sanções.
As operações da Companhia, dos seus clientes e fornecedores estão sujeitas a ampla regulamentação ambiental e o seu descumprimento pode afetar adversamente os seus resultados e a sua imagem.
Mudanças na regulamentação ambiental com relação às atividades do setor podem demandar novos investimentos e/ou maiores despesas, e o eventual descumprimento de tais normas pode resultar em responsabilizações cíveis, criminais e administrativas.
O Governo Federal exerceu e continua exercendo influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como as condições políticas e econômicas brasileiras, podem afetar adversamente as atividades da Companhia e o preço de mercado de suas ações.
A instabilidade política no Brasil pode afetar adversamente os negócios da Companhia, resultados de suas operações e o preço de negociação de suas ações.
A inflação e os esforços do Governo Federal de combate à inflação podem afetar adversamente os negócios, operações e condição financeira da Companhia.
A instabilidade cambial pode ter um efeito adverso relevante sobre a economia brasileira e sobre a Companhia.
Qualquer desvalorização adicional da classificação de crédito do Brasil pode afetar adversamente o preço das ações da Companhia.
Acontecimentos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos, China e União Europeia, podem afetar adversamente a economia brasileira e o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive das ações de emissão da Companhia.
O surto de doenças transmissíveis em todo o mundo, como a COVID-19, pode levar a uma maior volatilidade no mercado de capitais global e resultar em pressão negativa sobre a economia mundial e a economia brasileira, e os negócios da Companhia.